Teixeira dos Santos não espera "que os portugueses gostem das medidas" do Orçamento
<p>O ministro das Finanças afirmou hoje, quarta-feira, não esperar que os portugueses "gostem" das medidas que constam da proposta de Orçamento do Estado para 2011.</p>
Corpo do artigo
"Não espero que os portugueses gostem das medidas que constam deste Orçamento", afirmou Teixeira dos Santos, que está a ser ouvido na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças.
"Não são medidas de forma alguma populares", acrescentou, referindo serem medidas "que se impõem", sendo "uma exigência" da situação que o país enfrenta.
O ministro das Finanças reiterou que o Governo apresentou "um orçamento de coragem" e disse que para poder cumprir a meta do défice de 4,6 por cento do PIB em 2011 teve de propor a subida do IVA em dois pontos percentuais.
No início da audição, o deputado do PSD Duarte Pacheco afirmou que a proposta de OE apresentada pelo Governo é "pouco transparente" e apresenta um "cenário macroeconómico que é uma verdadeira obra de ficção".
Para o deputado do PSD, o OE "não apresenta uma estratégia, um rumo para o país" e leva Portugal para a recessão.
"Este orçamento é mau três vezes, porque é pouco transparente, afunda o país numa recessão e é o corolário de políticas orçamentais erradas", acrescentou Duarte Pacheco.
Na resposta, Teixeira dos Santos disse que o PSD "apresentou propostas que seriam sempre simpáticas e populares", mas nunca fez sugestões "credíveis".
Esta manhã, Governo e PSD romperam, após várias reuniões, as negociações para a viabilização do OE.