O descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, fez 15 vítimas mortais e 23 feridos, cinco deles graves. Pelas 20.30 horas, as autoridades já tinham retirado todos os passageiros do interior da cabina acidentada.
Corpo do artigo
01.06 - Descarrilamento do Elevador da Glória em Lisboa fez 23 feridos
O número de feridos no acidente de quarta-feira com o elevador da Glória, em Lisboa, subiu para 23, de acordo com fonte policial que manteve o balanço de 15 mortos.
Leia mais aqui.
01.00 - Uma tragédia no coração de Lisboa
O descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, provocou 15 vitimas mortais, além de 18 feridos, cinco deles em estado grave. Uma tragédia, ontem, ao final da tarde, no coração da cidade de Lisboa, "em luto", segundo Carlos Moedas, líder da edilidade.
Leia mais aqui.
00.30 - PCP manifesta solidariedade para com as vítimas do acidente
O Partido Comunista Português (PCP) manifestou esta noite solidariedade com as vitimas do acidente no elevador da Glória, em Lisboa, que causou 15 mortos, declarando que a gestão da manutenção foi "erradamente externalizada". "Os vereadores do PCP manifestam a sua solidariedade e condolências às vítimas e famílias do trágico acidente ocorrido hoje no Elevador da Glória", refere o comunicado enviado à Lusa.
00.27 - "Franceses juntam-se aos portugueses no luto"
O presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou hoje condolências pelo "trágico" desastre do Elevador da Glória, afirmando que "os franceses juntam-se aos portugueses no luto". "As nossas condolências às famílias enlutadas e a nossa solidariedade para com Portugal", publicou Macron na rede social X.
00.24 - "Nunca esquecerei o André". Ator Miguel Costa recorda guarda-freio que morreu no acidente
Nas redes sociais, Miguel Costa partilhou o vídeo da reportagem que realizou no próprio Elevador da Glória, há cerca de dois anos, para o programa da SIC "Alô Portugal". Foi nesse dia que conheceu a vítima. "O André. Há cerca de dois anos, tive a sorte de o conhecer, quando de forma generosa e simpática aceitou conversar comigo, sem qualquer aviso prévio", escreveu.
Leia mais aqui.
00.13 - Benfica, F. C. Porto e Sporting associam-se às homenagens
O Benfica, o F. C. Porto e o Sporting manifestaram solidariedade com as vítimas do acidente no Elevador da Glória, em Lisboa. "O Sporting mostra a sua solidariedade para com todas as vítimas da tragédia ocorrida no Elevador da Glória, em Lisboa. Os nossos pensamentos estão com os familiares das vítimas e com todos os afetados por esta tragédia", lê-se numa mensagem na rede social X dos leões.
Também com recurso à rede social Instagram, "o Benfica manifesta a sua dor e pesar às famílias das vítimas do trágico acidente em Lisboa". "O F. C. Porto manifesta profunda consternação perante o trágico acidente ocorrido em Lisboa, com o Elevador da Glória. Neste momento de tristeza e dor, enviamos uma mensagem de solidariedade e conforto para com a família e amigos de todas as vítimas desta tragédia", escreveram os dragões, no X.
00.09 - Guterres com "total solidariedade para com o povo de Lisboa"
O secretário-geral da ONU, António Guterres, endereçou condolências às famílias das vítimas e "total solidariedade para com o povo de Lisboa", na sequência do acidente com o elevador da Glória, que causou 15 mortos. "Expresso as minhas condolências às famílias das vítimas e a minha total solidariedade para com o povo de Lisboa", destacou o diplomata português, numa nota na rede social X.
I was deeply saddened by the news of the derailment & crash of Lisbon"s Gloria funicular railway in Portugal.
- António Guterres (@antonioguterres) September 3, 2025
I express my condolences to the victims" families & my full solidarity with the people of Lisbon.
00.06 - Bandeira portuguesa a meia haste no Parlamento Europeu
Na sequência do decreto de luto nacional pela tragédia no Elevador da Glória, em Lisboa, as bandeiras europeia e portuguesa nas instalações do Parlamento Europeu em Bruxelas e Estrasburgo estarão, amanhã, a meia haste.
23.54 - PS cancela atividades de campanha agendadas para quinta-feira
O Partido Socialista cancelou todas as atividades de campanha de quinta-feira para as eleições autárquicas, após o acidente em Lisboa com o elevador que causou 15 mortos, anunciou hoje o partido na rede social X.
