Imagens

Últimas

Fernando Calado Rodrigues

Pio XII: Papa nazi ou amigo dos judeus?

A partir de hoje, estão à disposição dos estudiosos os documentos arquivados no Vaticano durante o longo pontificado de Pio XII (1939-1958). "O que poderá ser consultado são os arquivos das principais instituições da Santa Sé, a começar pelo Arquivo Central, o Arquivo Apostólico Vaticano, e a ela terão acesso, sem qualquer restrição de religião, de proveniência, de ideologia, isto é, de uma total abertura, os estudiosos qualificados", afirmou o cardeal D. Tolentino Mendonça, responsável pelo Arquivo Apostólico Vaticano, na conferência de imprensa sobre a disponibilização de todo este fundo documental.

Fernando Calado Rodrigues

Papa a descongelar o Vaticano II

A Igreja Católica tem vindo a redescobrir a importância da Palavra de Deus. Até ao Concílio Vaticano II, esta era uma marca distintiva dos protestantes: a centralidade dada ao livro sagrado dos cristãos e a preocupação que este fosse conhecido por todos. Foram eles que promoveram a sua tradução e fizeram com que fosse amplamente divulgada graças à invenção de Gutenberg, a imprensa. Deve-se a esse movimento protestante a primeira tradução da Bíblia em português. É a iniciada por João Ferreira de Almeida, concluída em 1748.

Fernando Calado Rodrigues

Consumo e laicismo escondem o Presépio

Nesta sociedade de consumo celebra-se o Natal, mas esconde-se o Presépio. Como um Deus nascido pobremente em Belém pode incomodar, prefere-se a árvore de Natal e as luzes que dela saltam para iluminar ruas, praças e edifícios. Substitui-se o Menino Jesus pelo Pai Natal, uma figura imposta por uma marca de refrigerantes. S. Nicolau, esse, o santo bispo que, disfarçado, dava presentes aos meninos mais pobres na noite de Natal, foi remetido para esquecimento.