Nos últimos dias, um terramoto político com epicentro no Ministério das Infraestruturas tem vindo a agitar o país. As ondas de choque ainda se fazem sentir e há muita poeira no ar. Só depois de esta assentar poderemos dizer quais as consequências deste violento abanão e o que resta da relação entre Belém e São Bento.
Corpo do artigo
Esta manhã, depois do choque frontal da véspera, o primeiro-ministro tentou virar a página. "Ontem foi ontem, hoje é um novo dia e está tão bonito", afirmou António Costa, em Braga, no início de um conjunto de iniciativas integradas no âmbito da iniciativa "Governo Mais Próximo".
A oposição já deu provas de que não pretende deixar morrer o tema. O líder do PSD, Luís Montenegro, acusou o primeiro-ministro de fazer uma "fuga para a frente" e de querer "provocar eleições". O PCP recusa especular sobre uma eventual dissolução da Assembleia da República mas diz-se "preparado para todas as situações".
A bola está agora do lado do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa mostrou ontem o seu desacordo com a manutenção de João Galamba no Governo, mas a sua próxima jogada ainda é uma incógnita. Resigna-se ou contra-ataca? Descubra aqui quais são as ações e poderes ao alcance do Presidente.
Neste dossiê poderá encontrar os últimos desenvolvimentos da "Crise no Governo" e perceber o que nos vai restar quanto toda esta poeira assentar.
Lá fora, o mundo vive dias igualmente agitados e preocupantes. Na Rússia, o Kremlin diz que abateu dois drones nas imediações da Praça Vermelha, em Moscovo. As aeronaves não tripuladas teriam como objetivo assassinar o presidente Vladimir Putin, acusam as autoridades russas.
O Reino Unido está em choque com a história de Alfie Steele, um menino de nove anos que morreu após ter sido reiteradamente agredido e vítima de castigos "sinistros" ao longo de anos. A mãe e o companheiro estão em tribunal a responder por este macabro crime.
Por fim, na capital da Sérvia, um jovem de 14 anos pegou na arma do pai, foi até à sua escola e desatou a disparar. Matou oito crianças e um adulto e feriu ainda mais seis crianças e outro adulto. O atirador foi detido. Os motivos não são ainda conhecidos, mas o jovem teria uma lista de alvos a abater.