"O Partido Socialista decidiu cancelar todas as atividades de campanha eleitoral para as eleições autárquicas durante todo o dia de amanhã, em respeito pelo luto nacional declarado pela tragédia que hoje ocorreu em Lisboa", disse o partido na publicação.
23.43 - Moedas suspende operações dos elevadores da Bica, do Lavra e do Funicular da Graça
O presidente da Câmara de Lisboa mandou suspender "de imediato" as operações dos ascensores da Bica e do Lavra e do Funicular da Graça para os equipamentos serem inspecionados, disse esta quarta-feira fonte do gabinete de Carlos Moedas.
"O presidente da Câmara Municipal de Lisboa deu instruções às empresas municipais para suspenderem, de imediato, as operações dos ascensores da cidade - Bica e Lavra - e do Funicular da Graça, e para realizarem vistorias técnicas a estes equipamentos", disse a fonte numa nota enviada à Lusa.
Leia mais aqui.
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
23.30 - Zelensky "profundamente abalado com o trágico acidente" em Lisboa
O presidente da Ucrânia afirmou esta quarta-feira à noite, no X, estar "profundamente abalado com o trágico acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa".
"Em nome do povo ucraniano, expresso as mais sentidas condolências às famílias das vítimas, ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa, a Luís Montenegro, e desejamos uma rápida recuperação aos feridos", escreveu. O chefe de Estado ucraniano disse ainda que, "neste momento de luto," permanecerá em oração, em solidariedade com o povo português.
Profundamente abalado com o trágico acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa, que causou dezenas de vítimas mortais e deixou mais de 25 feridos.
- Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) September 3, 2025
Em nome do povo ucraniano, expresso as mais sentidas condolências às famílias das vítimas, ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa,...
23.26 - Medicina Legal ativou equipa de desastres para acelerar autópsias
O Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) ativou a equipa de desastres de massa em Lisboa, pretendendo ter realizadas as autópsias dos 15 mortos no acidente com o elevador da Glória até quinta-feira de manhã. "O objetivo (ambicioso) do INMLCF é ter todas as autópsias feitas até a manhã de quinta-feira, permitindo a identificação de todas as vítimas, sejam portuguesas ou estrangeiras", pode ler-se, numa nota enviada à Lusa por fonte do Ministério da Justiça.
23.21 - Dois espanhóis entre os feridos no acidente do Elevador da Glória
O acidente desta quarta-feira no elevador da Glória, em Lisboa, fez dois feridos de nacionalidade espanhola, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) espanhol. "As autoridades portuguesas acabam de nos informar que dois cidadãos espanhóis estão entre os feridos", disseram à EFE fontes diplomáticas em Madrid.
Leia mais aqui
23.03 - António Costa expressa condolências a Portugal e a Lisboa
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, expressou as "mais sentidas condolências a Portugal e à cidade de Lisboa", após acidente com o elevador da Glória, que causou 15 mortos.
"Acabado de aterrar em Paris, recebo com profunda consternação a notícia da gravidade do trágico acidente com o Elevador da Glória, que tanto marcou a minha vida", frisou o antigo primeiro-ministro português e ex-presidente da Câmara de Lisboa, numa mensagem hoje à noite na rede social X.
22.42 - EUA, Israel e diversos países europeus solidários com Portugal
Vários países europeus, como a Espanha ou Itália, e outros, como os Estados Unidos e Israel, manifestaram solidariedade com Portugal após o acidente com o elevador da Glória.
Desde o país vizinho, Pedro Sánchez, líder do Governo espanhol, manifestou na rede social X consternação com o terrível acidente, manifestando "solidariedade para as famílias das vítimas e para o povo português neste momento difícil".
Também a líder do Governo italiano, Giorgia Meloni, deixou uma mensagem de apoio a Portugal, às famílias das vítimas e aos feridos envolvidos no incidente.
A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Kaja Kallas, também apresentou as "sinceras condolências às vítimas, às suas famílias e a todos os afetados", manifestando solidariedade com o povo português.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Letónia, Lituânia, Roménia, Itália e República Checa também deixaram mensagens de apoio a Portugal nas redes sociais.
A embaixada dos Estados Unidos em Portugal lamentou na rede social X as vítimas mortais, sublinhando que Washington está "desolado com o trágico descarrilamento" e solidário com "o povo de Portugal".
