Governo quer mostrar bom comportamento ao "eucalipto" Merkel e à "bengala" Sarkozy
A dirigente nacional do partido "Os Verdes" Manuela Cunha considerou, esta quarta-feira, que o Governo, em termos de agenda europeia, só parece preocupado em mostrar bom comportamento ao "eucalipto" Merkel e à "bengala" Sarkozy.
Corpo do artigo
Em declarações aos jornalistas, no final de uma reunião com o primeiro-ministro sobre o Conselho Europeu de domingo, na residência oficial de São Bento, em Lisboa, Manuela Cunha comparou a chanceler alemã, Angela Merkel, a um "eucalipto que seca tudo à sua volta", usando o presidente francês, Nicolas Sarkozy, como "bengala".
Segundo "Os Verdes", o Governo PSD/CDS-PP parece estar preocupado em "mostrar simplesmente ao eucalipto e à bengala que somos bem comportados, tranquilizando assim o sector financeiro e as finanças da Europa".
Manuela Cunha disse que "Os Verdes" gostariam que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendesse a necessidade de "dinamizar" a economia portuguesa e "uma renegociação da dívida, com uma maior dilatação de prazos e de juros também" no Conselho Europeu de domingo.
E lamentou que o seu partido e o primeiro-ministro não tenham "o mesmo entender daquilo que é o interesse nacional e do que deve ali ser negociado".
Por outro lado, Manuela Cunha disse que "Os Verdes" trocaram impressões com Passos Coelho sobre a "problemática das alterações climáticas" e, a este propósito, criticou o plano de reestruturação dos transportes públicos do Governo.
"Todos os estudos indicam que ao nível da Europa Portugal será o país mais fustigado com as suas consequências [das alterações climáticas], nomeadamente a parte sul do país", referiu, acusando a União Europeia de ter posto "completamente de lado" este "dossiê".