<p>A CP não conseguiu assegurar os serviços mínimos no dia da greve geral, afirmou uma fonte oficial da empresa ferroviária portuguesa.</p>
Corpo do artigo
Entre a meia-noite e as 18 horas de hoje, segundo uma porta-voz da empresa, "o programa regular da CP teria sido de 1199 comboios a nível nacional. Foram realizados 167, todos de serviços mínimos. Mesmo assim, a CP teria que assegurar mais 31 para cumprir o que foi decretado" em termos de serviço mínimo para o dia de greve.
No total, foram suprimidos até às 18 horas um total de 1034 comboios. Nenhum Alfa circulou hoje, quarta-feira, e apenas quatro Intercidades foram assegurados, dois a norte e dois a sul do país.
Os serviços mínimos privilegiaram a circulação nas áreas urbanas de Lisboa e Porto, concentrados nas horas de ponta da manhã e da tarde, acrescentou a mesma fonte.
"As expectativas são de regularização do serviço até ao final da manhã de quinta feira", afirmou a mesma fonte da CP.
A CGTP e a UGT realizam hoje uma greve geral conjunta contra as medidas de austeridade, anunciadas pelo Governo em Setembro. Esta é a segunda greve geral marcada pelas duas centrais. A primeira realizou-se há 22 anos contra o pacote laboral.