Já a embaixada de Israel em Portugal expressou "as mais sentidas condolências às famílias e entes queridos das vítimas do trágico acidente", sublinhando que "os pensamentos e orações estão também com os feridos e com todo o povo português neste momento de dor".
O primeiro-ministro do Luxemburgo, Luc Frieden, destacou que o seu país estava "profundamente chocado" com o trágico acidente, destacando: "Os nossos pensamentos estão com as vítimas, as suas famílias e todos os nossos portugueses amigos".
22.39 - PSP pede que população não se desloque ao local do acidente
Num comunicado enviado às redações, a PSP informou que foram montados perímetros de segurança no local do acidente e acionados todos os meios de socorro, com corredores de emergência assegurados. A Polícia pediu que a população não se desloque para a zona do Elevador da Glória, de forma a não dificultar as operações em curso; que respeite as indicações das autoridades no terreno; e que use percursos alternativos, evitando circular na área até nova indicação.
22.26 - "Ouvi crianças e fomos ajudar": o Elevador da Glória "estava cheíssimo"
Teresa D'avó foi uma das primeiras pessoas a chegar ao Elevador da Glória depois do acidente desta tarde, em Lisboa, cerca das 18 horas. Ao JN refere o "embate muito forte" da cabina de baixo, que estava a pouca distância de terminar o percurso e a outra cabina desgovernada a tombar e a bater, tendo atingido uma homem que estava no passeio.
"O primeiro alerta foi o da cabina de baixo. Estava a cerca de 1,5 metros de terminar o percurso. Foi um embate muito forte. Havia feridos, estava cheíssimo, ouvi crianças, fomos ajudar as pessoas daqui debaixo e vejo o elétrico lá de cima a vir desenfreado. Começamos a correr e vejo a tombar e bater. Sei que pelo menos mais um homem no momento do embate que estava no passeio", explica, ainda afetada pela tragédia que testemunhou.
22.13 - Guarda-freio é a primeira vítima mortal confirmada do descarrilamento em Lisboa
O guarda-freio André Marques, que controlava a cabina do Elevador da Glória que descarrilou em Lisboa, esta quarta-feira, morreu no acidente. É a primeira vítima mortal cuja identidade se conhece. Na tragédia morreram 15 pessoas, e há ainda 18 feridos a registar. A informação de que o guarda-freio André Marques morreu no acidente foi confirmada ao JN por fonte sindical.
22.12 - Carlos Moedas participa no Conselho de Ministros de quinta-feira a convite do primeiro-ministro
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, vai participar na quinta-feira na reunião do Conselho de Ministros a convite de Luís Montenegro, disse à Lusa fonte do gabinete do chefe do Governo.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, cancelou parte da agenda de quinta-feira, mantendo apenas a reunião do Conselho de Ministros e a participação, por videoconferência no encontro de líderes da Coligação de Boa Vontade, sobre a Ucrânia. Da agenda de quinta-feira do chefe do Governo constava também a assinatura do contrato de financiamento para habitação acessível com o Banco Europeu de Investimento e a presença no concerto de Carolina Deslandes no âmbito da Festa do Livro em Belém, que também foi cancelada pelo Presidente da República.
22.08 - Ministério Público abre inquérito ao descarrilamento
O Ministério Público abriu um inquérito ao descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, à semelhança do que acontece neste tipo de situações, indicou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR). "À semelhança do que acontece neste tipo de situações, e tal como determina a lei, o Ministério Público vai instaurar inquérito", refere a PGR, numa resposta enviada à Lusa. A PGR indica ainda que o Ministério Público "encontra-se a realizar os procedimentos necessários, no âmbito das suas competências, nomeadamente para efeitos de preservação da prova, com orientação e em articulação com os órgãos de polícia criminal".
22.07 - António José Seguro lamenta "trágico acidente"
António José Seguro lamentou "com profundo pesar" o "trágico acidente", endereçando as mais sentidas condolências às famílias enlutadas e desejando uma rápida recuperação a todos os feridos. "Reitero a necessidade de um apuramento rigoroso das causas desta tragédia, para que situações semelhantes não voltem a acontecer", sublinhou o candidato presidencial.
