O secretário-geral do PS, José Sócrates, afirmou hoje, sábado, que, se formar Governo, avançará com o "licenciamento zero" para eliminar obstáculos burocráticos ao dinamismo económico e duplicará o número de creches com horário alargado.
Corpo do artigo
"O PS tem a ambição de duplicar as creches com horário alargado em Portugal", declarou José Sócrates na apresentação do programa eleitoral do PS, tendo ao seu lado o ex-comissário europeu António Vitorino, que foi o coordenador do documento.
Segundo o secretário-geral do PS, a duplicação do número de creches com horário alargado "será a melhor forma de responder às necessidades das famílias jovens que precisam de compatibilizar a sua vida profissional com a sua parte familiar".
"Faremos um esforço para a existência de mais creches com horário alargado em particular nas áreas metropolitanas. Nos contratos que o Estado faz com as Instituições Particulares de Solidariedade Social vamos prosseguir esta ambição", salientou o primeiro-ministro.
No capítulo da modernização da administração pública, designadamente na redução da burocracia e dos custos administrativos, José Sócrates declarou que, se os socialistas formarem Governo, "será lançado o programa do licenciamento zero".
"Vamos eliminar todas as licenças prévias a algumas actividades, substituindo-as por acções sistemáticas de fiscalização posterior ao início da actividade", explicou o primeiro-ministro.
Neste ponto, Sócrates disse que o programa terá primeiro incidência "em algumas actividades piloto", que não especificou, "por forma a que seja testado este sistema".
"Queremos dar um sinal que o Estado confia nos agentes que querem desenvolver pequenos negócios, que não lhe cria entraves e que defende a dinamização da actividade económica e valoriza o risco dos empreendedores", declarou o secretário-geral do PS.