O Papa Bento XVI manifestou este domingo, em Roma, a sua "alegria" face à visita que fará a entre 11 e 14 de Maio, com passagens previstas por Lisboa, Fátima e Porto.
Corpo do artigo
Na saudação inicial do "Regina Coeli", na Praça de S. Pedro, no Vaticano, perante peregrinos de todo o mundo, o pontífice disse: "caros amigos, no coração deste mês mariano, terei a alegria de deslocar-me nos próximos dias a Portugal, visitando a capital Lisboa e o Porto, segunda cidade do país".
Depois, referiu-se a Fátima, "meta principal" da viagem, lembrando que o Santuário da Cova da Iria era "muito querido ao venerável João Paulo II".
Dirigindo-se aos fiéis presentes na Praça de S. Pedro, Bento XVI convidou os católicos a acompanharem a sua viagem, "participando activamente com a oração".
A deslocação, além de ser abordada em língua portuguesa, foi também referida por Bento XVI nas línguas italiana, inglesa e alemã.
"Peço as vossas orações pelo sucesso desta jornada, assegurando-vos as minhas orações a Nossa Senhora de Fátima por todo o povo de Deus", disse.
"A todos, sem excluir ninguém, saúdo cordialmente. Até breve, em Lisboa, Fátima e Porto", disse ainda o Bento XVI em Roma.