Fernando Calado RodriguesComo o Papa trata a homossexualidadeAfirmar que o Papa Francisco disse que a homossexualidade é pecado é o mesmo que garantir que na Bíblia se diz que Deus não existe. São vários os salmos em que aparece: "Deus não existe" ou "não há Deus". Contudo, é o insensato ou o ímpio que o afirma, não o autor sagrado. Algo semelhante se passou em relação às afirmações do Papa na entrevista à Associated Press (AP).
Fernando Calado RodriguesOs medos na Igreja e a coragem do PapaO Papa Francisco aceitou conversar sobre o medo com o psicólogo italiano Salvo Noé. O resultado dessa conversa é hoje lançado em livro sob o título "La paura come dono" - O medo como dom.
Fernando Calado RodriguesHá novo bispo nos Açores!Felizmente a Igreja é muito mais do que as primeiras páginas dos jornais destacam acerca dela. Nos últimos dias deram relevo ao padre acusado de abusos sexuais, agora apanhado a conduzir sob efeito de álcool. E também às polémicas em torno do livro publicado pelo secretário de Bento XVI.
Fernando Calado RodriguesQuem é o "chefe" da Igreja em Portugal?Neste Natal não houve a habitual mensagem do cardeal-patriarca de Lisboa. Colocou-se a questão se, finalmente, a RTP tinha cedido às críticas daqueles que discordam desse "privilégio" concedido à Igreja Católica.
Fernando Calado RodriguesBento XVI, um racionalista revolucionárioBento XVI foi uma personalidade demasiado complexa para ser enquadrado na categoria de conservador. Define-o melhor um profundo amor a Deus e à Igreja. As suas últimas palavras foram: "Signore ti amo!". Toda a sua vida foi gasta ao serviço da Igreja.
Fernando Calado RodriguesEsquecer os reclusos no NatalA solidariedade e a preocupação com os que sofrem e os mais pobres são temas constitutivos do espírito natalício. Por isso, não surpreende que este ano eles tenham sido mencionados na quase totalidade das mensagens natalícias dos bispos e administradores diocesanos.
Fernando Calado RodriguesNo Natal Deus fala pelo silêncioA originalidade do Cristianismo é um Deus que se faz verdadeiro homem. No dia de Natal é proclamada, no Evangelho da Missa do Dia, esta frase tão conhecida: "E o verbo (a palavra) fez-Se carne e habitou entre nós" (Jo 1, 14). Nesta celebração, antes do Evangelho escuta-se o início da Epístola aos Hebreus que diz: "Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por seu Filho" (Heb 1, 1).
Fernando Calado RodriguesDireito ao culto dos presos não é garantidoO Papa Francisco escreveu aos chefes de Estado do Mundo a pedir um "um gesto de clemência" para com os reclusos "que considerem aptos para beneficiar" de uma redução de pena. O Papa pretende com esta amnistia dar um sinal positivo "para que este tempo marcado por tensões, injustiças e conflitos se abra à graça que vem do Senhor".
Fernando Calado RodriguesContributo de Bragança para o episcopadoBragança rejubilou com a ordenação episcopal de D. Delfim Gomes, o primeiro, na história desta diocese, nascido e batizado nesta cidade. É também o primeiro padre a ser ordenado bispo desde que D. Ivo Scapolo assumiu, em agosto de 2019, a missão de Núncio em Portugal, representante diplomático do Papa no país.
Fernando Calado RodriguesA sinodalidade é um bom caminhoA sinodalidade pode mudar a face da Igreja, transformando o exercício da autoridade no seu interior. O Papa Francisco tem-na proposto e pedido em diferentes contextos.
Fernando Calado RodriguesSeminários para formar que tipo de padres?Os seminários têm de mudar. São um "modelo esgotado". É necessário encontrar "caminhos novos" para formar os padres da Igreja Católica. Estas são inquietações que, na semana passada, passaram pelo congresso internacional organizado em Braga para comemorar os 450 anos do seminário daquela diocese.
Fernando Calado RodriguesOuvir os pobres para erradicar a pobrezaOs bispos portugueses estão preocupados com as "grandes dificuldades por que passam as pessoas e famílias, instituições civis e eclesiais, provocadas pela crise atual". Expressaram esta sua preocupação na Assembleia Plenária que decorreu em Fátima.
