Imagens

Últimas

Putin 1 – 0 Europa

Tal como indicavam as sondagens, Giorgia Meloni venceu as eleições legislativas em Itália e prepara-se para ser a primeira mulher a assumir o cargo de chefe de Governo no país. Embora a vitória represente um marco na luta pela igualdade de género em cargos políticos, a ideia de ter uma líder ultraconservedora, e que tem como ídolo Benito Mussolini, a comandar os destinos de uma das maiores economias da Europa não agrada a alguns dos membros do bloco comunitário, que se têm dividido nas reações. Uma Europa fragmentada e ensombrada pelo fantasma fascista? Música para os ouvidos de Vladimir Putin.

paulo lourenço

Alto, quem vem lá? O terrível 2023!

Ainda agora o verão se despediu e as preocupações dos mais atentos já apontam ao "Réveillon". E não será propriamente pelo champanhe, pelas passas ou pelo local para ver o fogo de artifício. Com a Europa em guerra, os bolsos cada vez mais vazios e as previsões sobre a economia a anunciarem que o pior ainda está para vir, será que alguém, mesmo com "um grão na asa", vai repetir aquele cliché: "tenho a certeza que 2023 vai ser muito melhor" ?

O caso da criança com a camisola do Benfica

O futebol é um desporto onde o sentimento prevalece em detrimento do pensamento mais racional e até civilizado. No fim de semana, por exemplo, o Famalicão-Benfica ficou gravado pelo triste episódio da criança que não pôde assistir ao jogo com a camisola do clube da Luz por estar numa zona destinada aos adeptos da equipa da casa. Pode pensar-se que a medida é exagerada, mas é feita desta forma porque em Portugal o desporto tem vários rastilhos de violência e os promotores dos jogos são obrigados a reduzir os focos de insegurança até ao limite.

eduardo pinto

O dia em que a rainha morreu

Morreu Isabel II. Os desenvolvimentos ao longo do dia não deixavam adivinhar nada de bom para a rainha no Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. O palácio tinha divulgado um comunicado no qual revelava que os médicos recomendaram que a monarca se mantivesse sob supervisão clínica. A preocupação com a saúde de Isabel II levou membros da família real ao Castelo de Balmoral, na Escócia. Às 18.30 desta quinta-feira, a própria família real dava a notícia: "A Rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde". O JN tem aqui uma série de textos sobre este desaparecimento, as reações em todo o mundo, a linha de sucessão, o que vai acontecer nos próximos dias, entre outras matérias de interesse.

filomena abreu

Pensões, vacinas e sutiãs

Ainda não é oficial, mas o Governo, que está a ser acusado pela oposição de insensibilidade social, prepara-se para ajudar famílias pensionistas e empresas a resistirem à crise. As medidas só serão anunciadas na segunda-feira. No entanto, do que já se sabe, além do aumento de pensões, o Executivo irá ainda avançar com um pacote de dois mil milhões de euros (cerca de 1% do PIB) para apoiar as famílias, que prevê mexidas no IRS e também no IVA de alguns produtos.

eduardo pinto

Incêndios a mais, sangue a menos

A Estrada Nacional nº 2 (EN2) era, esta segunda-feira à tarde, um palco privilegiado. Mas não de turismo. Ao longo de um troço entre a cidade de Vila Real e a aldeia de Benagouro, dezenas de pessoas presenciavam a movimentação dos aviões e helicópteros envolvidos no combate a uma das três frentes do incêndio que começou domingo de manhã. Já destruiu mais de 4.500 hectares de mato e povoamentos de pinheiros novos e a perspetiva é que continue por mais algumas horas.