22.03 - Câmara de Lisboa decreta três dias de luto municipal
A Câmara de Lisboa decretou três dias de luto municipal pelas vítimas do descarrilamento do elevador da Glória. "A Câmara Municipal de Lisboa decreta três dias de luto municipal pelas vítimas do trágico acidente no ascensor da Glória", indicou Carlos Moedas na rede social X. "Apresento as minhas sentidas condolências a todas as famílias e amigos das vítimas. Lisboa está de luto", acrescentou.
A Câmara Municipal de Lisboa decreta três dias de Luto Municipal pelas vítimas do trágico acidente no Ascensor da Glória.
- Carlos Moedas (@Moedas) September 3, 2025
Apresento as minhas sentidas condolências a todas as famílias e amigos das vítimas. Lisboa está de luto.
21.44 - O que é e como funciona o Elevador da Glória
Oficialmente designado como Ascensor da Glória, o sistema de duas cabinas amarelas da Carris que fazem a ligação entre a Praça dos Restauradores e a zona do Bairro Alto, em Lisboa, foi inaugurado em 1885, pela mão do engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard, discípulo de Eiffel.
Inicialmente, o sistema era constituído por cremalheira (com sistema de rodas dentadas) e cabo, com um contrapeso de água a equilibrar o sistema. Mais tarde, passou a mover-se a vapor e, em 1915, a eletricidade, tal como ocorre atualmente. Tem capacidade para 22 pessoas sentadas e 20 em pé em cada uma das duas cabinas e é um dos três em funcionamento atualmente em Lisboa, ao par do da Bica e do Lavra.
21.39 - Marques Mendes e Gouveia e Melo lamentam vítimas
Luís Marques Mendes sublinhou, numa mensagem na rede social X, que "o número de vítimas provocado pelo acidente (...) é uma verdadeira tragédia humana". "A cidade de Lisboa está de luto. Às famílias atingidas por esta tragédia envio o meu profundo pesar e o meu abraço de solidariedade", frisou.
O número de vítimas provocado pelo acidente com o Elevador da Glória é uma verdadeira tragédia humana.
- Luís Marques Mendes (@lmarquesmendes_) September 3, 2025
A cidade de Lisboa está de luto.
Às famílias atingidas por esta tragédia envio o meu profundo pesar e o meu abraço de solidariedade.
Já Henrique Gouveia e Melo manifestou "profunda consternação e sincero pesar aos familiares e amigos das vítimas do trágico acidente ocorrido hoje em Lisboa", deixando ainda "apoio a todos os operacionais que estão no terreno nas operações de salvamento e desencarceramento". "Por último, espero que seja feito um rigoroso e rápido inquérito e se apurem todas as consequências para que acidentes semelhantes não voltem a acontecer", frisou, numa nota na rede social Facebook.
21.30 - Manutenção de elétrico assegurada "escrupulosamente"
O presidente da Carris, Pedro de Brito Bogas, afirmou que a manutenção do elétrico que descarrilou em Lisboa foi assegurada "escrupulosamente".
Em declarações aos jornalistas junto ao local do acidente, no centro de Lisboa, o presidente da Carris afirmou que há 14 anos que a manutenção do Elevador da Glória é assegurada por uma empresa externa, a MNTC - Serviços Técnicos de Engenharia, detentora da marca Main - Veículos Eléctricos sobre Carris, e que está em curso um inquérito para apurar se se tratou de um problema de manutenção. "O protocolo de manutenção foi escrupulosamente respeitado", afirmou Brito Bogas, sublinhando que a última manutenção geral do Elevador da Glória foi feita em 2002, realizando-se de quatro em quatro anos, mas que o plano prevê também manutenção semanal e mensal e inspeções diárias, que foram realizadas.
21.26 - Líderes da IL e CDS-PP lamentam "trágico acidente"
Numa mensagem publicada nas redes sociais, a líder da IL, Mariana Leitão, lamentou o "trágico acidente" em Lisboa, enviando "sentidas condolências às famílias e amigos das vítimas". "É fundamental que seja realizada uma investigação rigorosa para apurar as causas e assegurar que são implementados todos os procedimentos necessários para que uma tragédia destas nunca mais se repita", pede a líder da IL.
Lamento profundamente o trágico acidente ocorrido hoje com o Elevador da Glória, que terá causado várias vítimas mortais. As minhas sentidas condolências às famílias e amigos das vítimas. É fundamental que seja realizada uma investigação rigorosa para apurar as causas e assegurar...
