Três dos nove sinistrados do acidente de segunda feira na A25 que se mantinham ao inicio da manhã hospitalizados em Coimbra já obtiveram alta. Feita a ronda pelos hospitais, a grande maioria dos feridos do acidente da A25 teve alta durante a noite.
Corpo do artigo
Das três crianças que se encontravam no Hospital Pediátrico, apenas uma se mantém internada, nos Cuidados Intensivos, mas o seu estado é "estável e em breve deverá sair dos cuidados de suporte ventilatórios", informou, à Lusa, o director dos Cuidados Intensivos (CI), Farela Neves.
"A criança, de cinco anos, deu entrada com traumatismo facial e uma fractura de membro. Não apresentava traumatismo craniano ou outras lesões graves", apesar de ter chegado "ventilada", disse o médico adiantando que se prevê uma "evolução muito favorável" do seu estado.
Na mesma unidade pediátrica foram assistidas duas outras crianças, de três e de sete anos, uma com um traumatismo abdmoninal e outra com traumatismo facial, que já tiveram alta" hospitalar, acrescentou.
Dos seis feridos que esta manhã se encontravam nos HUC, um já obteve alta, outro encontra-se ainda a ser avaliado.
Dos restantes, um está internado nos cuidados intensivos, dois no serviço de neurocirurgia e outro na ortopedia.
Em Viseu permanecem apenas três internados
Em Viseu, dos 27 feridos que chegaram ao Hospital S. Teotónio, 24 tiveram alta durante a noite. "Temos apenas dois internados, mais uma criança na sala de observação", disse ao JN Luís Viegas das Relações Públicas do hospital viseense.
A criança está livre de perigo “à espera de observação por parte dos especialistas”, mas não inspira cuidados de maior e “poderá ter alta em breve”, disse Luís Viegas.
Os dois adultos estão internados no serviço de cirurgia e também "não inspiram cuidados de maior”, segundo as Relações Públicas do Hospital S. Teotónio. “Vão ficar em observações", acrescentou Luís Viegas.
Um feridos transportados para Águeda foi transferido para Hospital de S. João
O Hospital Distrital de Águeda informou hoje, terça-feira, que dos cinco feridos do acidente na A25 que ali deram entrada, quatro já tiveram alta e um foi transferido para o Hospital de S. João do Porto.
"Todos apresentavam ferimentos ligeiros", referiu à Lusa fonte da administração, acrescentando que uma das vítimas foi transferida para o "S. João" apenas por ser este o hospital da sua área de residência.
Situação resolvida no hospital de Aveiro
O director do serviço de Urgência do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, disse hoje que dos 23 feridos que ali deram entrada apenas uma mulher permanece internada a aguardar transferência para o hospital da sua área de residência.
Segundo Carlos Mesquita, deram entrada no Hospital de Aveiro 28 vítimas dos acidentes na A25, junto a Sever do Vouga. Destes, cinco eram vítimas mortais, duas continuam por identificar.
Dos feridos - 18 eram adultos e cinco crianças - quatro foram transferidos para os Hospitais da Universidade de Coimbra e os restantes tiveram alta, com excepção da mulher que aguarda transferência para a área de residência, no Porto.
"Nenhuma das crianças apresentava lesões de gravidade. Neste momento o que se refere ao hospital de Aveiro a situação está resolvida", acrescentou o responsável do Serviço de Urgência.
Mulher transportada para Santa Maria, em Lisboa, tem 25% do corpo queimado
A mulher ferida num dos acidentes ocorrido segunda-feira na A25 e transportada para o Hospital de Santa Maria "tem 25 % do corpo queimado, o que inclui cara, tronco e membros, e está ventilada", referiu a fonte do hospital.
A paciente, que chegou ao Hospital de Santa Maria cerca das 0.15, "vai fazer uma fibroscopia para ver se tem problemas nas vias respiratórias e será vista por uma equipa de oftalmologia por precaução", acrescentou.
O Hospital não avança muitas informações acerca da mulher já que ainda não está identificada, explicou a fonte da unidade.
Os acidentes ocorreram cerca das 16 horas de segunda-feira, junto ao nó de Talhadas, em Sever do Vouga, um em cada sentido, envolvendo mais de meia centena de veículos e provocando seis mortos e 72 feridos.
Segundo fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil, o primeiro choque ocorreu no sentido Aveiro-Viseu, registando-se o segundo, no sentido inverso, poucos minutos depois e a poucas centenas de metros de distância.