Rui SáPresidenciais: o que está em causaFazendo uma reflexão sobre as presidenciais, constato que votei nas mesmas de modos muito diferentes. De facto, em 1986 votei em Soares quando na segunda volta estava em causa a defesa do regime democrático.
Rui SáDebates presidenciais: um balançoAssisti, em direto ou em diferido, a todos os debates entre os candidatos à Presidência da República.
Rui SáAssim não!Por força da pandemia, que naturalmente limita o impacto da campanha eleitoral das presidenciais, dificultando um contacto mais direto dos candidatos com os eleitores, as entrevistas e os debates na Comunicação Social, particularmente nas televisões, assumem uma maior importância. Infelizmente, pelo que tenho visto, as coisas não estão a correr bem, muito por responsabilidade dos jornalistas que têm conduzido as entrevistas e os debates.
Rui SáTanta hipocrisiaA Câmara do Porto emitiu a licença de construção da segunda fase do edifício da Arcada, o que permitirá a construção de uma torre com 16 andares na marginal do Porto, junto à ponte da Arrábida. Um crime urbanístico que ferirá profundamente a marginal e apoucará um monumento nacional e um dos ex-líbris do Porto.
Rui SáOutra vez a SelminhoFoi para mim uma surpresa a notícia do despacho do Ministério Público acusando Rui Moreira do crime de prevaricação relacionado com o caso Selminho.
Rui SáA brincar às pontesNo suplemento "Dinheiro Vivo" do JN do passado dia 24 surge uma notícia com o título "Metro do Porto: concurso para a nova ponte no Douro avança em fevereiro". Lendo a mesma constato que foi redigida na sequência de uma intervenção do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, na Ordem dos Engenheiros.
Rui SáDesonestidade intelectualNo passado sábado, vinha a conduzir e apanhei, na Antena 1, o programa "Geometria variável", moderado por Maria Flor Pedroso e onde intervém Carlos Coelho, do PSD, e Nuno Severiano Teixeira, do PS.
Rui SáA faca, o queijo e a mãoNa minha vida, votei dezenas de orçamentos municipais. São momentos politicamente exigentes em que se colocam duas situações.
Rui SáCrime hediondoAbsortos (a palavra talvez seja alienados) pelas notícias do dia (agora é mais do minuto...) que cada vez são mais a espuma da realidade, passamos, indiferentes, por coisas verdadeiramente importantes em que o que está em causa são os valores da democracia.
Rui SáO Porto precisa de mais habitação socialHá mais de vinte anos que ando a dizer que a falta de habitação é o maior problema do Porto. Do qual resulta perda de população da cidade.Mais de seis mil famílias esperam casa no Grande Porto
Rui SáAgora as presidenciais portuguesasAssistimos, mais uma vez, ao desertar do PS na altura das presidenciais, com uma posição "neutra" que, objetivamente, é de apoio a Marcelo.
Rui SáContas à moda do Porto?!Em 1995 a Câmara Municipal do Porto aprovou a cedência em direito de superfície à Liga Portuguesa de Futebol de um terreno sito na Rua da Constituição.
Rui SáPolítica e politiquiceÀ hora a que escrevo não sei qual será a posição do BE na votação do Orçamento do Estado para 2021. Mas importa frisar que a votação é na generalidade, ou seja, se o mesmo passar, desce à comissão para ser analisado e votadas as diversas propostas de alteração, sendo posteriormente sujeito a votação final. Só a partir daí teremos, ou não, Orçamento.
Rui SáSaibamos responder ao desafio!Na semana passada, abordei aqui a necessidade de os autarcas do Grande Porto, em vez de carpirem mágoas, se empenharem em garantir que o PRR - Plano de Recuperação e Resiliência inscrevesse verbas que nos permitam concluir a rede de metro do Porto.
Rui SáMetro do Porto: chorar ou lutar?Em 2007, a Junta Metropolitana do Porto (presidida por Rui Rio) e o Governo (Sócrates) assinaram um memorando que passava a maioria do capital social daquele órgão para o Governo, assumindo-se um calendário até 2018 para concluir a segunda fase do metro. O que incluía as linhas da Trofa, Campo Alegre, Senhora da Hora até ao Hospital de S. João e uma nova ligação a Gondomar.
Rui SáAna Gomes: porquê e para quêParece claro que a direção do PS quer que Marcelo seja reeleito. Aliás a sua recandidatura foi lançada por António Costa na Autoeuropa.
Rui SáDiscutamos o PDM!A Câmara do Porto votará hoje a proposta de envio para discussão pública do novo PDM-Plano Diretor Municipal do Porto. Este é um documento fundamental, que regerá, durante os próximos anos, a vida da cidade.
Rui SáSegmentos cicláveisNos últimos tempos temos visto, no Porto, várias obras para implementar ciclovias em diversas ruas. Nada me move, antes pelo contrário, contra este meio de transporte. Mas aquilo que está a ser feito no Porto não me parece adequado nem enquadrado numa estratégia de mobilidade.
Rui SáPorque não te calas, Marcelo?Não morro de amores por Marcelo Rebelo de Sousa e acho que tem uma doentia necessidade de palco que não ajuda ao desempenho das funções de presidente da República. Esta necessidade de protagonismo faz com que apareça todos os dias a opinar e a ser filmado a propósito de tudo, num registo de dizer uma coisa e o seu contrário, sendo que o mais preocupante é descortinar, em tantas contradições, uma agenda própria que o faz dançar consoante os ventos da opinião publicada.
Rui SáValeu a pena!Escrevo este artigo, como aconteceu nos últimos anos por esta altura, a partir da Festa do Avante!. Uma Festa completamente diferente das anteriores, por força das regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e que, posso testemunhá-lo, foram exemplarmente cumpridas pela organização e pela generalidade das pessoas.
Rui SáO medo"O desconhecimento ou o receio de perderem o emprego forçava-os a tomar paracetamol e esconder os sintomas da doença, refere Fernanda Santos. São trabalhadores sazonais, alguns deles estrangeiros que vieram trabalhar na época alta, acrescenta a responsável pelos serviços de saúde pública dos cinco concelhos do litoral alentejano".
Rui SáPorque não?Tenho lido, por aqui, inúmeros textos sobre a Festa do Avante!. Uns dramáticos, outros piadéticos, outros provocatórios. Mas todos eles expressando ódio à festa.
Rui SáEles andaram sempre por aíVivi durante anos em frente à Escola Secundária Rodrigues de Freitas, no Porto, onde estudei. Desde muito cedo militante das organizações das juventudes comunistas, vi como o liceu, nos anos de 1978 e 79, se transformou, tal como o António Nobre e o Garcia de Orta, no palco das atividades neonazis no ensino secundário do Porto.
Rui SáCaiu-lhes a máscaraO PCP marcou para o dia 3 de julho passado um comício com Jerónimo de Sousa para o Parque da Pasteleira, no Porto. Em articulação com a DGS, esse comício passou, depois, para a Praça D. João I e deixou de ter a componente de convívio - um piquenique - antes prevista.
Rui SáRoubalheirasFoi notícia, recentemente, o facto de o rei Juan Carlos, de Espanha, ter recebido 100 milhões de euros de um membro da Casa Real saudita a título de comissão pelo facto de um grupo espanhol ter ganho a empreitada de construção de uma linha ferroviária de alta velocidade na Arábia Saudita.