<p>O Benfica está em fúria. Numa medida inédita, foi pedido aos adeptos para que não se desloquem aos jogos fora de casa e está em equação a participação na Taça da Liga. Por seu lado, o governante Laurentino Dias foi considerado "persona non grata".</p>
Corpo do artigo
Luís Nazaré, presidente da Assembleia Geral, foi o porta voz do descontentamento, após um plenário dos órgãos sociais, que se realizou ontem ao final da tarde.
Num tom solene, anunciou várias medidas duras num comunicado de sete pontos, entre as quais solicitar aos simpatizantes para que apoiem o Benfica apenas na Luz. “Face à adulteração da verdade desportiva, queremos pedir aos sócios e adeptos que se abstenham de se deslocar aos jogos fora de casa. Não devem continuar a ser lesados, económica e emocionalmente”.
O presidente da Comissão de Arbitragem foi duramente atingido. “O senhor Vítor Pereira deve pronunciar-se sobre o que se passou (partida em Guimarães), sobre o que pensa fazer para o futuro e sobre o entendimento que tem – na forma e no tempo – sobre a homenagem promovida no dia 5 de Setembro, pela Associação de Futebol do Porto, ao senhor Olegário Benquerença”.
Os juízes estiveram sempre debaixo de fogo e as águias até podem falhar, por opção própria, uma competição: “Equacionamos, em face do desgaste e da falta de garantias de isenção na arbitragem agora evidenciadas, a participação na presente edição da Taça da Liga”.
Foi ainda pedida ao Ministério da Administração Interna uma audiência “para debater a violência de que a equipa tem sido alvo cada vez que se desloca ao Porto”.
Anunciou-se também a suspensão da negociação de direitos televisivos com a Olivedesportos. “Solicitamos uma avaliação no sentido de apurar a possibilidade do clube passar a gerir de forma autónoma os seus direitos audiovisuais”.
Campeonato atingido
Num texto longo, Laurentino Dias foi declarado “persona non grata”, por ter “abandonado” a anterior direcção da Liga e pelo facto da arbitragem não estar ainda nas mãos da Federação.
Finalmente, na opinião das águias, “a esperança de um campeonato sério ainda não morreu, mas foi fortemente atingida”.