As buscas para tentar encontrar os três pescadores desaparecidos desde domingo ao largo da ilha de S. Jorge terminaram, esta quarta-feira, pelas 19 horas dos Açores (20 horas em Portugal continental), mas serão retomadas na quinta-feira.
Corpo do artigo
Segundo uma fonte do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Ponta Delgada, em São Miguel, as buscas por mar, terra e ar, que decorrem há três dias consecutivos, revelaram-se, até agora, infrutíferas.
"Vamos retomar as buscas amanhã, ao amanhecer, e iremos utilizar todos os meios à nossa disposição, dependendo, naturalmente, das condições climatéricas", garantiu a mesma fonte.
Segundo revelou, o agravamento do estado do tempo no arquipélago dificultou, durante a tarde desta quarta-feira, o trabalho das equipas envolvidas nas buscas, em especial da embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos da Horta, que voltou para terra devido à ondulação.
Envolvidas nas buscas, no mar, está também a corveta "António Enes", da Marinha Portuguesa, e uma embarcação dos bombeiros de São Jorge. Em terra, há elementos da GNR, dos bombeiros e da polícia marítima na operação de busca.
A embarcação "Gracilaria" naufragou domingo à noite, a este da ilha de São Jorge, mas o alerta só foi dado ao início da tarde de segunda-feira.
Dos quatro pescadores que seguiam a bordo, apenas um foi resgatado com vida por outra embarcação de pesca que passava no local.
Os restantes três tripulantes continuam desaparecidos.