- Mariana Leitão (@marianalqcl) September 3, 2025
Também o líder do CDS-PP, Nuno Melo, lamentou o acidente, considerando que se tratou de uma "tragédia que causou forte comoção e consternação em Portugal e no mundo". "Em meu nome, e do CDS, expresso toda a solidariedade e apresento sentidos pêsames às famílias das vítimas, desejando uma rápida recuperação dos feridos", escreveu no X o também ministro da Defesa Nacional.
O acidente em Lisboa com o elevador da Glória foi uma tragédia que causou forte comoção e consternação em Portugal e no mundo.
- Nuno Melo (@NunoMeloMDN) September 3, 2025
Em meu nome e do CDS, expresso toda a solidariedade e apresento sentidos pêsames às famílias das vítimas, desejando uma rápida recuperação dos feridos.
21.24 - F. C. Porto manifesta pesar por tragédia do Elevador da Glória
O Futebol Clube do Porto expressou, esta quarta-feira à noite, "profunda consternação" pelo trágico acidente com o Elevador da Glória. "Neste momento de tristeza e dor, enviamos uma mensagem de solidariedade e conforto para com a família e amigos de todas as vítimas desta tragédia", escreveu o clube na rede social X.
O Futebol Clube do Porto manifesta profunda consternação perante o trágico acidente ocorrido em Lisboa, com o Elevador da Glória.
- FC Porto (@FCPorto) September 3, 2025
Neste momento de tristeza e dor, enviamos uma mensagem de solidariedade e conforto para com a família e amigos de todas as vítimas desta tragédia.
21.22 - Descarrilamento do Elevador da Glória é notícia em todo o Mundo
O descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, é notícia em todo o Mundo, com jornais como o norte-americano "New York Times" ou o francês " Le Monde" a colocarem o assunto em destaque nos seus sites. A queda de uma das cabinas do Elevador da Glória, que causou a morte a 15 pessoas, esta quarta-feira, em Lisboa, está a ser amplamente difundida em vários países. Sendo uma estrutura utilizada por milhares de turistas, especula-se nesses meios internacionais sobre as nacionalidades das vítimas.
21.21 - FPF associa-se à dor e consternação provocada pelo descarrilamento
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lamentou o acidente ocorrido no Elevador da Glória. O organismo liderado por Pedro Proença emitiu um comunicado em que "associa-se à dor e consternação provocadas pelo trágico acidente ocorrido em Lisboa, no Elevador da Glória". "Os nossos pensamentos estão com os familiares das vítimas e com todos os afetados por esta tragédia", rematou a FPF.
21.19 - Livre, BE e PAN manifestam consternação e desejam melhoras aos feridos
O porta-voz do Livre, Rui Tavares, referiu que estava "em choque" com o acidente, bem como "consternado com a existência de vítimas mortais e atento ao acompanhamento dos feridos". Numa nota na rede social X, partilhou ainda uma reação em conjunto com Carlos Teixeira e Patrícia Gonçalves, vereadores do partido em Lisboa.
Em choque com o sucedido hoje no Elevador da Glória, consternado com a existência de vítimas mortais e atento ao acompanhamento dos feridos. Abaixo segue reação em conjunto com Carlos Teixeira e Patrícia Gonçalves, Vereadores do LIVRE em Lisboa. https://t.co/NetJybKisV
- rui tavares (@ruitavares) September 3, 2025
Já a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, destacou que recebeu "com consternação as notícias sobre o descarrilamento". "Haverá tempo para esclarecer tudo o que há a esclarecer. Para já, deixo uma palavra de pesar às famílias das vítimas e de rápida recuperação aos feridos", vincou a bloquista na mesma rede social.
Recebo com consternação as notícias sobre o descarrilamento do Elevador da Glória, que levou a vida de várias pessoas. Haverá tempo para esclarecer tudo o que há a esclarecer. Para já, deixo uma palavra de pesar às famílias das vítimas e de rápida recuperação aos feridos.
- mariana mortágua (@MRMortagua) September 3, 2025
Também a porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, endereçou "sinceras condolências às famílias das pessoas que morreram no acidente". "É com tristeza que tomamos conhecimento de uma notícia destas. Espero que não se venham a verificar mais vidas perdidas e pronta recuperação a quem ficou ferido", pode ler-se na publicação.
