Viagem de Bento XVI mantém-se apesar dos constrangimentos no tráfego aéreo
O papa Bento XVI vai deslocar-se, como previsto, a Portugal, na terça-feira, apesar das perturbações no tráfego aéreo provocadas por nuvens de cinza de um vulcão na Islândia, afirmou o porta-voz do Vaticano.
Corpo do artigo
"No momento actual, não está prevista nenhuma alteração ao programa" da visita de quatro dias de Bento XVI a Portugal, declarou o padre Frederico Lombardi à AFP.
"Ontem à noite verifiquei, junto das autoridades competentes, e não há nenhum inconveniente previsto, o programa continua como estabelecido", acrescentou.
Bento XVI é esperado terça-feira em Lisboa, para uma visita que o levará a Fátima nos dias 12 e 13 de Maio e ao Porto, no dia 14.
A nuvem de cinzas do vulcão Eyjafjöll levou ao encerramento do espaço aéreo sobre o Porto, até às 13:00, onde foram afectados 66 voos, e ao cancelamento de 39 voos no aeroporto de Lisboa, disse hoje à Lusa o porta-voz da ANA.
O vulcão islandês recomeçou quinta feira a projectar grandes quantidades de cinza para a atmosfera, depois de uns dias de acalmia na actividade vulcânica.
Em abril, a emissão de uma nuvem de cinzas por este vulcão paralisou o tráfego aéreo na Europa durante uma semana, impedindo que milhares de passageiros prosseguissem para os seus destinos e provocando prejuízos avultados.