Emídio GomesAlternativas, opções e consequências Percebemos as enormes dificuldades na gestão da pandemia, num tempo em que todos devemos ser solidários a combater as surpresas permanentes deste inimigo invisível e traiçoeiro.
Emídio GomesEntre barragens, montarias e refinarias Em tempos de vertigem mediática e de sucessivos acontecimentos críticos, quase me apetece dizer que entre as barragens de Trás-os-Montes, uma dita montaria e a refinaria da Galp, saia uma vacina para a TAP.
Emídio GomesA segurança e a sua perceçãoOs valores ligados ao conceito de segurança são bastante mais vastos do que os episódios correntes que nos assolam através dos média. Num mundo ideal poderíamos imaginar a vigilância policial como dispensável, dado que ninguém faria nada que a tornasse necessária. Mas, facto, sabemos que a realidade é diferente desse imaginário, o que faz com que a segurança constitua uma das mais importantes tarefas de um Estado de direito. Não devemos nunca esquecer que a primeira e mais primordial função de uma força policial é zelar pelo bem-estar de todos e cada um de nós.
Emídio GomesUma questão de confiança As polémicas recentes interferem com valores sensíveis como o da confiabilidade.
Emídio GomesPor um plano de desenvolvimento Em paralelo com o novo ciclo de programação de fundos estruturais, Portugal irá ainda dispor, no âmbito do plano de recuperação e resiliência, de um envelope financeiro adicional para estimular uma recuperação mais rápida dos efeitos negativos da pandemia covid-19.
Emídio GomesO difícil equilíbrio As medidas decididas pelo Governo para o combate ao crescimento de casos de covid-19, que decorrem da necessidade imperiosa de evitar roturas no funcionamento do sistema nacional de saúde, acabam naturalmente por criar dificuldades graves a um conjunto alargado de atividades económicas, o que constitui um dano colateral com consequências muito negativas no domínio económico e social.
Emídio GomesNos momentos difíceis saber olhar em frente O ressurgimento em força da disseminação da covid-19, com evidência para a Região do Norte, mas de forma global em todo o território nacional, mostra que o vírus continua a não dar descanso, sendo que se parece querer diminuir o nível de virulência, face aos indicadores de mortalidade e internados em cuidados intensivos, a tendência da natureza para ser compensadora mostra uma maior capacidade e facilidade de propagação e contaminação cruzada. Após o enorme esforço realizado durante o período de confinamento derivado do estado de emergência, seguido de uma acalmia até ao período de férias de verão, há naturalmente um sentimento generalizado de frustração com a intensidade desta segunda vaga.
Emídio GomesO "hub" do interior Os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior mostram que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, é a mais importante instituição de Ensino Superior de todo o interior continental, com uma solidez, potencial de agregação e criação de valor que devem merecer atenção por parte de todos.
Emídio GomesA importância das boas decisões A Comissão Europeia acordou na criação de um fundo de apoio financeiro que permita aos países da União uma recuperação mais rápida da situação económica e social, face aos inúmeros problemas resultantes do primeiro surto da pandemia covid-19 e os sobressaltos permanentes das alterações de novos casos e focos de contágio.
Emídio GomesEnfrentar a realidadeO início do ano letivo 2020-2021 vai obrigar-nos a ser capazes de enfrentar uma nova realidade, com o regresso de muitos milhares de alunos dos vários níveis de ensino à rotina habitual da partilha de espaços, mas desta vez com múltiplas condicionantes imanadas da ameaça de um vírus invisível, que se tem mostrado surpreendente na sua capacidade de multiplicação e ressurgimento, desde que no passado início de março alterou de forma significativa o nosso modelo de convívio em sociedade.
Emídio GomesUm sinal de esperançaOs primeiros indicadores sobre os candidatos a frequentar o Ensino Superior no próximo ano letivo são muito positivos, com um total de 62 675 estudantes registados no concurso nacional de acesso, o que comparado com os 51 291 em momento idêntico no ano anterior demonstra bem a relevância que esta importante faixa etária da população atribui à frequência de uma formação superior.
Emídio GomesMais que um clubeNum contexto diferente do habitual assistimos no início deste mês à celebração da final da Taça de Portugal, uma semana depois do campeonato nacional, em ambos os casos com vitórias merecidas do Futebol Clube do Porto.
