A Organização das Nações Unidas aponta a Universidade de Coimbra como um exemplo na integração e acolhimento de refugiados, num artigo publicado no seu site oficial.
Corpo do artigo
Segundo a ONU, a instituição é "o modelo de uma universidade portuguesa na receção e tratamento de estudantes em situação de emergência para razões humanitárias".
"A Universidade de Coimbra está posicionada de forma única para alcançar uma internacionalização mais inclusiva, integrando refugiados qualificados e motivados no ensino superior", lê-se no artigo.
A ONU destaca a colaboração estreita da instituição com organizações não governamentais, locais e nacionais responsáveis pela vinda de refugiados para Portugal, como o Alto Comissariado para as Migrações ou a Plataforma Global para o Ensino Superior em Emergências.
A Universidade de Coimbra acolhe, de momento, cerca de 80 estudantes em situação de emergência por razões humanitárias, com 16 nacionalidades diferentes (com maior prevalência de nigerianos/as, ucranianos/as e marroquinos/as). O artigo pode ser lido aqui.