Se fuma, prepare-se. Uma parte deste texto é para si e não traz boas notícias. O Governo quer proibir a venda de tabaco na maior parte dos locais, incluindo bombas de gasolina, e impedir que se fume em esplanadas cobertas.
Corpo do artigo
A proposta de lei só deverá ser aprovada na quinta-feira em Conselho de Ministros, mas o JN já a deu a conhecer esta quarta-feira. Entre as alterações está a equiparação de cigarros eletrónicos e cigarros aquecidos a cigarros tradicionais, a proibição de venda de tabaco em vários espaços e o impedimento de fumar em esplanadas cobertas.
Os médicos aplaudem a proposta, mas defendem que se devia ir mais longe, aumentando de forma significativa o preço do tabaco e fiscalizando de forma mais eficaz o consumo e a venda. Já os bares não esperam grandes prejuízos, mas pedem regras simples e fáceis de aplicar.
Outro assunto que queima é a Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da TAP. Desta vez, quem se demitiu foi o próprio presidente da comissão, o deputado socialista Jorge Seguro Sanches, na sequência do episódio em que saiu a meio da última reunião daquele órgão.
O escolhido para o substituir é António Lacerda Sales, antigo secretário de Estado da Saúde. Lacerda Sales chegou à Comissão Parlamentar Inquérito recentemente, pois foi ele que substituiu Carlos Pereira, o deputado que também saiu debaixo de forte polémica.
Neste entra e sai, quem fica é o ministro João Galamba que reafirmou, esta quinta-feira, com alguma ironia, que continua a ter condições para se manter no Governo. Isto depois de ter pedido a demissão, na semana passada, que o primeiro-ministro não aceitou.
A nível local, destaque para a data de início das obras da nova ponte sobre o rio Douro. É sobre esta ponte que vai passar a linha Rubi do Metro do Porto, com traçado entre a Casa da Música e Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia. Em Coimbra, a Universidade não gostou de ver as denúncias que dão conta de propaganda russa veiculada pelo diretor do Centro de Estudos Russos da Faculdade de Letras, Vladimir Pliasov, e despediu-o.
Boas leituras.