José Manuel DiogoPobres, pobres, pobres. Por dentro e por foraÉ escandaloso. Comparando a definição oficial de "pobre" da União Europeia - escrevo-a no final deste texto - com as conclusões do estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (sobre a pobreza em Portugal), morre-se de vergonha.
José Manuel DiogoFraco, machista e pouco cavalheiroEram três líderes e duas cadeiras. Dois homens e uma mulher. E a mulher ficou de fora.
José Manuel DiogoO último pinhal de Lisboa O surf vai acabar em Carcavelos? Carlos Carreiras vai perder as eleições? Alguém vai ficar muito rico? Afinal o que está a acontecer no último pinhal de Lisboa?
José Manuel DiogoO que acontece no BrasilO que acontece no Brasil é grave, mas não é assim tão grave como parece e menos do que a Imprensa portuguesa (e europeia) nos quer convencer.
José Manuel DiogoVacinem quem trabalha!A política de vacinação na Europa (e no Mundo ocidental) está errada. Errada porque assenta numa aparente boa premissa moral, mas que realmente se baseia no medo.
José Manuel DiogoMulheres ao poder!É preciso dar mais poder às mulheres. Sem elas na liderança a inovação não consegue ganhar à tradição e os velhos modelos continuarão a puxar-nos para trás. Precisamos das mulheres para mudar Portugal. Por favor, apareçam!
José Manuel DiogoSó eu sei porque fico em casaO Sporting Clube de Portugal é um caso de estudo. Tem a melhor escola de talentos e os melhores atletas. Mas tem os piores dirigentes, o pior presidente, os piores sócios e os piores adeptos. Mal o público saiu da bancada e o presidente deixou de aparecer na televisão, a equipa nunca mais parou de ganhar.
José Manuel DiogoA bailarina da morteAs pandemias têm três vagas: a sanitária, a económica e a psicológica e nós ainda só estamos na primeira. As duas que faltam são muito piores.
José Manuel DiogoA bófia e as câmaras Num tempo onde todas as mensagens são guardadas pelo menos 15 dias (ninguém sabe bem onde) e todos os telefones são escutados permanentemente (ninguém sabe bem por quem) - porque é que rebenta um escândalo por causa de os polícias usarem câmaras nos uniformes?
José Manuel DiogoXangai, BobadelaUm comboio saído da China chegou a Lisboa. Apesar disso, o facto passou despercebido em quase todas as notícias. Como não metia nem uma namorada falecida do Boateng, nem o adiamento das autárquicas de Rui Rio, ninguém ligou nenhuma à viagem, mas o que ela representa é mesmo muito importante.
José Manuel DiogoO inferno portuguêsEsta é a história de um bandido que morre e vai para o Inferno. Mal abre os olhos - logo depois de os ter fechado para sempre -, percebe que se encontra num tribunal. Ao lado, outros facínoras como ele escutam da boca do próprio Diabo a pena eterna que lhes cabe pelos seus pecados.
José Manuel DiogoO bom presidentePortugal vive o período mais terrível da pandemia, os dias mais difíceis que enfrentámos em todo o século XXI, mas esta semana algo de maravilhoso aconteceu.
José Manuel DiogoÉ verdade, a América é grande outra vez"A verdade é diferente e melhor que a mentira". Disse Joe Biden ao tomar posse como presidente dos Estados Unidos. "A verdade deve prevalecer". Talvez o pesadelo tenha acabado e a partir de hoje possamos de novo pensar em sorrir. Afinal não vale tudo. A América é grande outra vez.
José Manuel DiogoQue se lixe a República!O Tino de Rans insistiu na ideia de que se o presidente for eleito por menos de 50 % dos eleitores se deve "rasgar" a eleição como acontece nos referendos. Ele diz que "até tinha vergonha de tomar posse se não fosse eleito por mais de 50%". E tem razão para ter.
José Manuel DiogoA importância das presidenciaisEm Portugal os presidentes duram sempre 10 anos - Eanes, Soares, Sampaio e Cavaco - Marcelo pode mandar embrulhar a faixa. Difícil é ganhar a primeira. A segunda é um passeio.
José Manuel DiogoQuero a minha vacina. Já!Se os médicos estão a ser vacinados é porque a vacina é boa e eu também a quero. Os descrentes, a começar pelos próprios médicos, podem ficar descansados: nenhum político arriscaria, um milímetro que fosse, enfiar a "linha da frente" do combate à pandemia nos Cuidados Intensivos. O problema, portanto, não é se a vacina é boa, é quando a vacina vem.
José Manuel DiogoDesisto goldConceder vistos gold a quem investe em Portugal não é "vender" a nacionalidade, é uma forma inteligente de atrair capital estrangeiro a um país que é pequeno, pobre, periférico e que o turismo e a globalização puseram de novo no centro do mapa-mundo.
José Manuel DiogoMulheres a maisA Câmara de Paris foi multada por ter mulheres a mais. 90 mil euros por violar as regras nacionais sobre igualdade de género.
José Manuel DiogoPorque Cabrita se faz de morto?Finalmente demitiu-se a diretora do SEF. Exatamente nove meses depois de três maçãs podres do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras terem alegadamente espancado até à morte um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa.
José Manuel DiogoA mosca e a asneiraA infeção da diretora-geral evidência três coisas: que as conferências de Imprensa são inúteis, as medidas, infelizmente, ineficazes e a pandemia imparável. Para dizer o óbvio mais vale ficar calado.
José Manuel DiogoNa mão de DeusA notícia podia ser assim: o cumprimento mais anunciado da história vai finalmente acontecer. Pela primeira vez, a mão de Deus vai encontrar o seu criador. Depois de uma vida espetacular e atribulada, o polémico futebolista argentino Diego Maradona tem finalmente marcado o seu encontro com Deus. Saberemos por fim de quem era a mão que acabou com a Inglaterra.
José Manuel DiogoNão ao estado de emergência!Não é preciso ser especialista em saúde pública para perceber que uma doença em que 44% das pessoas não têm sintomas só se pode controlar testando toda a gente. Mas isso é possível?
José Manuel DiogoO geringalhoA troca de "tweets" cómicos com emojis fofinhos e a palavra fascismo entre Rui Rio - Líder do PSD - e o tipo do Chega tem apenas uma definição: perigo de morte. Visto aqui do Brasil ainda dói mais porque nem Bolsonaro consegue melhor.
José Manuel DiogoMundo partido ao meio Ainda ninguém sabe quem vai ganhar a eleição americana, mas a conclusão mais importante é fácil de tirar: a tecnologia torna as pessoas maniqueístas.
José Manuel DiogoBeira Muito BaixaO Alentejo Pouco Alto e a Beira Muito Baixa! O Interior de Portugal está mais vazio que a barriga de um pobre e, por cada dia que passa, há mais velhos a empurrar dias sem esperança.