Corpo do artigo
Há precisamente 20 anos, o metro começou a circular. A desconfiança perante o novo meio de transporte, que tornou a Área Metropolitana do Porto mais acessível, dá, duas décadas depois, lugar a carruagens cheias, o que se deve à crescente procura por parte dos passageiros.
Parece que foi ontem que as composições amarelas começaram a servir milhares de pessoas diariamente, mas a Metro do Porto não dá a obra por finalizada. De olhos postos no futuro - e na sustentabilidade - a rede vai estender-se com o crescimento da Linha Amarela, a construção da Rosa e os eventuais avanços na Rubi. Neste vídeo, a jornalista Adriana Castro comenta com mais pormenor a expansão que está para vir.
O futuro é feito de renovação, mas também de novos capítulos. Que o diga Cristiano Ronaldo. Aos 37 anos, o internacional português está a participar no quinto Mundial da carreira, porém, o nome do clube que o irá receber no final da competição continua guardado a sete (não fosse este o número da sorte do astro) chaves.
Uma coisa é certa: no Manchester United já faz parte do "passado", garante o treinador Erik Ten Hag.
No PSG, do "rival" Messi, também não terá lugar, escreve o jornalista Eduardo Pedrosa Costa. Logo se vê onde brilhará em 2023.
Faltam pouco mais de vinte dias para se iniciar um novo ano e a sensação é que 2022 passou num ápice. Os casos no Governo, uma crise económica sem precedentes e o início de uma guerra na Europa fizeram emergir algumas das maiores preocupações dos portugueses. Não é à toa que as pesquisas mais efetuadas no Google ao longo do ano sejam "Como aderir ao Autovoucher", "Como votar em 2022", "Putin" ou "O que é a NATO". Houve ainda tempo para se tentar saber mais sobre o "Bruno de Carvalho" e o "Big Brother".
Talvez os interesses dos portugueses não mudem muito no ano que se segue, já que a subida da inflação e a ofensiva na Ucrânia não deverão dar tréguas. A garantia surge do presidente russo, que nove meses depois assume a possibilidade do conflito escalar para uma guerra nuclear.
Por cá, ainda assim, esperam-se decisões revolucionárias. Esta quarta-feira, o texto final sobre a despenalização da morte medicamente assistida foi finalmente aprovado na especialidade. A proposta segue agora para a votação final global, que deverá ocorrer na sexta-feira.
Surge mais um esquema de burla na venda de carros usados, conta o jornalista Roberto Bessa Moreira. Esteja atento e saiba mais detalhes sobre este caso aqui.
Boas leituras!