<p>A tempestade que causou hoje, sábado, pelo menos 32 mortos na ilha da Madeira é apenas mais uma capítulo de uma série de inundações e enxurradas que ocorreram nos últimos anos.</p>
Corpo do artigo
Segundo dados do blogue "Madeira, gentes e lugares", que faz uma cronologia dos desastres naturais no arquipélago, há relatos de enxurradas desde 1611, mas os mais recentes e que ainda estão na memória dos madeirenses foram os de 29 de Outubro de 1993 e 06 de Março de 2001.
2009 - 22 Dezembro: No concelho de S.Vicente, na zona norte da Madeira, a ribeira inundou vários acessos na localidade e a queda de uma árvore danificou duas viaturas, sem provocar danos pessoais Também na freguesia da Madalena do Mar, no concelho da Ponta do Sol, a ribeira transbordou devido à forte chuva, deixando a população da localidade apreensiva, mas a situação neste momento mais calma.
O Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos ficou isolado devido a uma derrocada,
2008 - 07, 08 e 09 de Abril. Um grande temporal assolou o Arquipélago da Madeira. A precipitação, caiu em abundância nos concelhos da Ribeira Brava, São Vicente, Câmara de Lobos, Funchal e Santa Cruz.
2007 - Nos dias 18, 19 e 20 de Novembro, as fortes chuvas que se fizeram sentir com grande intensidade nestes dias na Madeira, provocaram várias derrocadas na Estrada Regional, entre a Encumeada e o Paul da Serra (ER 228), sendo esta encerrada a todo o trânsito. Os ventos fortes derrubaram várias árvores, tendo uma delas destruído cabos de alta tensão no sítio do Curral dos Romeiros.
No Funchal houve várias inundações com "arrastamento de lama" que danificaram algumas viaturas na zona oeste da cidade.
A 22 de Novembro uma derrocada ocorreu na zona do Parque Empresarial da Zona Oeste (PEZO), junto à Ribeira Socorridos, provocando dois mortos e um ferido ligeiro, e soterrando várias viaturas num parque de estacionamento de uma empresa de construção civil.
2003 - 24 de Outubro. Devido ao mau tempo que se fez sentir no dia 23, uma derrocada arrastou para o Mar, uma viatura ligeira com dois passageiros na estrada junto ao Véu da Noiva, no Seixal.
2001 - 6 de Março. Um forte temporal abateu-se sobre S. Vicente e o Curral das Freiras. A história repetiu-se 72 anos depois no vale de S. Vicente. Nesta localidade do norte da ilha da Madeira ocorreram enxurradas no sítio do Loural - Rosário, que ao atingir a Via Expresso Funchal - S. Vicente, empurrou automóveis para a ribeira provocando 2 mortos e 2 desaparecidos.
No Curral das Freiras uma outra enxurrada soterrou e arrasou várias habitações no sítio das Balseiras onde ficaram desalojadas cerca de 50 pessoas.
Simultaneamente, ocorreram movimentos de vertente em vários sítios em S. Vicente e no sítio do Pico do Furão, Curral das Freiras. Nesta localidade os habitantes foram evacuados por razões de segurança.
1993 - 29 de Outubro. Um aluvião, considerada uma das mais violentas que atingiu a Madeira afectou a cidade do Funchal em particular, que ficou irreconhecível. O temporal fez oito mortos e cerca de 400 desalojados além de elevados prejuízos em infraestruturas públicas e instalações do sector privado. O total de prejuízos ascendeu a quase seis milhões e meio de contos.