Crise institucional entre presidente da República e Governo vai continuar. Marcelo Rebelo de Sousa prometeu estar atento: "Terei de estar ainda mais atento. Julguei que havia acordo no essencial, há uma diferença de fundo".
Corpo do artigo
O país estava em suspense. Marcelo Rebelo de Sousa falou, mas, como se esperava, não demitiu o Governo nem dissolveu o Parlamento. Das palavras do presidente da República ficou implícito que a vingança se serve num prato frio. Por isso, vai ficar "atento" e esperar que a comida seja feita em lume brando. Ou seja, que o Governo de António Costa acumule situações suficientes para justificar a "bomba atómica".
Enquanto os políticos portugueses andam entretidos em crises e crisinhas, o custo de vida continua a aumentar, principalmente depois do Banco Central Europeu ter anunciado nova subida das taxas de juro em 0,25 pontos percentuais. O JN explica tudo aqui.
E, apesar da crise política em que o país está mergulhado, as autoridades policiais e judiciárias não param. O Ministério Público acusou Marco "Orelhas", o filho Renato e seis outros arguidos da morte de Igor Silva. Se estão lembrados, o crime ocorreu na madrugada de 8 de maio do ano passado, nas imediações do Estádio do Dragão, durante os festejos da conquista do título de campeão nacional pelo F. C. Porto.
Estão também a despertar bastante atenção dois crimes macabros que envolvem corpos desmembrados e cabeças encontradas, no Cadaval e na Azambuja. Casos cheios de mistérios que, se não fosse verdade, dariam uma boa série policial escandinava.
Depois da descoberta de cerca de 4,2 toneladas de cocaína dissimuladas em paletes de bananas na segunda-feira, o JN foi procurar onde os traficantes escondem a droga. Chegou à conclusão que a fruta fresca é o melhor esconderijo.
Quem não está à procura de fruta fresca são os 45 mil pombos-correio que serão largados, este sábado, em Valência, no sul de Espanha, para sozinhos voarem até aos seus pombais, em Portugal. A prova, uma das maiores do Mundo, é organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) desde há sete anos.
No Porto, e um pouco por todo o país, está a chegar a festa dos estudantes. A Queima das Fitas do Porto não se resume, ao contrário do que se pode pensar, às noites no Queimódromo, onde se encontram os palcos. Há diversas iniciativas que se irão realizar a partir deste sábado até dia 13 de maio. Veja o que mais lhe interessa aqui.
A terminar, saiba porque a comentadora da TVI Cinha Jardim foi encontrada inconsciente no carro e está, neste momento, hospitalizada e em observação.
Boas leituras.