Corpo do artigo
A Queima das Fitas do Porto regressa ao Queimódromo de 4 a 11 de maio, e traz consigo 3 palcos, 93 barraquinhas e mais de 40 artistas.
É uma semana de festa e, acima de tudo, tradição que começa com a Monumental Serenata, na Avenida dos Aliados, e culmina com o Cortejo Académico, que atrai mais de 400 mil pessoas, celebrando em família a festa e a alegria que é a educação. Mas a Queima das Fitas do Porto é muito mais do que oito dias e noites de festa.
Um estudo recente realizado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto revela que a maior festa de estudantes do país faz movimentar 28 milhões de euros, sendo o segundo maior acontecimento económico na Área Metropolitana do Porto. É também esta semana que permite à Federação Académica do Porto desenvolver todo o trabalho social ao longo do ano, mudando o futuro de muitos jovens. Um desses exemplos é a residência universitária, Academia 24, que alberga 40 estudantes carenciados e cuja sua existência seria impossível sem a Queima das Fitas do Porto.
Além disso, a festa é marcada por oito noites de celebração responsável e sustentável. No ano passado, 70% dos resíduos foram reciclados, e este ano estamos integralmente comprometidos em alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável, por um evento mais verde, mais seguro e mais acessível. Tudo isto é possível graças ao esforço e dedicação de centenas de estudantes voluntários, que trabalham arduamente para tornar esta a mais bela e memorável semana da Academia.