Imagens

Últimas

Manuel Molinos

Bono, um holofote pela Europa

Não queremos a Europa de Viktor Orban, que construiu uma barreira de arame farpado ao longo da fronteira da Hungria com a Sérvia e a Croácia para impedir a entrada de imigrantes. Também não queremos a Europa de Matteo Salvini, o vice-primeiro-ministro italiano que se tornou o "herói" do governante húngaro, ao defender fronteiras contra a imigração. Nem queremos que a Europa seja um palco de ódio e de caçadas coletivas de estrangeiros, como aconteceu no leste da Alemanha.

Manuel Molinos

Prova dos nove

Não é fácil combater o desencanto com os partidos tradicionais, espalhado por essa Europa fora e que resultou no nascimento de uma série de novas forças políticas e movimentos. Será certamente ainda mais difícil convencer aqueles que estão seguros de que o seu voto pode fazer a diferença quando não se apresentam projetos claros que resolvam os problemas reais das pessoas. Mais difícil ainda quando os protagonistas não escondem que há muitas maneiras de "esfolar um gato".

Manuel Molinos

O gelo dos VIP

A dificuldade de passar a mensagem da importância do combate às alterações climáticas é quase como tentar explicar a um estrangeiro o significado de saudade. É abstrato. Não existe porque não se vê. Mas sente-se. Ora está calor, ora está frio. Ora chove, em pleno verão, ora temos um sol abrasador, em pleno inverno. Isto de dizermos que o estado do tempo já não é o que era remete-nos para a perceção mais rudimentar da variação do clima à escala global.