José Manuel DiogoSobre a violência domésticaSão chocantes e envergonham Portugal as notícias da morte de mulheres assassinadas pelos seus companheiros, maridos e namorados. Mas isso é apenas uma parte do problema, que, sendo muito grave e a mais visível, não é a maior.
José Manuel DiogoO verdadeiro FrexitParis. 28 de Janeiro. 11 da noite. Os cartazes "Frexit" que Marine Le Pen usou na campanha de 2017, apelando à saída da França da União Europeia e que ainda se encontram colados por toda a parte, foram o mote para o diálogo com M., um franco argelino de terceira geração, motorista de Uber, zangado com a vida e participante ativo no protesto dos coletes amarelos.
José Manuel DiogoO carnaval do VAR O essencial do Carnaval não é pôr máscara, é esconder a cara. Deve ser por isso que nosso futebol é tão sujo como era o Carnaval de Ovar nos anos 50. Só que o Carnaval de Ovar mudou, quando os ovarenses tiveram vergonha, e no nosso futebol isso ainda não aconteceu.
José Manuel DiogoO hacker do Benfica está de olho em nósOs e-mails do Benfica estão em toda a parte porque a segurança informática do clube da águia é pior que a linha defensiva da sua equipa de futebol. Não resistem a hackers nem a avançados.
José Manuel DiogoObviamente feministaO segredo do sucesso está nas mulheres. O problema é que poucos homens sabem. As mulheres são um capital tão grande que, num abrir e fechar de olhos podiam transformar a sociedade, duplicar a inovação, aumentar o desempenho e fazer disparar a produtividade e o lucro.
José Manuel DiogoVão tomar banho!O que irrita mais é a ignorância. A forma como alguns portugueses desatam a falar como especialistas em temas brasileiros só porque os bisavós deles lá viveram, ou porque lá se fala português, é completamente patética.
José Manuel DiogoO Homem-Deus A ciência e a tecnologia estão a mudar para sempre a forma como nos relacionamos uns com os outros, mas também estão a transformar a nossa relação com Deus.
José Manuel Diogo2,8. A equação da sorteOlho o ano que em breve termina e penso no que se transformou desde o último solstício de inverno. Inexorável o tempo é um implacável metrónomo. Tudo se passa no seu compasso.
José Manuel DiogoA festa do mundoSe o mundo só tivesse 100 pessoas era tudo mais fácil de compreender. Um número redondo ajuda sempre. Convidei todos para uma festa cá em casa e ficou assim a guest list!
José Manuel DiogoO menino Wuant e o Sr. YoutudoO youtuber fez um filme e o caos instalou-se. O rapaz, de seu nome artístico Wuant, levantou a voz no alto da sua janela digital e gritou: a Internet vai acabar.
José Manuel DiogoPresidente, salvar o jornalismo é fácil!Presidente faça assim. O montante gasto em compras de notícias a grupos de comunicação social portugueses, até um determinado montante, passa a ser abatido aos impostos. Sim! Como se faz com as causas solidárias. E há alguma causa mais solidária do que esta?
José Manuel DiogoA tragédia de entre-as-pedreirasDiz-se que o acidente acontece quando a estrada muda de ideias. Esta é uma história assim.
José Manuel DiogoO futuro do associativismoNeste Mundo global onde as pessoas podem falar umas com as outras ao mesmo tempo e sem a mediação de ninguém, as associações estão na linha da frente da extinção social. Porquê?
José Manuel DiogoO samba da sorteA frase é atribuída ao músico brasileiro Tom Jobim: "Morar nos Estados Unidos é bom, mas é uma merda. Morar no Brasil é uma merda, mas é bom".
José Manuel DiogoSão Paulo, cidade criativa"Oi Zize! Benvindo à segunda maior economia da América Latina". Foi assim, com informalidade do Sul e sem papas na língua, que o então prefeito de São Paulo me apresentou à imensa capital do hemisfério sul, quando, há quase duas décadas, aterrei no aeroporto de Guarulhos. "A primeira é o Brasil".
José Manuel DiogoDia D. Plano BBolsonaro vai ser bom para a economia do Brasil, independentemente de isso ser mau para muitos brasileiros. Por muito que custe àqueles que amam a democracia a todo o custo, a vitória do ex-capitão vai fazer aumentar a confiança dos investidores e melhorar o ambiente económico no Brasil. O efeito que os resultados da primeira volta tiveram na Bolsa de Valores e no real são prova disso.
José Manuel DiogoBeijar ou não beijar, eis a questão!A polémica que se esbugalhou nos olhos de Fátima Campos Ferreira quando o professor universitário se levantou da bancada a demonizar as peles geriátricas dos avós, é muito mais importante que o seu esgar. Porque esse beijo não é uma questão de modo ou de estilo, é o reflexo mediático de uma mudança geracional.