Sinceras condolências às famílias das pessoas que morreram no acidente que ocorreu no elevador da Glória, em Lisboa.
- Inês Sousa Real (@InesSousaReal) September 3, 2025
É com tristeza que tomamos conhecimento de uma notícia destas. Espero que não se venham a verificar mais vidas perdidas e pronta recuperação a quem ficou ferido.
21.14 - Ventura lamenta acidente que deixa "marca dolorosa" em Lisboa
O presidente do Chega, André Ventura, lamentou o acidente do elevador da Glória, considerando que deixa uma "marca dolorosa" em Lisboa. "Foi com um profundo sentimento de tristeza que recebi a notícia do trágico descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa", escreveu André Ventura na sua página na rede social X. O líder do Chega considerou que "as vidas perdidas e os feridos deixam uma marca dolorosa" na cidade de Lisboa e transmitiu "toda a solidariedade às famílias das vítimas e votos de rápida recuperação aos feridos".
Foi com um profundo sentimento de tristeza que recebi a notícia do trágico descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa. As vidas perdidas e os feridos deixam uma marca dolorosa na nossa cidade. Quero transmitir toda a solidariedade às famílias das vítimas e votos de rápida...
- André Ventura (@AndreCVentura) September 3, 2025
21.12 - Carris diz que última inspeção foi feita em 2024
A Carris lamentou a existência de vítimas no descarrilamento do elevador da Glória e fez saber que abriu um inquérito para apurar as causas do acidente. "Na sequência do acidente ocorrido esta tarde com o ascensor da Glória, a Carris lamenta a existência de vítimas e está a acompanhar a situação", revelou a empresa que gere o elevado da Glória numa nota enviada à Lusa.
A Carris disse ainda que "foram realizados e respeitados todos os protocolos de manutenção" e que a última inspeção foi realizada no ano passado. De acordo com a empresa, a manutenção geral que ocorre a cada quatro anos, ocorreu em 2022 e a última reparação intercalar, que é concretizada de dois em dois anos, foi feita em 2024.
21.10 - Patriarca de Lisboa manifesta "profunda dor e tristeza"
O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, reagiu ao acidente com "profunda dor e tristeza". "Neste momento difícil, D. Rui Valério eleva a Deus orações pelas vítimas mortais, assim como manifesta a sua proximidade aos seus familiares, neste momento de separação e de profunda dor. Aos feridos, o Patriarca de Lisboa deseja a recuperação e assegura a oração para que encontrem força e esperança. O Patriarca de Lisboa manifesta, também, a sua gratidão e solidariedade para com todos os que, com generosidade e prontidão, se mobilizaram no socorro às vítimas: equipas de emergência, profissionais de saúde, autoridades e voluntários", lê-se numa nota publicada do site do Patriarcado de Lisboa.
21.01 - Carneiro chocado pede que se apurem causas da tragédia
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, manifestou-se "chocado com o acidente do Elevador da Glória" e defendeu que é preciso apurar "exaustivamente as causas que originaram esta tragédia". "Chocado com o acidente no Elevador da Glória, em Lisboa, quero transmitir a minha solidariedade a todos os afetados por esta tragédia e às suas famílias", pode ler-se numa publicação do líder do PS nas redes sociais.
José Luís Carneiro defendeu que "concluídas as operações de socorro, é absolutamente necessário que sejam apuradas exaustivamente as causas que originaram esta tragédia". O líder do PS deixou ainda um agradecimento "pelo trabalho de todos os serviços de proteção e socorro que estão a dar o melhor de si no apoio às vítimas".
Chocado com o acidente no Elevador da Glória, em Lisboa, quero transmitir a minha solidariedade a todos os afetados por esta tragédia e às suas famílias.
- José Luís Carneiro (@jl_carneiro) September 3, 2025
Um agradecimento pelo trabalho de todos os serviços de proteção e socorro que estão a dar o melhor de si no apoio às...
20.58 - Metsola diz que Europa está solidária com vítimas e famílias
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, sublinhou que a Europa está solidária com os familiares e as vítimas do acidente com o elevador da Glória, em Lisboa, que causou 15 mortos. "Os nossos corações estão com as pessoas atingidas pela tragédia do Elevador da Glória, uma referência para os lisboetas e visitantes do mundo inteiro", frisou Metsola, numa mensagem na rede social X em português onde desejou "uma rápida recuperação aos feridos".
