Os "Sons no Património" estão de volta à Área Metropolitana do Porto para a 6.ª edição. O evento decorre entre 2 setembro e 4 de novembro, com vários artistas a atuar em 17 espaços diferentes e surpreendentes, como uma queijaria, um museu ou uma ponte. A entrada é livre.
Corpo do artigo
Em setembro haverá nove concertos. O programa arranca no dia 2, pelas 22 horas, nos Paços do Concelho de Vale de Cambra, onde a banda Best Youth irá atuar. No dia 9, B Fachada sobe ao palco às 17 horas, na Cividade de Terroso, na Póvoa de Varzim; e, no dia 15, às 21.30 horas, é a vez da Queijaria MAF, em Santa Maria da Feira, abrir as portas a Manel Cruz. Já no dia 17, às 17 horas, o museu Cividade de Bagunte, em Vila do Conde, receberá o espetáculo do grupo Criatura, e dia 21, às 21.30, é a Praça Brandão de Vasconcelos, em Arouca, que estará em festa com a música da Ronda dos Quatro Caminhos. O concerto de Serge Fritz será no dia 23, na capela de Nossa Senhora de Valinhas, em Santo Tirso, às 17 horas. À mesma hora, mas no dia seguinte, será a vez de Milhanas atuar no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos. O cartaz de setembro prossegue dia 29, em Valongo: às 21.30 horas, a banda Sensible Soccers atua na ponte de São Lázaro. E termina no último dia do mês, também às 21.30 horas, com José Pinhal Post-Mortem Experience em atuação no Parque de Nossa Senhora dos Milagres, em São João da Madeira.
Em outubro, há sete dias para marcar na agenda. Logo no dia 1, Lina atuará, às 21.30 horas, no Mosteiro de Moreira da Maia. No 7, às 17 horas, o Parque Temático Moninológico, em Oliveira de Azeméis, receberá Rosa Mimosa y sus Mariposas, em Oliveira de Azeméis. No dia seguinte, 8, é o Porto o palco da festa, com Sílvio Rosado na Casa do Infante, a partir das 17 horas. No dia 14, pelas 21.30 horas, será a vez dos Palankalama se fazerem ouvir no Centro Multimeios de Espinho e, no dia 15, às 17 horas, Jéssica Pina tomará conta do Espaço Corpus Christi, em Gaia. No dia 21, às 17 horas, o espetáculo de Lula Pena vai animar o Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, em Valbom, Gondomar. A programação de outubro fecha 22, com o espetáculo de Crua, na igreja matriz S. Martinho de Bougado, na Trofa.
Os "Sons do Património" têm o seu último concerto no dia 4 de novembro. Será protagonizado por Aníbal Zona e terá lugar na igreja de S. Pedro de Sobreira, em Paredes, às 21.30 horas.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente do Conselho Metropolitano do Porto, esta iniciativa é "uma marca metropolitana incontornável e um sinónimo de momentos de fruição irrepetíveis para quem reside e visita o território", propondo "a música como forma de aproximação das pessoas a museus, monumentos e outros lugares patrimoniais". O também presidente da Câmara de Gaia, citado em comunicado, destaca os "encontros improváveis" com "alguns dos melhores talentos da música feita em Portugal."
"A iniciativa reflete um compromisso contínuo com a democratização do acesso à criação artística, à cultura e ao património cultural, resultando num convite alargado e gratuito para apreciar espaços icónicos de cada município e desfrutar do que de melhor se faz na música em Portugal", frisa a organização.
De acordo com os promotores, os "Sons do Património" têm "uma agenda paralela de atividades que inclui visitas guiadas, caminhadas, degustações e teatro".