Escolas do Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava estarão encerradas segunda feira
O secretário regional da Educação da Madeira, Francisco Fernandes, revelou hoje à Lusa que segunda feira todas as escolas dos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava estarão encerradas, afectando assim, aproximadamente, cerca de 30 mil alunos.
Corpo do artigo
Segundo Francisco Fernandes, a razão principal do encerramento de todas as escolas do Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava "não tem propriamente a ver com a infraestrutura escolar" mas sim por "questões de acessibilidade e de segurança, evitando a circulação de viaturas num momento em que a prioridade é para desobstruir estradas".
"A região tem cerca de 200 escolas e como a cidade do Funchal tem cerca da metade da população, podemos, de uma forma simplista e superficial, dizer que praticamente metade das escolas estão afectadas na segunda e na terça feira, atingindo cerca de metade dos 60 mil alunos da Madeira", explicou à Lusa o secretário regional da Educação.
Segundo o responsável, "no caso do Funchal, num primeiro momento tinha sido determinado o encerramento de todas as escolas a baixo ou nas proximidades da cota-corrente mas devido ao facto de não poderem ser assegurados os transportes públicos para as zonas altas, na segunda feira todas as escolas do concelho do Funchal estarão encerradas".
"Durante a segunda feira daremos indicações relativamente à terça feira, nomeadamente para as escolas que dependem exclusivamente dos transportes públicos", acrescentou.
O secretário regional da Educação afirmou ainda que as escolas dos concelhos de Câmara de Lobos e Ribeira Brava estarão encerradas segunda e terça feira.
Aguardando contactos da Ponta do Sol e da Calheta para poder tomar decisões, Francisco Fernandes informou ainda que Santana, Machico, Santa Cruz, Porto Santo e S. Vicente são concelhos onde "em principio tudo funcionará normalmente".