O secretário-geral do PS admitiu, esta sexta-feira, que as pessoas vão reagir às medidas de austeridade anunciadas pelo primeiro-ministro e sustentou que o executivo está a seguir o caminho errado da Grécia, somando austeridade à austeridade.
Corpo do artigo
"Acho que as pessoas, naturalmente, vão reagir a estas medidas. Vivemos numa democracia em que as pessoas têm todo o direito a expressar a sua opinião, indignação e bater-se de acordo com o que consideram ser a sua acção cívica", respondeu o líder socialista.
O secretário-geral do PS criticou o Governo PSD/CDS por estar a seguir o exemplo grego no combate à crise económica e financeira do país.
"Quando se soma austeridade à austeridade é o caminho errado, é o caminho que a Grécia escolheu. Há uma divergência muito profunda entre mim e o primeiro-ministro, já que ele acredita que as medidas de austeridade resolvem os problemas das contas públicas e que, a partir daí, como que por automatismo, há crescimento económico. Isto não é verdade, como se nota na Grécia", considerou António José Seguro.
Em contrapartida, na perspectiva do líder do PS, "é preciso proceder no país à consolidação das contas públicas, introduzindo naturalmente medidas que geram austeridade, mas também adoptar uma agenda para o crescimento e o emprego, estimulando o sector exportador, em particular as pequenas e médias empresas que podem aumentar a produção nacional".
"Por isso, também considero fundamental que o IVA sobre a restauração [que tem uma taxa intermédia de 13%] não aumente. Trata-se de um sector muito importante ao nível do turismo e da actividade comercial em geral", frisou.