Para as crianças, é um sonho concretizado de Natal; para quem circula nas estradas, é um perigo permanente: a neve cobriu esta sexta-feira o país, intensa no Norte, como não se via há muitos anos. Este sábado ainda vai nevar nas zonas do Litoral.
Corpo do artigo
É tudo devido à massa de ar polar inserida na circulação de um anticiclone localizado nas Ilhas Britânicas e que está a deslocar-se verticalmente por Portugal. Esse frio glaciar, que chegou súbito no início da semana e que ontem trouxe neve a muitas cidade do Norte - em Penafiel, não nevava há 25 anos; em Braga, há 15 -, vai manter-se hoje e amanhã de tarde, mas a temperatura subirá gradualmente a partir de domingo à noite. Além da neve, há gelo que está a encerrar muitas estradas (ver outro texto).
Segundo o Instituto de Meteorologia (IM), as hipóteses de neve ficarão esgotadas durante o dia de hoje, podendo nevar em todas as regiões do Litoral até ao Algarve, nomeadamente em Lisboa - mas a neve não estará afastada, até à tarde, do Norte e do Centro.
Cerca de 70% das estações da rede do IM registaram temperaturas mínimas inferiores a zero graus e das capitais de distrito, apenas Lisboa, Beja e Faro apresentaram mínimos positivos. Os valores da temperatura mínima para hoje variaram entre os 5 graus negativos da Guarda e os 3 graus positivos de Sines.
Neste contexto, metade do país está em alerta laranja (situação meteorológica de risco moderado e elevado; é o terceiro de um nível de quatro), com nove distritos nessa condição: Vila Real, Aveiro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa, Évora, Setúbal e Beja. Os restantes, a norte, no centro e em Faro, mantêm-se muito frios (Guarda e Bragança serão os distritos mais frios durante o dia de hoje, mas com avisos moderados de cor amarela).
Só Madeira e Açores apresentam cor verde, e temperaturas amenas, entre os 14 graus do Funchal e os 20 de Santa Cruz.