O primeiro-ministro e cabeça de lista do PS às eleições do próximo dia 27 disse esta tarde, num comício de rua em Portalegre, que se candidata a um novo mandato “para defender as políticas sociais daqueles que só sabem conjugar os verbos negativistas”.
Corpo do artigo
Embora sem nunca citar o nome de Manuela Ferreira Leite, foi bem claro que era à líder do PSD que se estava a referir quando falou “nos que se alimentam da descrença e do negativismo”. “Quem está aqui não está descrente nem pessimista. Não está aqui para dizer ‘pare-se’, ‘retroceda-se’, ‘ande-se para trás’. Está aqui para dizer ‘Avançar com confiança, Portugal”.
Falando em cima de um palco improvisado, montado num camião estacionado na Praça da República, Sócrates disse que os portugueses estão perante “uma escolha fundamental”. “Uma escolha de atitude, mas também uma escolha em favor do Estado social”, disse, garantindo que, com o PS no Governo, “ninguém ficará para trás nem à beira da estrada”. O primeiro-ministro reafirmou o seu compromisso na defesa do Estado Social, da escola pública e do Serviço Nacional de Saúde, “o que garante a equidade social”. “Este é o momento em que Portugal precisa de ser Estado, em que Portugal precisa do Estado Social que promova a justiça social”, clamou.
Embalado pelo entusiasmo das muitas pessoas que se concentraram na praça, hasteando bandeiras e gritando “PS”, o secretário-geral disse-lhes: “É para defender as políticas sociais que vos convoco”. A Miranda Calha, cabeça de lista do PS por Portalegre, coube o ataque directo à principal adversária. “A doutora Manuela Ferreira leite é o exemplo e o paradigma do passado que nós não queremos de volta a Portugal”, disse, para depois reafirmar: “Nós não queremos paralisar o país e o PSD e a doutora Manuela Ferreira Leite são o bloqueamento e a paralisação”. No comício participou também Rui Nabeiro, mandatário distrital do PS, que apelou no voto em Sócrates e garante grande apoio pelo menos em Campo Maior. O primeiro dia de campanha oficial de José Sócrates termina hoje com um comício na Escola Secundária Severim Faria, em Évora, com a presença de Carlos Zorrinho, cabeça de lista pelo distrito.
[videojn:1361031]
Sócrates num almoço caseiro
José Sócrates iniciou a campanha com um almoço "simbólico" em Mosteiros, no concelho de Arronches, distrito de Portalegre. Uma "homenagem" a uma terra no interior do país e um "sinal de companheirismo" para com apoiantes como Francisco Figueira, presidente da junta de Mosteiros há 16 anos, e anfitrião de um almoço verdadeiramente caseiro.