Reunião do Conselho de Estado com a crise na agenda e todos os conselheiros presentes
A primeira reunião do Conselho de Estado desta legislatura começou esta tarde alguns minutos depois das 17 horas, como todos os conselheiros presentes para o encontro que tem a crise como único ponto de agenda.
Corpo do artigo
Ao todo são 19 os conselheiros do órgão político de consulta do Presidente da República, cinco eleitos pelo Parlamento, cinco designados pelo chefe de Estado e nove por inerência dos cargos que desempenham ou que ocuparam.
A reunião desta tarde do Conselho de Estado, que se reúne pela oitava vez desde que o Presidente da República tomou posse em 2006, tem como único ponto de agenda "Portugal no contexto da crise da Zona Euro".
Os conselheiros de Estado eleitos pelo Parlamento são António José Seguro, Manuel Alegre, Francisco Pinto Balsemão, Luís Marques Mendes e Luís Filipe Menezes.
Os conselheiros de Estado designados pelo Presidente da República são João Lobo Antunes, Marcelo Rebelo de Sousa, Leonor Beleza, Vítor Bento e António Bagão Félix.
O Conselho de Estado é ainda constituído por membros que o são por inerência dos cargos que desempenham ou que ocuparam: a presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira e os ex-Presidentes da República, Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.