No dia em que se celebrou o centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, não faltaram notícias nada poéticas.
Corpo do artigo
Na TAP, por exemplo, ficámos a saber que Alexandra Reis não foi a única administradora a abandonar a empresa com uma indemnização milionária. Em 2017, Teresa Lopes, antiga administradora financeira, fechou um acordo, para a sua saída, que lhe valeu 1,2 milhões de euros. E os próximos dias prometem ser complicados para a transportadora aérea, uma vez que os tripulantes de cabine da TAP mantém a greve marcada entre 25 e 31 de janeiro. Os sete dias de paralisação, em protesto contra o novo Acordo de Empresa, prometem custar 48 milhões de euros de impacto direto à companhia.
Por falar em milhões, acabou há minutos, em Riade, um jogo de milhões e aquele que poderá ter sido o último duelo entre Cristiano Ronaldo e Messi. E o argentino voltou a sorrir. O PSG venceu (5-4) o particular diante de um misto de futebolistas do Al Nassr e do Al Hilal. Ainda a propósito da aventura das arábias do capitão da equipa das quinas, ficámos hoje a saber que a SportTV vai transmitir os jogos da equipa de CR7 no campeonato saudita.
Por cá, Fernando Medina, atual ministro das Finanças e antigo presidente da Câmara de Lisboa, disse desconhecer a investigação que levou à realização de buscas na autarquia, mas colocou-se à disposição para ser ouvido pelo Ministério Público. Ainda por cá, a contestação dos professores continua. E o Sindicato de Professores da Zona Norte exige que os docentes sejam reembolsados pelos gastos com o exercício da profissão, como despesas com deslocações entre agrupamentos, internet, eletricidade, tinteiros e outros materiais necessários para as aulas.
Também nesta quinta-feira ficámos a saber que Vila Nova de Gaia quer suspender novos registos de alojamento local durante meio ano. A proposta vai ser votada na reunião do Executivo na próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro, e é intenção da autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues elaborar o Regulamento Municipal de Alojamento Local durante esse período de suspensão.
Se está saturado do mau tempo, pode tirar o cavalinho... da chuva, pois ela vai continuar. Tudo por causa da depressão Hannelor. Se tudo correr como previsto, a partir de domingo poderá dar folga ao guarda-chuva e reforçar ainda mais os agasalhos. E domingo será um dia de festa para os chineses, pois marca o início do novo ano chinês, sob o signo do Coelho. Em Lisboa e no Porto há restaurantes que se preparam para celebrar a data a rigor, com menus especiais e outras animações temáticas. Conheça-os aqui, espreitando o site da Evasões.
Ainda no universo JN, a "Notícias Magazine" apresenta-nos "Amadeo", filme de Vicente Alves do Ó que estreia nos cinemas a 26 de janeiro e que retrata a vida de Amadeo de Souza-Cardoso, o pintor incompreendido que queria pintar o futuro. Uma longa-metragem rodada antes da pandemia e que conta com participações de Eunice Muñoz e Rogério Samora, entretanto falecidos.
E porque hoje, 19 de janeiro de 2023, Eugénio de Andrade faria 100 anos. E porque hoje, mais do que nunca, é urgente amar, aqui fica "Urgentemente":
"É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer."
Boas leituras. Boa noite.