Fernando Calado RodriguesInvestir na reinserção para fechar cadeias O Ministério da Justiça lançou na semana passada o "Roteiro para a Justiça". O seu início foi assinalado com a visita governamental a edifícios ligados à justiça, entre os quais os estabelecimentos prisionais de Viseu e de Bragança. Ambos têm obras de requalificação recentes. As de Bragança foram inauguradas no dia 18 de maio pela ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.
Fernando Calado RodriguesA santidade é para o dia a diaO Papa Francisco canonizou no domingo dez novos santos. Não passaram a ser santos a partir desse dia: já o eram! A Igreja limitou-se a reconhecer a sua santidade.
Fernando Calado RodriguesDeus não renega as pessoas LGBTJames Martin, um padre jesuíta, tem-se dedicado ao acolhimento de pessoas LGBT (lésbicas, gay, bissexuais e transgénero) que, por causa da sua orientação sexual, também são discriminadas dentro da Igreja.
Fernando Calado RodriguesAtaques ao jornalismo e à democracia O Papa Francisco lembrou no domingo, que também era o Dia do Trabalhador, todos os "operários que morreram no trabalho". Que ele considera "uma tragédia difundida, talvez demasiado".
Fernando Calado RodriguesA Igreja não deve facilitar com as máscaras O Governo decidiu "limitar a obrigatoriedade do uso de máscara" a determinados locais desde a semana passada. São eles "locais caracterizados pela especial vulnerabilidade das pessoas que os frequentam" e aqueles que têm uma "utilização intensiva sem alternativa".
Fernando Calado RodriguesPunir abusadores sexuais e quem os encobreA Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica em Portugal já apresentou as suas primeiras conclusões.
Fernando Calado RodriguesViver a Páscoa na dedicação ao outro A Igreja Católica está a viver a semana maior da sua vida litúrgica: a Semana Santa. Os fiéis são convidados a acompanhar, a par e passo, os últimos acontecimentos da vida de Jesus sobre a Terra, revivendo a alegria da sua Ressurreição.
Fernando Calado RodriguesO Papa envelhece sem perder ardor Cada vez mais envelhecido e com maior dificuldade em se movimentar, o Papa Francisco deslocou-se a Malta, o "coração do Mediterrâneo".
Fernando Calado RodriguesInvocar Maria para que a paz triunfe O Papa Francisco fez seu o lamento de todos os que sofrem pela "guerra, a fome, a injustiça e a miséria", particularmente os povos russo e ucraniano. Perante milhares de fiéis na Basílica e na Praça de S. Pedro, a que se uniram tantos outros no Santuário de Fátima e em todo o Mundo, o Papa consagrou ao Imaculado Coração de Maria "a Igreja e a humanidade inteira, de modo especial a Rússia e a Ucrânia".
Fernando Calado RodriguesReforma de Francisco passa a ser lei A reforma da Igreja - e particularmente da Cúria Romana - que o cardeal Jorge Mario Bergoglio, com outros cardeais, defendeu nas Congregações gerais antes do Conclave, que ditaria a sua eleição como Papa, tem agora forma de letra. Precisamente no dia em que se comemoraram os nove anos do início solene do seu ministério, no passado dia 19, o Papa Francisco publicou a Constituição Apostólica "Praedicate evangelium" (Pregai o Evangelho).
Fernando Calado RodriguesGuerra, o grande teste das liderançasA guerra na Ucrânia tem posto a nu a fragilidade de líderes políticos ocidentais sem visão estratégica e de futuro. Durante vinte anos, deixaram a cleptocracia apoderar-se da Rússia e até a apoiaram, a troco de miseráveis vantagens nacionais, ou pessoais. Hoje, com a falência das lideranças políticas, pede-se a intervenção das lideranças religiosas para mediar e pôr fim ao conflito. Os apelos foram dirigidos ao Papa Francisco e a Cirilo, o patriarca de Moscovo da Igreja Ortodoxa.
Fernando Calado RodriguesA fraternidade na imundice da guerra O núncio apostólico recusa-se a sair de Kiev. Lituano, D. Visvaldas Kulbokas não se considera um mero embaixador, mas a presença e a proximidade do Papa Francisco a um povo em guerra. Esta é a sua primeira nomeação como núncio, que assumiu apenas em junho de 2021.
