Corpo do artigo
É sinónimo de beleza e paz, mas também de perigo. O mar pode ser algo admirável mas por vezes pode causar uma tragédia, como aconteceu na última madrugada. Oito militares do Exército, durante uma folga, deslocaram-se à praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, e duas jovens decidiram ir molhar os pés. Acabaram sendo arrastadas pelas ondas. O mesmo aconteceu a dois amigos que tentaram ajudar. Três dos quatro militares foram resgatados, mas uma militar acabou por desaparecer. Foi resgatada durante a tarde, já sem vida.
Por falar em tragédias, foram detetados em Portugal, nos últimos quatro anos, 433 casos de mutilação genital feminina. O relatório da Divisão de Saúde Sexual, Reprodutiva, Infantil e Juvenil da DGS, publicado esta sexta-feira, revelou que, entre janeiro de 2018 e dezembro de 2021, foram detetados 433 casos de mutilação genital feminina em Portugal. Em média, a realização da mutilação ocorreu aos 8,4 anos de idade e muitas mulheres apresentaram sequelas. A maioria dos casos é feita na Guiné-Bissau, Guiné Conacri e Senegal.
Como seria de esperar o Orçamento do Estado foi aprovado esta sexta-feira, apenas com os votos favoráveis da maioria do PS. O Livre e o PAN abstiveram-se, enquanto os restantes partidos votaram contra.
No futebol, o Mundial continua a captar a atenção das pessoas. No Brasil, Neymar fez soar as sirenes com uma lesão no tornozelo. Esta sexta-feira, revelou-se que o avançado vai ficar de fora dos restantes jogos da fase de grupos. O Catar, país anfitrião, perdeu esta manhã com Senegal (3-1) e praticamente garantiu a eliminação do torneio, que viria a ser confirmada com o empate (1-1) entre os Países Baixos e o Equador.