Corpo do artigo
A notícia chegou às primeiras horas da manhã. Um deslizamento de terras e pedras de grandes dimensões atingiu brutalmente uma casa, em Esposende, onde se encontravam seis pessoas, provocando a morte a dois jovens, Susana e David, namorados, ambos com 22 anos.
Na habitação, encontravam-se os pais de Susana, os dois irmãos, de dois e 12 anos, a jovem de 22 e o namorado, da mesma idade, que lá pernoitava. A derrocada aconteceu nas traseiras da habitação, atingindo em cheio o quarto de Susana, no primeiro andar. Os restantes elementos da família foram resgatados sãos e salvos. Já as causas do sucedido terão ainda de ser apuradas. Os pormenores deste trágico episódio estão detalhados aqui.
O dia fica também marcado pelo adeus prematuro de Clarinha, a menina de seis anos, natural da Póvoa de Varzim, que sofria de paralisia cerebral e epilepsia e que ainda há poucos dias tinha motivado a realização de uma maratona solidária de cycling. "A nossa Clarinha partiu para o céu", anunciou-se, esta quarta-feira, na página "Juntos Vamos Vencer pela Clarinha".
Mais a sul, em Beja, destaque para uma grande operação da PJ no combate ao tráfico humano. Ao todo, 35 pessoas foram detidas, alegadamente por promoverem um esquema ilegal de recrutamento de imigrantes, que não só não recebiam os salários como seriam constantemente ameaçados. Leia mais aqui.
Não deixe de ver também os mais recentes desenvolvimentos no caso relativo ao acidente de viação que matou Sara Carreira, filha de Tony Carreira.
Saiba ainda que o site do Parlamento Europeu foi alvo de um ciberataque, ficando inacessível. O golpe ocorreu logo depois de os legisladores terem aprovado uma resolução a declarar a Rússia um país "promotor do terrorismo". Coincidência?
E porque, no meio de tudo isto, há um polémico Mundial de futebol a decorrer no Catar, convém lembrar este momento marcante protagonizado pela seleção da Alemanha, antes do arranque do jogo com o Japão. No final, ao contrário do que rezava Gary Lineker, antigo futebolista inglês, não ganharam os alemães (pelo contrário, somaram uma surpreendente derrota). Mas a honra de terem protagonizado uma das imagens mais marcantes da prova já ninguém lhes tira.
Já a Espanha goleou a Costa Rica. Entretanto, prosseguem as polémicas com Cristiano Ronaldo: agora, foi castigado pela federação inglesa de futebol com dois jogos de suspensão, devido ao incidente com um menino autista, adepto do Everton, ocorrido em abril. Resta saber se as sucessivas controvérsias que lhe têm marcado os dias pesarão quando, esta quinta-feira, se estrear no Mundial do Catar. Portugal defronta o Gana, às 16 horas. E já agora, terá a seleção portuguesa preparado alguma forma de protesto? Amanhã saberemos.
Boa noite, boas leituras.