Uma mulher de 79 anos morreu, na manhã deste sábado, na Estrada D. Miguel, em Gondomar. Rita tinha ido à feira comprar fruta e, para não ficar a dever nove euros, foi buscar o dinheiro que faltava, pagou ao vendedor e, no regresso a casa, foi atropelada por um camião, a escassos metros de um semáforo.
Corpo do artigo
Segundo informações recolhidas pelo JN no local, estavam vários camiões parados no semáforo e foi no momento em que o sinal mudou para verde que a mulher, sem se aperceber disso, atravessou a via entre dois dos pesados. Devido à altura da cabine, o motorista do segundo camião não viu que a mulher ia atravessar e colheu-a no momento em que ia arrancar.
Só com os gritos de uma testemunha é que o condutor se apercebeu do sucedido. Rita, que os vizinhos mais próximos tratavam por Ritinha, era viúva e vivia muito perto do local onde perdeu a vida, uns metros abaixo da Escola Primária da Bela Vista, em Fânzeres.
"Adorava andar no quintal. Ela é que tratava daquilo tudo", contou-nos uma vizinha, dando-nos a ver um jardim primorosamente arranjado. "Era uma senhora impecável, andava sempre a esgravatar o quintalizito", disse outra vizinha de Rita, acrescentando que "todos os sábados ela ia à feira".
No mercado, o ambiente era de consternação devido ao trágico acidente. Uma vendedora, que a tinha visto poucas horas antes, contou-nos que Rita "estava muito bem disposta". Foi a Miguel Almeida que comprou um saco de fruta, entre cerejas, maçãs e outras peças.
Miguel, que também a tratava por Ritinha, contou que, no momento de pagar a conta, faltavam nove euros. Apesar de o vendedor lhe ter dito que podia pagar no próximo sábado, a cliente insistiu em ir buscar o dinheiro, pois não queria ficar a dever. "Ia sempre a casa e voltava para pagar, nem que fosse só por 20 cêntimos", concluiu Miguel.
O acidente obrigou à mobilização de elementos dos Bombeiros Voluntários de S. Pedro da Cova, da GNR, da Proteção Civil Municipal e do INEM, apoiados por 11 viaturas. E obrigou ao corte do trânsito durante, pelo menos, duas horas e meia.
O atropelamento deu-se junto a um semáforo de controlo de velocidade e de atravessamento de peões. O camião envolvido tinha acabado de arrancar no sinal verde.