Emídio GomesO desafio do futuro imediatoA realidade é sempre um momento de confronto com a verdade, com o mês de setembro cada vez mais perto e desta vez com a dose da anestesia das férias de verão bastante abaixo dos fluxos habituais da silly season. Teremos por isso de ser capazes de encarar os desafios imediatos como os mais importantes das nossas vidas, porque são aqueles que vamos ter que superar no presente.
Emídio GomesOs jovens e a pandemiaA população mais jovem é um dos ativos mais preciosos de um país, desde logo porque representa, pela simples mas contínua lei da vida, a garantia da renovação do nosso futuro.
Emídio GomesA organização da universidadeDurante muitos anos as universidades assumiram que a sua função primordial se concentrava na graduação dos recursos humanos que a ela acediam. Até à década de setenta o acesso o Ensino Superior era restrito e maioritariamente concentrado nas classes sociais mais elevadas. Só a partir daí se assistiu a uma massificação progressiva deste nível de ensino, muito marcada pelo arranque das "novas universidades", acompanhado pela instalação do ensino politécnico, parte do qual evoluiu posteriormente para ensino universitário. Para termos uma ideia dos valores em causa, temos que em 1978 se encontravam 81 582 alunos matriculados no Ensino Superior, passando este valor para 385 247 em 2019.
Emídio GomesA redescoberta do territórioEm fase de saída de um confinamento obrigatório, imposto pelos estados de emergência e calamidade, vivemos com intensidade os primeiros dias da redescoberta da liberdade de movimentos. São os vários passadiços serpenteando dunas, montanhas com vistas de cortar a respiração, ou as margens das muitas marginais dos rios. Ocupamos com alegria as esplanadas, passeamos a pé, ou de bicicleta, pelos espaços livres dos muitos arruamentos reservados para tal.
Emídio GomesFuturo da universidade é hojeO apoio do sistema científico no combate à pandemia foi a todos os títulos excelente, constituindo uma verdadeira trincheira de resguardo à designada linha da frente.
Emídio GomesA nova ordem económicaTentando evitar um ressurgimento da pandemia, recuperamos lentamente hábitos e atividades essenciais ao normal funcionamento da vida em sociedade.
Emídio GomesO desafio da normalidadeAs últimas semanas foram vividas numa espécie de tranquilidade confusa, com mistura de sensações e sobressalto permanente, fé e confiança, saídas pontuais e a medo de casa, olhando para os limites concelhios como as novas fronteiras.
Emídio GomesA difícil definição das fronteiras do EstadoA organização e intervenção do Estado é habitualmente palco de discussões temáticas mais ou menos aprofundadas, em função dos tempos que se vivem.
Emídio GomesA importância das cadeias de alimentação Quem acompanha o mundo da alimentação sabe que nunca a segurança alimentar dos produtos que hoje consumimos foi tão elevada, pese muitos laivos de saudosismo sobre os paladares da nossa memória.
Emídio GomesA difícil fronteira entre o cuidado e o pânico Estamos a entrar no "olho do furacão", desafiados para o combate a um temporal muito severo, no qual todos seremos poucos e se exige estarmos unidos no mesmo objetivo: ultrapassar a situação com o menor dano coletivo possível.
Emídio GomesUm teste aos desafios da globalização Em poucos meses, um vírus com origem num local remoto da China coloca em sobressalto a economia mundial e o seu funcionamento, com ameaças rápidas de potencial colapso em cadeias de fornecimento de bens.
Emídio GomesOs princípios da termodinâmica Aprendemos com as ciências de engenharia que sistema é qualquer parte limitada do Universo passível de observação e manipulação. Tudo o que não pertence ao sistema é denominado exterior e é dele separado pelas suas fronteiras.
Emídio GomesOs desafios da investigação colaborativaO Governo lançou o desafio aos setores público e privado para a constituição de consórcios, designados por laboratórios colaborativos, CoLab, visando a criação de uma nova rede de interfaces de investigação que coloque ao serviço do desenvolvimento económico a base sólida de conhecimento existente, ou resultado da atividade destas novas entidades.