O BE disse esta quarta-feira que vê "a troika" em cada página da proposta de Orçamento do Estado para 2015 apresentada pelo Governo e "contas marteladas" por se tratar de ano eleitoral, além da habitual insensibilidade social.
Corpo do artigo
"Olhamos para cada uma das páginas e vemos 'troika' colocada em toda a medida, em toda a proposta. Vemos isso no ataque ao Estado Social. O Governo mantém todos os cortes que estavam em cima da mesa e, por exemplo, no caso da Educação ainda agudiza esses cortes", disse o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, nos Passos Perdidos do parlamento.
O OE2015 foi entregue esta quarta-feira à tarde na Assembleia da República e a ministra de Estado e das Finanças apresentou depois o último documento do género na presente legislatura em conferência de imprensa.
"É este o Governo que diz que uma das grandes medidas deste orçamento é colocar um teto nos apoios sociais não contributivos", condenou o deputado do BE, sublinhando a insensibilidade social do executivo da maioria PSD/CDS-PP.
Para o chefe da bancada bloquista, o OE2015 é também "irrealista".
"Basta olhar para o Governo que diz que a economia crescerá 1,5%, mas que desse crescimento teremos um aumento da receita fiscal de 4,7%. Ora, aqui percebemos o total irrealismo destas projeções e a ideia de que as contas estão a ser marteladas para que o Governo possa apresentar, em ano eleitoral, o orçamento que lhe interessa e não o que o país precisava", disse.