Fernando Calado RodriguesConfirma-se a profecia de Ratzinger!As pessoas e particularmente os jovens estão a desvincular-se da prática religiosa e a Igreja Católica é, no nosso país, a comunidade mais afetada por esta tendência. A confirmá-lo foi apresentada, no dia 4, uma publicação do sociólogo Eduardo Duque, que também é padre da diocese de Braga e responsável nacional pela Pastoral do Ensino Superior.
Fernando Calado RodriguesPara uma nova geração de apóstolosTodas as dioceses de Portugal estão a viver a Semana dos Seminários. Todos os anos se promove esta iniciativa para que os fiéis tomem consciência desta instância formativa dos seus futuros pastores, apelando à sua oração e contribuição para esta causa da Igreja. É também um tempo oportuno para refletir sobre os próprios seminários.
Fernando Calado RodriguesJesus não olha ao registo criminalTerão de apresentar o registo criminal os voluntários e os trabalhadores envolvidos na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que decorrerá em Lisboa no próximo mês de agosto. Esta medida foi sugerida pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e é um dos resultados da parceria estabelecida entre esta associação e a organização da JMJ.
Fernando Calado RodriguesAbusos exigem determinação à Igreja!A crise que a Igreja Católica está a viver é uma oportunidade única para se credibilizar e regenerar. Tudo depende da forma como for vivida e, hoje mais do que nunca, como for comunicada.
Fernando Calado RodriguesFelizes os que são caluniadosNinguém está livre de ser acusado injustamente. Os cristãos podem aceitar e viver essas situações com serenidade e até alegria. Foram preparados para essa situação pelo próprio Jesus, perseguido e condenado iniquamente à morte.
Fernando Calado RodriguesQue mais poderia ter feito Ornelas?É surpreendente a notícia de que D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa esteja a ser investigado pelo Ministério Público por encobrimento de abusos sexuais de menores.
Fernando Calado RodriguesNão há idade para (re)descobrir a vocaçãoDuas religiosas, já sexagenárias, descobriram um novo sentido para a sua vocação na Costa, freguesia de Maceira, no extremo sul do concelho de Leiria.
Fernando Calado RodriguesPapa apela à coerência dos pastoresHá muitas razões para os jovens abandonarem a prática dominical. Desde logo a contestação dos valores recebidos, típica do crescimento humano e que caracteriza a adolescência.
Fernando Calado RodriguesCatequizar é muito mais que ensinarA catequese é uma das atividades mais importantes na vida da Igreja. No encerramento do congresso internacional de catequistas, que decorreu em Roma de 8 a 10 de setembro, o Papa desafiou os participantes a "nunca se cansarem de ser catequistas". Numa breve frase o Papa definiu o que não é, e o que é, a catequese: "A catequese não pode ser como uma hora escolar - é uma experiência viva de fé que cada um de nós deseja transmitir às novas gerações".
Fernando Calado RodriguesO Papa do sorriso queria reformarSão oito os papas que lideraram a Igreja Católica no século XX. Desses, quatro já foram reconhecidos como santos (Pio X; João XXIII; Paulo VI; e João Paulo II). Já corre o processo de beatificação de Pio XII. E, no passado domingo, foi declarado beato João Paulo I, o último passo para também ele vir a ser proclamado santo.
Fernando Calado RodriguesAs críticas à Igreja exigem ação!A Igreja Católica tem muito a ganhar em escutar os seus fiéis, os mais afastados e até os não crentes. É essa a convicção do Papa Francisco ao propor a consulta do mais vasto número de pessoas possível em ordem ao Sínodo dos Bispos de 2023.
Fernando Calado RodriguesTerá o patriarca o "cheiro das ovelhas"?Bastou saber-se que D. Manuel Clemente colocou nas mãos do Papa Francisco a sua continuidade à frente da diocese de Lisboa, para a opinião publicada passar a considerá-lo "demissionário". Começaram, então, a elencar os possíveis candidatos à sucessão.
Fernando Calado RodriguesIgreja em inovação no Algarve D. Manuel Quintas, bispo do Algarve, vai implementar uma reorganização territorial e pastoral da sua diocese. O documento que a apresenta chama-lhe uma "nova organização da pastoral paroquial em chave missionária".