Os nossos corações estão com as pessoas atingidas pela tragédia do Elevador da Glória, uma referência para os lisboetas e visitantes do mundo inteiro.
- Roberta Metsola (@EP_President) September 3, 2025
A Europa está solidária com as vítimas, os seus entes queridos, e toda a comunidade em Lisboa.
Desejo uma rápida recuperação...
20.57 - Trabalhadores da Carris apresentaram "queixas sucessivas" sobre manutenção dos elevadores em Lisboa
Os trabalhadores da empresa municipal Carris, em Lisboa, apresentaram "queixas sucessivas" quanto à necessidade de manutenção dos elevadores, inclusive o da Glória que hoje descarrilou, afirmou Manuel Leal, dirigente sindical da Fectrans e do STRUP.
"Fundamentalmente, aquilo que nos parece sobre este acidente é que deve haver um inquérito rigoroso às suas causas [...], deve haver este inquérito às causas profundas deste acidente, até porque os trabalhadores já vêm reportando de há muito tempo questões da necessidade da manutenção destes elevadores voltar à responsabilidade dos trabalhadores da Carris e não ser entregue a empresas exteriores, como é o caso concreto do elevador da Glória", afirmou Manuel Leal, em declarações à agência Lusa.
20.56 - Von der Leyen lamenta acidente mortal
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, lamentou o descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, que provocou mortos, endereçando os seus sentimentos às famílias das vítimas. "É com tristeza que tomei conhecimento do descarrilamento do famoso "Elevador da Glória". Os meus sentimentos com as famílias das vítimas", pode ler-se numa nota em português na rede social X.
É com tristeza que tomei conhecimento do descarrilamento do famoso "Elevador da Glória".
- Ursula von der Leyen (@vonderleyen) September 3, 2025
Os meus sentimentos com as famílias das vítimas.
20.55 - AMT vai realizar ação de supervisão ao descarrilamento
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) assegurou que vai realizar uma ação de supervisão ao descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, pretendendo divulgar os resultados "com a maior celeridade possível". "Nos próximos dias, a AMT irá realizar uma Ação de Supervisão ao acidente, cujos resultados serão divulgados com a maior celeridade possível", garantiu, em comunicado.
20.54 - Avenida da Liberdade cortada ao trânsito entre a Rua da Alegria e Rossio
A Avenida da Liberdade, em Lisboa, está cortada ao trânsito desde o cruzamento com a Rua da Alegria até à praça do Rossio, na sequência do acidente com o elevador da Glória, que provocou dezenas de vítimas. Na praça dos Restauradores, onde desemboca uma das extremidades da Calçada da Glória, rua onde circula o elevador da Glória, a Lusa constatou também a presença de dezenas de viaturas do INEM, bombeiros e polícia.
20.51 - Governo decreta um dia de luto nacional
O Governo decretou um dia de luto nacional, que será cumprido na quinta-feira, na sequência do acidente do elevador da Glória, em Lisboa, que causou 15 mortos, disse à Lusa fonte do gabinete do primeiro-ministro.
20.47 - Marcelo cancela Festa do Livro em Belém
O presidente da República cancelou, esta quarta-feira, a Festa do Livro no Palácio de Belém, que iria decorrer entre quinta-feira e domingo, devido ao acidente com o elevador da Glória, em Lisboa, que provocou vítimas mortais.
20.31 - Descarrilamento do elevador mata 15 pessoas
O histórico Elevador da Glória, um elétrico que liga num curto troço de 260 metros, a zona dos Restauradores ao Bairro Alto, em Lisboa, provocou na tarde desta quarta-feira 15 mortos e 18 feridos. O ascensor, com capacidade para 43 pessoas e tido como uma popular atração turística da capital, embateu com violência num prédio após sair dos carris quando fazia uma curva no percurso descendente entre o Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto e Restauradores.
20.23 horas - Moedas fala em situação "gravíssima" que "não deveria ter acontecido"
O autarca confirmou que há vítimas mortais, mas que ainda não pode dizer o número. Para Moedas, a situação é "gravíssima" e "não deveria ter acontecido". "Este momento é de ação, é fazer, é concretizar e é ajudar. Depois, aqui estaremos para responder a todas as perguntas", referiu, remetendo para "mais tarde" detalhes sobre o acidente.
Leia mais aqui