Polémica sem fim: príncipe André convidou Epstein, Maxwell e Weinstein para a Royal Lodge

Príncipe André não para de somar polémicas, enquanto negocia a sua saída da Royal Lodge e lida com a atenção mediática sobre as suas ligações a Epstein, Maxwell e Weinstein
Foto: Justin Tallis / AFP
Sob forte escrutínio, o príncipe André é agora visado por, segundo a imprensa britânica, ter convidado Jeffrey Epstein, já acusado de agressão sexual a menor, Ghislaine Maxwell e Harvey Weinstein para a Royal Lodge. O episódio ocorreu durante as celebrações do 18.º aniversário da filha Beatrice, dois meses depois do mandado de prisão contra Epstein nos EUA.
O príncipe André está novamente no centro das atenções depois de novas informações indicarem que Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell e Harvey Weinstein terão sido recebidos na Royal Lodge, a sua residência privada nos terrenos do Castelo de Windsor.
O episódio aconteceu em 2006, durante as celebrações do 18.º aniversário da filha Beatrice. Segundo relatos a que a BBC dá eco, os convidados desfrutaram de bebidas no jardim dos fundos antes da festa principal, que decorreu nos salões de estado do castelo, com champanhe e banquete.
Testemunhas descrevem uma atmosfera intimista, com a proximidade do príncipe ao trio a gerar controvérsia imediata. Apenas oito dias depois, Epstein foi detido na Florida e mais tarde condenado por agressão sexual a menores.
Em entrevista polémica à BBC, em 2019, André explicou que não estava ciente da situação nos Estados Unidos quando convidou Epstein. "Não fui consciente até que o publicaram os meios de comunicação porque ele nunca disse nada a respeito", afirmou.
Ligações antigas com a elite
Nos anos 1990 e 2000, Epstein e Maxwell frequentaram diversas residências reais. Uma fotografia do casal em Balmoral, a residência privada da família real nas Highlands, data de 1999. No ano seguinte, André terá convidado Epstein ao Castelo de Windsor e depois celebrado o aniversário de Maxwell em Sandringham, descrevendo o evento como "um fim de semana de caça".
Em 2002, Maxwell visitou o Palácio de Buckingham numa visita privada que contou também com a presença do ator Kevin Spacey. André confirmou que viajou no jato particular de Epstein, esteve na sua ilha privada e visitou a sua mansão em Palm Beach, assim como a residência de Maxwell em Belgravia, Londres.
Vida e rotina na Royal Lodge
A atenção mediática sobre o duque de Iorque intensifica-se devido à sua longa estadia na Royal Lodge, onde vive há mais de 20 anos. A mansão, com jardins privados, interiores clássicos e vista para os terrenos do Castelo de Windsor, revela um estilo de vida reservado, mas luxuoso.
Apesar de ter pago apenas o depósito e as obras, a residência apresenta sinais de desgaste. Notícias recentes indicam que o príncipe terá solicitado duas casas alternativas em Windsor, uma para si e outra para a ex-esposa, Sarah Ferguson.
André abriu mão do título de Duque de Iorque recentemente, enquanto as negociações com o rei sobre a sua saída continuam em curso.

