O Jogo ao Vivo

Covid-19

Fronteira com Espanha restringida a nove pontos de passagem controlados

Fronteira com Espanha restringida a nove pontos de passagem controlados

Eduardo Cabrita anunciou, esta segunda-feira, que as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha serão reduzidas a nove pontos, com controlo. Não são conhecidas as fronteiras que estarão abertas.

O atravessamento da fronteira estará limitado a mercadorias e trabalhadores, explicou o ministro da Administração Interna. "Economia deve ser mantida a funcionar pelo que é essencial garantir manutenção do transporte de mercadorias, nomeadamente a circulação de produtos alimentares", disse Eduardo Cabrita. Esta restrição de movimentos será aplicada, em articulação com as autoridades espanholas, ainda esta segunda-feira.

Sobre os aeroportos, foi anunciado pela ministra da Saúde, em conferência de imprensa conjunta, depois de uma reunião os homólogos europeus, que se irão manter as medidas de restrição de voos entre o nosso país e China e Itália. Serão reforçados os cuidados sanitários à chegada de passageiros a Portugal, com inquéritos epidemiológicos, observação visual e distribuição de folhetos de informação.

Sobre a ligação aérea a Espanha, ainda não foi tomada uma decisão final, mas tal ainda poderá acontecer esta segunda-feira.

De acordo com o boletim da situação epidemiológica no país, divulgado esta segunda-feira de manhã pela Direção-Geral da Saúde, o número de infeções com Covid-19 aumentou para 331 casos.

Depois de o primeiro-ministro ter anunciado que Portugal e Espanha iriam limitar a circulação na fronteira a mercadorias e trabalhadores transfronteiriços, Marcelo Rebelo de Sousa convocou, para quarta-feira, o Conselho de Estado, para discutir a eventual decisão de decretar o estado de emergência.

PUB

Na sexta-feira, o Governo o estado de alerta no país, colocando os meios de Proteção Civil e as forças e serviços de segurança em prontidão, e suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas a partir de segunda-feira, impondo restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.

Outras Notícias