Ao minuto: Quatro vítimas mortais trabalhavam na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Esta quinta-feira, Portugal cumpre um dia de luto nacional em homenagem às vítimas do descarrilamento do Elevador da Glória: estão confirmados 16 mortos. As principais agências de notícias internacionais e alguns dos principais jornais mundiais noticiaram o acidente.
Corpo do artigo
23.58 - Tragédia em Lisboa: "Se tivéssemos chegado ontem, podíamos ter sido nós"
"Se tivéssemos vindo ontem, podíamos ter sido nós..." Foi com um misto de espanto e incredulidade que Andres La Petina, uruguaio que chegara de manhã a Lisboa, depois de uma passagem pelo Porto, comentava para o JN, ainda com o olhar e o telefone apontados para as cabinas do Elevador da Glória - uma completamente amassada e principal palco da tragédia, onde falecerem até ao momento 16 pessoas, onze estrangeiros e cinco portugueses.
Leia mais aqui.
22.13 - Marcelo enviou cartas aos chefes de Estado dos países das vítimas do acidente
Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou cartas de condolências a chefes de Estado de países com cidadãos vítimas do acidente de quarta-feira com o elevador da Glória em Lisboa.
Leia mais aqui.
21.07 - Seguradoras querem chegar "rapidamente" a famílias e vítimas do descarrilamento
O presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), José Galamba de Oliveira, disse hoje que as seguradoras envolvidas no pagamento de indemnizações relativas ao descarrilamento do elevador da Glória querem "chegar o mais rapidamente possível" a quem precisa.
20.57 horas - Palestina envia condolências e deseja rápida recuperação dos feridos
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Palestina endereçou hoje as suas "mais profundas condolências" a Portugal pelo acidente de quarta-feira com o Elevador da Glória, em Lisboa, desejando "rápida recuperação aos feridos".
"O Ministério dos Negócios Estrangeiros e dos Expatriados do Estado da Palestina apresenta as suas mais profundas condolências à República Portuguesa, ao seu Presidente, ao seu Governo e ao seu Povo amigo, pelas vítimas do trágico acidente ocorrido no elevador da glória, na capital, Lisboa", pode ler-se numa nota enviada pela missão diplomática da Palestina em Portugal.
"O ministério palestiniano manifesta a sua solidariedade para com Portugal e apresenta os seus mais profundos sentimentos às famílias das vítimas, desejando uma rápida recuperação aos feridos", sublinhou ainda a diplomacia palestiniana.
20.06 - Marcelo agradece aos operacionais envolvidos
O presidente da República agradeceu aos operacionais que estiveram presentes "horas, horas e horas" nos trabalhos para socorrer a todos os que sofreram com o acidente que vitimou 16 pessoas no descarrilamento do Elevador da Glória. Enviando também condolências para os países das vítimas, pediu o "apuramento das causas [do descarrilamento] o mais rapidamente possível". "Quanto mais rápido isso for, melhor será para todos nós e para prevenir para o futuro", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa curta declaração à saída de uma missa de homenagem às vítimas.
20.03 - Apenas um investigador para todos os acidentes ferroviários
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) conta com apenas um responsável para assegurar o estudo e análise de sinistros como o de ontem em Lisboa com o Elevador de Glória. Isso mesmo foi confirmado ao JN por fontes conhecedoras da atuação do GPIAFF, que denunciaram escassez de pessoal.
Leia mais aqui.
19.51 - STCP vai fazer "auditoria às infraestruturas mecanizadas" do Funicular dos Guindais
O Funicular dos Guindais, no Porto, transportou mais de 500 mil passageiros, em 2024. A manutenção está a cargo de uma empresa privada, que garante as fiscalização diária e anual.
A STCP Serviços, entidade responsável pela exploração e manutenção do Funicular dos Guindais, no Porto, anunciou que vai reforçar as cautelas com a operação deste equipamento, após o acidente em Lisboa. "Pese embora todas as normas e critérios de segurança estarem cumpridos, como medida de gestão e reforço do controlo, iremos avançar com uma auditoria às infraestruturas mecanizadas, de forma a validar os procedimentos atualmente em vigor", informou a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).
Leia mais aqui.
19.48 - As polémicas que envolvem o Elevador da Glória
Oficialmente, os responsáveis privados pela manutenção do Elevador da Glória terminaram o seu contrato no passado dia 31 de agosto. A Carris garante que foi feito um ajuste direto até à conclusão de novo concurso. Saiba tudo sobre como era feita a gestão funcional do equipamento no centro da tragédia. E por quem e quanto custava.
Leia mais aqui.
19.16 horas - Marcelo na missa de homenagem
O presidente da República participa, esta quinta-feira à noite, na missa de homenagem às vítimas da tragédia. A cerimónia decorre na Igreja de São Domingos. Além de Marcelo Rebelo de Sousa, estão na celebração o primeiro-ministro, Luís Montenegro, vários membros do Governo e o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas. A cerimónia é presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério.
19.11 horas - Presidente da Carris diz que inquérito interno contará com consultores externos
O presidente da Carris disse que o inquérito interno sobre o descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, vai contar com a colaboração de consultores externos, na sequência do pedido feito pelo presidente da câmara.
"Quanto às causas deste acidente, quero dar nota que já abrimos um inquérito interno, para o qual contaremos também com a colaboração de consultores externos, a pedido, aliás, do senhor presidente da Câmara Municipal de Lisboa", afirmou o presidente da Carris, Pedro de Brito Bogas, numa conferência de imprensa sobre o descarrilamento do elevador da Glória, que ocorreu na quarta-feira à tarde.
