A duas jornadas do final do campeonato, com seis pontos em disputa, José Peseiro olha para a classificação, vê quatro pontos de atraso para o Paços e verifica o óbvio, entre resignação e esperança num tropeção alheio. "A situação é esta e temos de encará-la. Temos de ganhar ao Nacional e esperar que o Paços possa perder pontos", afirma o treinador do Braga.
Corpo do artigo
"Nem vale a pena gastar atenção com o que possa fazer o nosso adversário direto", insiste José Peseiro, referindo-se ao jogo que o Paços de Ferreira disputará, em Coimbra, com a Académica, à mesma hora que o Braga defrontará o Nacional, este sàbado (18.15 horas), no Estádio AXA.
Para José Peseiro o último jogo da época no Estádio AXA só pode ser encarado com uma equação simples: "Temos de ganhar. Se não ganharmos, estamos fora da luta pelo terceiro lugar e pelo objetivo de qualificação para o play-off da Liga dos Campeões. Pressão? Este jogo é decisivo e uma equipa boa tem de saber jogar sob pressão".
O treinador do Braga reclama concentração à equipa e adivinha "um jogo complicado", "com "um adversário perigoso". "O Nacional - observa Peseiro - não será diferente do que defrontámos na Madeira. Tem avançados rápidos e verticais, com transições muito velozes. É uma equipa perigosa".
E se no penúltimo desafio da liga se pode jogar uma época inteira, José Peseiro recusa fazer balanços. "Não é tempo de fazer essas avaliações", diz o treinador, também muito pressionado pelo desfecho da temporada. O próprio admite que a Taça da Liga pode não passar de uma aspirina se o Braga não chegar ao play-off da Champions. "Ganhámos um troféu, mas tão importante ou mais é ficar no terceiro lugar", verifica o treinador.
Do que derem os dois últimos jogos da liga também poderá depender o futuro do treinador, sempre muito escrutinado mas também muito defendido pelos jogadores. A última defesa pública do técnico veio de um dos capitães, o médio Custódio, que pediu a permanência de Peseiro na próxima época. "Não comento isso. Mas é sempre bom ouvir elogios e saber que as pessoas gostam de nós", rematou técnico.
A equipa do Braga treina esta tarde de sexta-feira no Estádio AXA, à porta fechada. No final do treino, será divulgada a lista de jogadores convocados para o jogo com o Nacional.