Imagens

Últimas

Manuel Serrão

Puxar a brasa à minha sardinha

Esta é a primeira quarta-feira do nosso mais que ansiado desconfinamento. Apesar de ter uma paixão especial por trocadilhos, prometo não fazer nenhum nesta crónica sobre o desconfinamento ou o verbo desconfinar. Na verdade, desde o passado fim de semana que julgo que no que toca à Comunicação Social portuguesa estão já esgotados todos os literalmente possíveis. Já uma coisa que não prometo é não puxar a brasa à minha sardinha, logo agora que acabamos de saber que a União Europeia foi uma autêntica mãos largas no que toca à possibilidade dos nossos pescadores abarrotarem os seus barcos de sardinha. Presumo que as festas oficiais dos Santos Populares continuam confinadas, mas para todos os que se abalançarem a tratar da sardinha em casa ou nos restaurantes, este ano não será por falta de sardinha que não há festa.

Manuel Serrão

Nem 8, nem 80!

Falemos do badalado coronavírus. Não desconheço que é um tema delicado que provoca em várias pessoas registos de hipersensibilidade até compreensível. Por isso mesmo vou tentar escrever esta crónica com um cuidado especial, embora a mensagem que gostaria de passar seja exatamente a de que este assunto não deve ser tratado nem com luvas de pelica, nem com histerismo! Como diz com graça uma médica amiga, às vezes parece que existe alguma ansiedade na tentativa de descobrir o primeiro doente infetado em Portugal, numa competição que faz lembrar aquela velha querela sobre o bebé do ano.

Manuel Serrão

O meu jardineiro tem um Bentley

É dos cânones que a primeira crónica do ano seja cronicamente uma crónica diferente. Como não queria cair na muleta dos balanços, que isso já sei que existirão muitos, variados e para todos os gostos, demorei algum tempo até encontrar uma inspiração que me iluminasse. Como acontece muitas vezes o segredo estava à mão de semear, que é como quem diz debaixo de um olhar. Bastou folhear a última edição do ano de 2019 do nosso JN para descobrir num ápice a deixa para a minha primeira crónica de 2020.