A portuguesa Jessica Augusto estreou-se este domingo na prova da Maratona de Atletismo de Londres com um oitavo lugar e o tempo de 02:24.33 horas, que lhe permite alcançar os mínimos para os Jogos Olímpicos de Londres2012 e para os Mundiais de Daegu.
Corpo do artigo
O tempo da campeã europeia de corta-mato é também a segunda melhor marca portuguesa de sempre, atrás da registada por Rosa Mota em Chicago (EUA), em 1985.
A queniana Mary Keitany venceu a prova feminina, com 02:19,19 horas, seguida da vencedora do ano passado, a russa Lilya Shobukhova, com 2.20,15, e da também queniana Edna Kiplagat, com 02:20.46.
Na prova masculina, a vitória foi para o queniano Emmanuel Mutai, com 02:04,39 horas, o quarto melhor tempo de sempre na distância e recorde da maratona londrina.O anterior máximo estava na posse do queniano Samuel Wanjiru desde a edição de 2009.
Nas posições seguintes ficaram os seus compatriotas Martin Lel, com 2:05.45 horas, e Patrick Makau, que ficou com o mesmo registo, tendo sido batido ao "sprint" sobre a linha de chegada.
O português Luís Feiteira desistiu após os 25 quilómetros, depois de ter passado na 30.ª posição da meia maratona, com o tempo de 01:05.51.