José Manuel DiogoQue se lixe a República!O Tino de Rans insistiu na ideia de que se o presidente for eleito por menos de 50 % dos eleitores se deve "rasgar" a eleição como acontece nos referendos. Ele diz que "até tinha vergonha de tomar posse se não fosse eleito por mais de 50%". E tem razão para ter.
José Manuel DiogoA importância das presidenciaisEm Portugal os presidentes duram sempre 10 anos - Eanes, Soares, Sampaio e Cavaco - Marcelo pode mandar embrulhar a faixa. Difícil é ganhar a primeira. A segunda é um passeio.
José Manuel DiogoQuero a minha vacina. Já!Se os médicos estão a ser vacinados é porque a vacina é boa e eu também a quero. Os descrentes, a começar pelos próprios médicos, podem ficar descansados: nenhum político arriscaria, um milímetro que fosse, enfiar a "linha da frente" do combate à pandemia nos Cuidados Intensivos. O problema, portanto, não é se a vacina é boa, é quando a vacina vem.
José Manuel DiogoDesisto goldConceder vistos gold a quem investe em Portugal não é "vender" a nacionalidade, é uma forma inteligente de atrair capital estrangeiro a um país que é pequeno, pobre, periférico e que o turismo e a globalização puseram de novo no centro do mapa-mundo.
José Manuel DiogoMulheres a maisA Câmara de Paris foi multada por ter mulheres a mais. 90 mil euros por violar as regras nacionais sobre igualdade de género.
José Manuel DiogoPorque Cabrita se faz de morto?Finalmente demitiu-se a diretora do SEF. Exatamente nove meses depois de três maçãs podres do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras terem alegadamente espancado até à morte um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa.
José Manuel DiogoA mosca e a asneiraA infeção da diretora-geral evidência três coisas: que as conferências de Imprensa são inúteis, as medidas, infelizmente, ineficazes e a pandemia imparável. Para dizer o óbvio mais vale ficar calado.
José Manuel DiogoNa mão de DeusA notícia podia ser assim: o cumprimento mais anunciado da história vai finalmente acontecer. Pela primeira vez, a mão de Deus vai encontrar o seu criador. Depois de uma vida espetacular e atribulada, o polémico futebolista argentino Diego Maradona tem finalmente marcado o seu encontro com Deus. Saberemos por fim de quem era a mão que acabou com a Inglaterra.
José Manuel DiogoNão ao estado de emergência!Não é preciso ser especialista em saúde pública para perceber que uma doença em que 44% das pessoas não têm sintomas só se pode controlar testando toda a gente. Mas isso é possível?
José Manuel DiogoO geringalhoA troca de "tweets" cómicos com emojis fofinhos e a palavra fascismo entre Rui Rio - Líder do PSD - e o tipo do Chega tem apenas uma definição: perigo de morte. Visto aqui do Brasil ainda dói mais porque nem Bolsonaro consegue melhor.
José Manuel DiogoMundo partido ao meio Ainda ninguém sabe quem vai ganhar a eleição americana, mas a conclusão mais importante é fácil de tirar: a tecnologia torna as pessoas maniqueístas.
José Manuel DiogoBeira Muito BaixaO Alentejo Pouco Alto e a Beira Muito Baixa! O Interior de Portugal está mais vazio que a barriga de um pobre e, por cada dia que passa, há mais velhos a empurrar dias sem esperança.
José Manuel DiogoQuatros fora... nadaUma família vai a tribunal porque inventou quatro filhos. O casal, olhando as matemáticas da vida, deitou contas à sorte e percebeu que a melhor maneira - e mais lucrativa - de incrementar a já pouca população portuguesa era inventar filhos, em vez de os fazer.
José Manuel DiogoMais sorte que o CR7Quando em fevereiro o país fechou e o estado de emergência foi declarado ainda não sabíamos porquê. Mas a China tinha comprado todas as máscaras e todos os ventiladores que existiam na Europa e nos Estados Unidos e, nessa altura, se não ficássemos fechados em casa a taxa de infeção ia ser tão grande que ia haver uma desgraça.
José Manuel DiogoO dilema de Bruna A minha amiga Bruna, brasileira, paulista, carioca por trabalho, tem um dilema: explicar a si própria porque apoia Bolsonaro. Até me disse que se eu continuar a dizer mal dele - coisa que pratico com abundância na minha coluna semanal na revista brasileira "IstoÉ" - um dia destes não me deixam entrar no Brasil.
José Manuel DiogoVergonha espetacularDeu vontade de rir, mas sobretudo deu vontade de chorar. O primeiro debate entre os candidatos a presidente dos Estados Unidos da América foi uma vergonha espetacular.
José Manuel DiogoRui Pinto PandoraAndamos tão distraídos com coisas sérias que não estamos a dar a devida atenção ao julgamento do caso Rui Pinto.
José Manuel DiogoNão, senhor primeiro-ministro!Não é por ser amigo do João Soares que me indigno. Nem por ser do Sporting Clube de Portugal. Nem por conhecer alguns lesados do BES. Nem por não gostar do género pato-bravo do senhor Vieira, do seu glamour saloio ou dos seus múltiplos processos em tribunal.
José Manuel DiogoContra a covid... testar, testarA vacina contra a covid vai demorar muito mais do que pensávamos e a pandemia não se vai embora tão depressa.
José Manuel DiogoO medo da escolaA escola sempre foi novidade e futuro, mas desta vez é medo. O diretor de uma escola pública, homem experimentado na organização de anos letivos, diz na rádio que com turmas de 28 alunos não há maneira de os sentar a um metro de distância uns dos outros. Nem maneira, nem secretárias, nem mesas, nem cadeiras, nem salas. É impossível.
José Manuel DiogoCosta contra Costa Lidar com a pressão não é fácil e ser político é uma profissão de desgaste rápido. Devia ser bem paga e ter seguro contra todos. Pelo menos, contra jornalistas mal-intencionados.
José Manuel DiogoCamarada covid Há uma anedota que se conta sobre a estupidez e a demagogia dos políticos. Num comício inflamado, um camarada presidente, dirigindo-se aos camaradas não presidentes, berra ao megafone no palanque festivo.
José Manuel DiogoO fim do pesadeloVão continuar a morrer pessoas com covid, mais do que morreram até agora, mas a vida vai prosseguir como era antes. A segunda, a terceira e a quarta vagas até poderão ser mais devastadoras e mortíferas, mas como não virão embrulhadas no manto do desconhecido, viveremos melhor com elas. O Mundo não vai mudar assim tanto.
José Manuel DiogoEl rey pasmadoNão há nada mais sexy que um rei em desgraça. Qual "rey pasmado", o antigo monarca de nuestros hermanos, Juan Carlos, veste hoje a mesma pele do seu antecessor Filipe IV, que também se viu em problemas por causa da sua excêntrica devoção a causas mundanas.
José Manuel DiogoPouca-vergonha sem explicação Porque é que um negócio anunciado como "sem risco" para os contribuintes se tornou numa pouca-vergonha sem explicação?