A Comissão Episcopal Portuguesa reagiu formalmente ao relatório da comissão independente que analisou os abusos. Ficou um pedido de perdão e algumas perguntas sem resposta.
Corpo do artigo
Era o momento que se esperava desde que a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos na Igreja entregou o seu relatório no passado dia 13 de fevereiro. A Conferência Episcopal Portuguesa, reunida em Fátima, reagiu ao relatório e pediu perdão às vítimas. Quanto ao que vai acontecer aos abusadores que ainda se encontram no ativo e de que forma as vítimas serão ressarcidas, ficaram várias questões com o esclarecimento adiado. Respostas escassas e um adiar de decisões. Em concreto, um pedido de perdão e a promessa de um ato público em abril. Sabe a pouco, perante a monstruosidade do que veio a público. Foram validados 512 dos 564 testemunhos recebidos em dez meses.
Não é possível, é certo, comparar a tragédia em que se transformou a vida destas pessoas abusadas por aqueles que as deviam proteger com qualquer outra realidade. Mas isso não nos pode fazer menorizar a vida difícil de muitos cidadãos. A falta de casas no mercado de arrendamento e o preço proibitivo dos imóveis disponíveis, como deixa claro o número recorde de pedidos de ajuda ao pagamento da renda verificado no Porto, aliada à falta de mão-de-obra para a agricultura e restauração, são fatores que, juntos, se transformam numa bomba-relógio. O serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) encontrou um grupo de imigrantes a viver em condições infra-humanas. Foi em Faro, onde 143 homens viviam num armazém. Pagavam 100 euros para dormir num beliche.
Seguramente pior vive-se no inferno da Ucrânia. Bernard Henry-Lévi está lá a preparar mais um filme sobre esta realidade cruel. Leia aqui a entrevista ao filósofo francês.
Basta de más notícias. Teremos sempre Pedro Pichardo para nos alegrar os dias. Depois de bater o seu próprio recorde, o cubano naturalizado português sagrou-se outra vez campeão da Europa no triplo salto em pista coberta, com um 'voo' de 17,60 metros. Foi nos campeonatos de atletismo de pista coberta, a decorrer em Istambul, na Turquia.
Para celebrar vamos ouvir Viviane. A cantora esteve na redação do JN a apresentar o novo álbum. Ouça aqui.
