No restaurante aCozinha, em Guimarães, o toucinho do céu ganha tons contemporâneos
Em Guimarães, no restaurante aCozinha, o toucinho do céu adquire tons contemporâneos sob a chefia de António Loureiro. Combinado com frutas e sopas frias, este doce conventual é inserido num menu de degustação, que tem por tema a costa nacional.
Corpo do artigo
O toucinho do céu é confecionado de duas formas singulares no restaurante aCozinha, em Guimarães. Ora envolto em sopa fria de morangos e frutos vermelhos, acompanhado por gelado e merengue caseiro feito com as claras dos ovos utilizados no toucinho propriamente dito, ora coberto por gel de gengibre e gelado de citrinos, com merengue elaborado com as cascas destas frutas.
Contudo, e apesar de originais, estas recriações não são as primeiras apostas em doçaria conventual deste espaço. Sob as divisas de inovação, sustentabilidade e tradição, "quase todos os menus incluem uma sobremesa ligada à gastronomia nacional", como explica o chef António Loureiro, proprietário d"aCozinha. Acresce uma forte aposta nos produtos locais em todos os elementos do menu.
Devido à dimensão das cartas de degustação, por vezes compostas por 14 pratos, as sobremesas são abordadas de "forma mais ligeira e contemporânea, sem desvirtuar o conceito do doce". Assim, são combinadas com frutas, gelados e sopas frias, originando contrastes no sabor e na textura.
Com experiência profissional em todo o país e também no Brasil, António Loureiro contactou com a "gastronomia, as pessoas e os produtos de diferentes regiões", experiência que o motivou a inaugurar o restaurante em 2016, na cidade onde nasceu.
Os primeiros esboços do estabelecimento previam um espaço "que transmitisse o conforto de casa, de estar a cozinhar com todos em volta do fogão", e a ideia concretizou-se com uma cozinha revestida em vidro, para que os clientes pudessem assistir à confeção e empratamento.
Valorizando a costa nacional, aCozinha apresenta dois menus de degustação estival, de seu nome Aromas de Verão e composto, na sua maioria, por receitas de peixe, como a cavala e o bacalhau, bem como de bivalves. Já os vegetais alcançam protagonismo na entrada, com uma salada de tomates, com gelatina de pimento e gelado de pepino. Para pospasto, afiguram-se as recriações do tradicional toucinho do céu, que estará disponível até meados de outubro, momento em que entrará em cena uma nova carta.
Para enriquecer a experiência gastronómica, os menus podem ser acompanhados de um roteiro de vinhos selecionados pela casa, mediante preço adicional. O menu em formato vegetariano deve ser solicitado em reserva prévia.
aCozinha
Largo do Serralho, 4, Guimarães
Tel.: 253 534 022
Web: restaurante-acozinha.pt
Das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h, de terça a sábado
Menus a 110 euros e 140 euros, suplemento vínico a 55 euros e 70 euros, respetivamente