Ex-vice-presidente norte-americano salienta "a urgência" na actuação dos principais países emissores de dióxido de carbono para conter o aquecimento climático.
Corpo do artigo
"Precisamos de tomar decisões políticas à escala do planeta para tentar obter as alterações necessárias e fazer com que os países chave do mundo resolvam a crise", declarou o prémio Nobel da Paz 2007 numa entrevista à cadeia televisiva France 3.
"Há mudanças significativas, nos EUA e na China, mas estas mudanças não vão tão longe como poderíamos esperar", referiu Al Gore.
"A cada dia a crise agrava-se com 90 milhões de toneladas de poluição que vão para a atmosfera e a comunidade científica advertiu que as consequências podem ser piores e conduzir à catástrofe, se não agirmos com urgência", disse.
Representantes de 192 países estão reunidos em Copenhaga, até 18 de Dezembro, para concluir um acordo que deve entrar em vigor antes de expirar o Protocolo de Quioto, em Janeiro de 2013, para travar de forma vinculativa as emissões de dióxido de carbono.