Heidi Agan e Simon Watkinson são sósias profissionais dos príncipes de Gales, mas há mais duplos à medida da família real britânica.
Corpo do artigo
O caos instalou-se na família britânica e tudo o que versa Kate Middleton é agora escrutinado, desde que ela assumiu ter manipulado a primeira foto oficialmente partilhada após a cirurgia abdominal a que foi submetida em janeiro.
Afastada dos holofotes desde então, até a sua identidade foi questionada no vídeo captado pelo português Nelson Silva, no passado sábado, com alguns internautas a garantirem ser uma sósia profissional.
Perante a especulação, Heidi Agan, de 43 anos, saiu em defesa da princesa de Gales, de 42, garantindo nada ter a ver com as imagens. “Eu não estive lá. Definitivamente, não era eu e acredito 100% que eram Kate e William no vídeo”, afirmou ao programa “This Morning” no canal britânico ITV, notando que as suas redes sociais agitaram-se com o rumor.
Atualmente, além de ser contratada como dupla da princesa, Heidi trabalha numa escola de dança e de representação, onde estava quando o vídeo foi feito em Windsor, ou seja, a quase 130 quilómetros de distância.
Foi em 2011, por altura do casamento do príncipe William e Kate, que Heidi Agan despertou para o ofício de sósia, após os clientes do restaurante italiano onde servia às mesas (a troco de 7 euros por hora) insistirem nas semelhanças com a noiva real.
Fortunas em eventos e na TV
Heidi Adan enviou retratos para uma agência de talentos e dois meses depois já estava a fazer de Kate não só em países da Europa, como na Austrália e China, onde se requisitam muitos duplos para presenças em eventos. Na altura, passou a ganhar 760 euros por hora.
Dos gestos à roupa e acessórios, ela é uma cópia perfeita de Middleton, a par do sósia de William, Simon Watkinson, de 40 anos, com quem apenas tem uma relação profissional.
Engenheiro civil, ele ganhou o “título” também em 2011 num concurso ao lado de Orsola Rossi, ela no lugar de Kate. Entre 650 e 1300 euros foi o que já auferiu por hora em eventos corporativos.
Nos sites onde se promovem é possível contratar duplos do rei Carlos III (Guy Ingle, de 63 anos) e da rainha Camilla (Jane Mosse, de 71). Já o ator Rays Witttock, de 40 anos, é sósia oficial do príncipe Harry, somando uma fortuna depois deste deixar o Reino Unido em 2020 para ir para os Estados Unidos, mesmo que já fosse famoso desde 2017. “Ganho mais de mil libras por dias”, afirmou numa entrevista, assumindo-se realizado nesse papel.
Com a morte da rainha Isabel II, em 2022, terminou a carreira de Mary Reynolds, aos 89 anos, após décadas como monarca postiça.
Multa a hospital
O hospital privado onde a princesa de Gales foi operada em janeiro, e onde permaneceu internada durante 14 dias, pode vir a pagar uma multa de cerca de 20 milhões de euros (perto de 17,5 milhões de libras) por não ter comunicado, em 72 dias, a tentativa de violação na segurança dos dados.
Há três funcionários a serem investigados pelo Information Commissioner’s Office, por tentativa de acesso aos dados clínicos de Kate Middleton, depois do London Clinic ter enviado relatório com as suspeitas.