O Consultório Médico desta semana por Rodrigo Ayoub (@rodrigoayoub no Instagram), médico ortomolecular e criador do Método de Emagrecimento Saudável.
Corpo do artigo
"Sempre ouvi dizer que a fruta é saudável, mas agora também se fala muito que tem excesso de açúcar e que deve ser consumida com moderação principalmente quando se quer emagrecer. Afinal, devo ou não comer fruta se quiser perder peso?"
Hélder Oliveira
"O veneno está na dose", essa frase do pai da toxicologia, Paracelso, responde bem a essa pergunta. Realmente, a fruta tem muito um tipo de açúcar chamado frutose, um carboidrato simples de difícil utilização pelo nosso corpo. Porém, se forem respeitadas três regras muito simples e práticas, o consumo desse alimento fantástico da Natureza será excelente para otimizar a sua saúde e prevenir doenças.
Regra 1: coma apenas uma peça de fruta de cada vez. No caso de uvas, mirtilos, cerejas, pode ser um punhado cheio. É importante deixar o fígado metabolizar a frutose e não sobrecarregá-lo a cada ingestão.
Regra 2: coma sempre da forma mais integral (com casca) possível, a menos que não seja adequado, como é o caso da banana ou da papaia. Nunca faça sumo de fruta, puré ou compotas. Desestruturar a fruta irá gerar um impacto metabólico negativo.
Regra 3: não consuma em excesso. O aconselhável é ingerir cinco peças, de forma diversificada, ao longo de todo o dia. E claro, utilizar sempre frutas biológicas, pois as que estão carregadas de pesticidas, mesmo respeitando as regras acima, trazem malefícios. Nada de químicos industriais na nossa vida e no nosso planeta. Lembre-se sempre que devemos proteger a nossa mãe Natureza e de seguir as regras do pai da toxicologia).
Para ter um emagrecimento saudável, o ideal é priorizar as frutas com menos frutose, como a romã e os frutos silvestres (mirtilos, amoras, morango, framboesa, groselha, arandos), e as que contêm gorduras boas, como o abacate e o coco. E evitar o excesso de frutas tropicais com alta concentração de frutose e que se come sem casca, como a manga, a banana, a papaia e o abacaxi.
*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, jardinagem, Saúde, finanças pessoais, sustentabilidade e sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email magazine@noticiasmagazine.pt