O Governo Regional da Madeira mobilizou 110 máquinas e 250 camiões para os trabalhos de limpeza das ribeiras e estradas em toda a ilha, assolada pelo temporal no sábado, anunciou a porta-voz da tutela.
Corpo do artigo
Segundo Conceição Estudante, que é também secretária regional do Turismo explicou que o Governo está a coordenar directamente a intervenção nesta área, inclusive a das câmaras municipais.
Por outro lado, a Secretaria Regional de Educação e Cultura "está a acompanhar a situação e a coordenar a reabertura de todas as escolas e no próximo domingo, serão dadas novas informações quanto ao funcionamento da próxima semana".
Entretanto, a empresa de transportes públicos do Funchal já passou hoje a ter a sua capacidade operacional elevada a 60 por cento, com 39 carreiras a funcionar e o expresso entre a capital e a Camacha já foi retomado, bem como a ligação ao centro do Curral das Freiras, uma terra que ficou isolada do resto da ilha durante 48 horas.
A Secretaria Regional de Ambiente e Recursos Naturais já "assegurou a reposição da normalidade no que respeita ao fornecimento de água às populações, em articulação com os municípios, estando a situação praticamente resolvida, à excepção de alguns casos pontuais, nomeadamente na Ribeira Brava e Ponta do Sol, onde o respectivo fornecimento está a ser assegurado através de autotanques".
Na área da agricultura, mantêm-se abertas "as candidaturas aos apoios para os prejuízos registados", explicou.
A limpeza dos parques de estacionamento da cidade está a ser concluídos, nomeadamente os "trabalhos de extracção de águas e lama" do Shopping Anadia onde, ao contrário das suspeitas iniciais das autoridades, não foram encontrados corpos.
O temporal de sábado que assolou a Madeira causou 41 mortos, cujos corpos já foram enviados para o necrotério improvisado.
No total, existem ainda 17 casos de pessoas desaparecidas.