Imagens

Últimas

Manuel Molinos

Orgulho nos nossos filhos

Podemos estar orgulhosos dos filhos que temos? Podemos, claro. É que são eles - aqueles que tantas vezes acusamos de estarem sempre agarrados aos smartphones e videojogos, que culpamos de serem incapazes de se relacionar sem ser virtualmente - que saem hoje à rua, em Portugal e no resto do Mundo, em defesa do planeta. Esta greve pelo clima, inspirada pela ativista sueca Greta Thunberg, de apenas 16 anos, é mais do que uma onda de mobilização liderada por jovens que vão faltar às aulas para reivindicar um futuro melhor.

Manuel Molinos

A rebelião dos "dói-dóis"

"Olá, somos a Rebelião da Extinção. Roubamos o microfone a António Costa e bombardeamos o primeiro-ministro com aviõezinhos de papel. Estragamos a festa do PS e protestamos contra a construção do novo aeroporto do Montijo". Foi assim que os ambientalistas rebeldes se apresentaram aos portugueses, nas vésperas do aniversário da Revolução. Já com mediatismo garantido, seguiram-se as queixas após terem estado no palco sem autorização lado a lado com o líder do Governo. "Fomos agredidos de forma gratuita". São estes os novos métodos de protesto? Ir à luta, mas depois lamentar as feridas, mesmo que desafiando as autoridades?

Manuel Molinos

Trabalhar até morrer

Ao estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que nos diz que vamos ter de trabalhar até morrer, o Governo acena-nos com um novo aumento real do valor das pensões em 2020. Em quem podemos e em que devemos acreditar? Em período de pré-campanha eleitoral, e num momento em que vemos o Mundo, incluindo Portugal, a silenciar a todo o custo figuras incómodas que divulgaram informações embaraçosas para governantes e poderosos de outras áreas, temos mesmo razões para ficar alarmados.