Fernando Calado RodriguesQuaresma, guerra e as iniciativas do PapaA Quaresma deste ano inicia-se com um pedido do Papa Francisco, "aos crentes e não crentes", de fazerem jejum pela paz na Ucrânia. Além do jejum, encoraja os crentes "a dedicarem-se intensamente à oração" na Quarta-feira de Cinzas.
Fernando Calado RodriguesEscutar um Deus que fala pelo Mundo Ainda é cedo para decretar o fim da pandemia, mas é hora de a Igreja começar a repensar-se no pós-pandemia. Refletiu-se sobre este tema no Porto, no passado dia 18, aproveitando a passagem por aquela diocese de D. Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano. Uma espécie de vice-primeiro-ministro da Santa Sé.
Fernando Calado RodriguesReorientar para o bem comum Tantos recursos, tanto dinheiro e tanta inteligência utilizados para fazer o mal e causar danos às pessoas. Se fossem reorientados poderiam, em vez de o destruir, tornar este Mundo muito melhor.
Fernando Calado RodriguesReverter a asfixia das IPSSAs instituições particulares de solidariedade social (IPSS) desempenham um papel decisivo na inclusão social e substituem o Estado no combate à pobreza e no acompanhamento de crianças, jovens e idosos.
Fernando Calado RodriguesA longa espera pelo bispo Já são três as dioceses que aguardam a nomeação do seu bispo: Angra, Bragança-Miranda e Setúbal. Os fiéis destas dioceses, a avaliar pelo que tem acontecido, nomeadamente com Viana do Castelo, terão de esperar muitos meses até verem preenchidas as suas sedes.
Fernando Calado RodriguesPapa lança farpas à Esquerda e à Direita Na Assembleia Plenária da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), na passada sexta-feira, o Papa Francisco apoiou-se em três palavras num breve discurso em que desfiou vários assuntos que o preocupam, questionando "gregos e troianos".
Fernando Calado RodriguesA coragem de um bispo contra a covid-19 Um bispo italiano proibiu padres, diáconos e leigos não vacinados contra a covid-19 de darem a comunhão aos fiéis nas celebrações. Trata-se de D. Giacomo Cirulli, bispo de duas pequenas dioceses a norte de Nápoles.
Fernando Calado RodriguesO Papa no discurso da Esquerda radical No debate para as eleições legislativas entre os extremos da política portuguesa, Catarina Martins e André Ventura, a coordenadora do Bloco de Esquerda, citou por duas vezes o Papa. A primeira citação foi a conhecida frase "Esta economia mata". Aludiu depois a uma declaração de Francisco, em diálogo com jornalistas a bordo do avião, no regresso da viagem ao Chipre e à Grécia.
Fernando Calado RodriguesO acontecimento que renovará a Igreja O ano de 2022, que agora se inicia, será marcado por muitos dos acontecimentos relevantes do ano 2021. Alguns deles prolongarão os seus efeitos por vários anos.
Fernando Calado RodriguesPapa: a humildade e a lepra na Cúria A humildade é, para o Papa Francisco, a palavra que melhor traduz o Natal. Disse-o no discurso de felicitações natalícias à Cúria Romana na passada quinta-feira. O Papa utilizou a história do general sírio Naaman para ilustrar os que escondem, com a armadura do poder e a relevância social, a miséria humana que os corrói interiormente.
Fernando Calado RodriguesOs mártires do estacionamento em Braga O cónego João Paulo Abreu tem utilizado as redes sociais para se queixar das multas que a Polícia Municipal tem aplicado aos carros mal estacionados dos fiéis que vão à missa à Sé de Braga. Numa publicação no Facebook, no dia 12, dá a entender que a atuação da Polícia pretende "afastar as pessoas da Sé", o que lhe faz "lembrar o tempo dos primeiros mártires" e conclui que, assim, é "difícil ser-se Igreja".
Fernando Calado RodriguesA purificação e a inculturação do Natal O Papa Francisco pediu que não deixássemos inquinar o Natal pelo consumismo e pela indiferença. Fê-lo no encontro com as delegações que ofereceram a árvore de Natal e os presépios que estão expostos na Praça de S. Pedro e na Sala Paulo VI, no Vaticano, desde o passado dia 10.
Fernando Calado RodriguesPrecisam-se bispos que amem as periferias As duas dioceses mais periféricas do país estão sem bispo: Angra, a mais ocidental; e Bragança-Miranda, a mais oriental. Ambas ficaram sem bispo para prover as dioceses minhotas de Viana do Castelo e a metropolita Braga.