A PJ está a investigar o incêndio que deflagrou no sábado à tarde no complexo turístico Zmar, em Odemira, que obrigou à evacuação do espaço.
Corpo do artigo
A PJ vai investigar as causas do incêndio, indicou fonte da GNR à agência Lusa.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou que o incêndio está em fase de rescaldo desde as 04.34 horas deste domingo, encontrando-se ainda no local 98 operacionais com 35 veículos, sobretudo de corporações de bombeiros dos distritos de Beja e Setúbal.
Tanto o CDOS, como o Comando Territorial de Beja da GNR, não têm registo de quaisquer feridos, devido ao incêndio.
5407581
O incêndio provocou "danos avultados" e levou à retirada das instalações de cerca de 700 pessoas, entre clientes, funcionários e convidados de um casamento, revelou um responsável do empreendimento.
"Dos nossos clientes, alguns foram embora por opção própria e outros, que estavam a passar o fim de semana, foram realojadas em outras unidades hoteleiras, às nossas custas, naturalmente", disse à Lusa João Ribeiro Ferreira, administrador-executivo da Multiparques, empresa proprietária do complexo, perto de Zambujeira do Mar, no distrito de Beja.
Segundo João Ribeiro Ferreira, que realçou que "não houve qualquer tipo de dano humano" em resultado do fogo, o empreendimento turístico sofreu, contudo, "danos avultados", que não estão ainda quantificados, "na zona central, desde a zona da piscina de ondas até à parte da restauração".
O responsável assinalou que outras valências do complexo não foram afetadas. "Todos os alojamentos estão intactos, não houve perda de bens pessoais" dos hóspedes e um outro edifício central do empreendimento, como "a sala Odemira e os escritórios", também não ardeu, sublinhou.
O presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, lamentou o sucedido e salientou a importância do empreendimento para o concelho, pois, "além do impacto económico e turístico", o Zmar "tem impacto social", já que "tem quase uma centena de funcionários no ativo".
Os bombeiros receberem o alerta para o fogo no sábado às 17.39 horas, tendo o incêndio sido dominado às 20.03 horas de sábado. O comandante operacional distrital de Beja, tenente-coronel Vitor Cabrita, indicou que o incêndio "terá tido início num pavilhão" central do complexo, onde estão situados "o restaurante e o refeitório".
"E o indício que temos é que terá tido início na cozinha", nesse mesmo pavilhão central, acrescentou.