<p>Paulo Bento deverá ser anunciado como seleccionador nacional até ao final da presente semana. Os contactos entre as duas partes têm avançado e o tempo corre contra a selecção, pois a pré-convocatória para a próxima dupla jornada será conhecida quarta-feira.</p>
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) desmente, e Paulo Bento também ainda não confirma, mas o JN sabe que, na noite de terça-feira, decorreu mais uma reunião decisiva para acertar os pormenores que conduzirão o ex-treinador do Sporting ao cargo de seleccionador nacional.
Os contactos têm decorrido entre a FPF e o empresário Jorge Mendes, que recentemente passou a representar Paulo Bento. Faltará um derradeiro encontro, no qual ficarão acordados os termos finais do contrato, assim como a definição do restante elenco que completará a equipa técnica. Esta deverá estar concluída nos próximos dias, porque é necessário preparar o duplo confronto com Islândia e Dinamarca, marcado para Outubro, e a convocatória deverá mesmo ser conhecida na próxima quarta-feira.
O JN sabe que, na noite de anteontem, realizou-se mais um encontro entre as duas partes. Na reunião, que teve lugar em Lisboa, foram estabelecidos os termos do acordo, que será válido até 2012. No mesmo encontro foram debatidos mais alguns pormenores do contrato, assim como as condições financeiras.
Assim, Gilberto Madail, presidente da FPF, vai oficializar nas próximas horas a contratação do ex-treinador do Sporting, altura em que serão anunciados os restantes elementos da equipa técnica. O novo seleccionador já será, desta forma, responsável pela pré-convocatória para o duplo confronto com Islândia e Dinamarca, inserido na qualificação para o Euro 2012.
Está assim encontrado o sucessor de Carlos Queiroz, que foi afastado da equipa das quinas após um longo e polémico processo e que está longe de se encontrar encerrado.
FPF nega...
A FPF negou, em comunicado publicado no seu site, que tenha chegado a acordo com "qualquer técnico" para substituir Carlos Queiroz na equipa nacional.
"Face a notícias veiculadas esta tarde, a Federação Portuguesa de Futebol informa que não há qualquer acordo estabelecido com qualquer técnico para assumir a função de seleccionador nacional", pode ler-se na nota.
A curta declaração federativa acrescenta que o "processo" de escolha do seleccionador é liderado pelo presidente da instituição, Gilberto Madail, garantindo que, "assim que estiver concluído, o nome do futuro responsável técnico será divulgado".
Lembre-se que Carlos Queiroz foi demitido na passada quinta-feira, por decisão unânime da direcção da FPF, no seguimento dos castigos disciplinares que lhe foram impostos pela Autoridade Antidopagem e pelo Conselho de Disciplina da FPF e do mau arranque de Portugal na qualificação para o Euro2012.