19.06 horas - Há seis feidos em cuidados intensivos
Seis dos 23 feridos no acidente com o Elevador da Glória na quarta-feira encontram-se em cuidados intensivos, enquanto todos os feridos ligeiros já tiveram alta hospitalar, anunciou hoje o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde.
Em conferência de imprensa, Álvaro Almeida adiantou que vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde receberam 23 vítimas do descarrilamento, 13 feridos ligeiros e 10 graves.
"Infelizmente, um dos feridos graves acabou por falecer", e ainda não foi identificado, e os restantes seis encontram-se em cuidados intensivos, enquanto os outros três apresentam uma "evolução mais favorável", disse.
Em relação aos feridos graves, um ainda não foi identificado e os restantes são três de nacionalidade portuguesa, um de nacionalidade alemã, um sul-coreano, uma suíça, uma cabo-verdiana e uma marroquina, referiu o diretor executivo do SNS.
18.59 - Turismo não receia impacto negativo mas pede causas apuradas rapidamente
O descarrilamento do elevador da Glória foi notícia em diversas partes do Mundo, mas os responsáveis pelo setor do turismo não receiam uma quebra no turismo da capital portuguesa. A presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) não acredita que o acidente cause uma redução na procura da capital. Carla Salsinha pede, no entanto, que as causas sejam apuradas de forma célere e transparente.
Leia mais aqui.
18.48 horas - PJ só falará de causas quando estiver segura dos resultados da investigação
Questionado sobre eventuais causas para o acidente ou se já podia afastar alguma causa dolosa, Luís Neves escusou-se a adiantar qualquer resposta. "Só quando estivermos seguros é que poderemos tomar uma posição. Por razões de interesse nacional e face à avalanche das vítimas e dos factos recolhidos, não podemos falar sobre esse assunto agora, porque é falarmos sem consistência. E a situação exige todo o respeito". Relativamente a eventuais câmaras de vigilância no interior do elevador, Luís Neves apenas disse que todos os elementos de prova de idêntica tipologia estão na posse da PJ e "serão vistos à lupa para encontrarmos uma explicação para o que aconteceu".
O presidente do GPIAAF apenas se comprometeu com os 45 dias do relatório preliminar. "O prazo para o relatório final dependerá dos meio com que o GPIAAF ficará dotado", mas mostrou-se convicto de que "o Estado Português o irá dotar brevemente com os meio que necessita porque o respeito pelas vítimas assim o exige". Pela sua parte, Nélson Oliveira adiantou que "tudo faremos para que deste trágico evento sejam retirados todos os ensinamentos de segurança necessários para evitar outros acidente similares para que, pelo menos, o sacrifício destas vítimas não tenha sido em vão".
18.25 horas - Quatro vítimas trabalhavam na Santa Casa da Misericórdia
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa confirma o falecimento de quatro dos seus colaboradores, na sequência do trágico acidente que aconteceu ao final da tarde de ontem no Elevador da Glória. "É em choque que todos nos encontramos. Perdemos colegas, amigos, pessoas com quem partilhávamos o nosso dia a dia e a nossa missão...", escreveu o provedor Paulo Sousa num comunicado dirigido aos profissionais da Santa Casa.
18.22 horas - Relatório preliminar só dentro de 45 dias
O presidente do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) antecipou que será um processo "longo" e que só haverá um relatório preliminar dentro de 45 dias. Porém, já amanhã será divulgada um nota preliminar dando contas das primeiras indicações registadas.
Nélson Oliveira adiantou que as cabines irão ser transportadas para um local seguro, uma talvez ainda hoje, onde vão ser objeto de peritagens técnicas articuladas entre todas as entidades envolvidas. Luís Neves acrescentou que as peritagens no local estão terminadas e que estão focados em dar uma resposta o mais rápido possível, mas as investigações "são dinâmicas".
O presidente do GPIAAF frisou que as inspeções do seu organismos e da PJ irão decorrer de modo paralelo mas em estreita cooperação, mas "o que faremos com ela é diferente porque temos fins diferentes". O GPIAAF visa identificar causas relevantes com vista a melhorar a segurança e "nunca atribuir responsabilidades, o que compete ao Ministério Público atavés da PJ".
Será também recolhida vária documentação relativa a tudo o que diz respeito a manutenção e procedimentos e a formação das pessoas envolvidas para o esclarecimento dos factos que resultaram neste infeliz acidente.
18.15 horas - Ainda há três vítimas por identificar
O diretor nacional da PJ Luís Neves adiantou que ainda faltam identificar três vítimas mortais. A linha de atendimento recebeu mais de 200 chamadas nas primeiras horas a seguir ao acidente o que permitiu informar familiares das vítimas e recolher informação útil para identificar as vítimas mortais.
Ainda segundo Luís Neves foram plenamente identificados cinco cidadãos portugueses, dois sul-coreanos e um suíço. Com elevado grau de probabilidade, graças a documentos recolhidos, boletins de alojamento e telefonemas, conseguimos, com elevado grau de probabilidade identificar um alemão, dois canadianos, um ucraniano e um norte-americano. Faltam identificar três cidadãos, o que poderá ser concluído ainda esta quinta-feira, adiantou o diretor nacional da PJ.
O diretor da PJ adiantou que toda brigada de homicídios da PJ de Lisboa e elementos da Política Científica foram logo para o local após o conhecimento do ocorrido. E que o incidente está a ser investigado com o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários. Foi ainda montado uma sala de emergência com vários elementos para falar com congéneres e várias embaixadas sedeadas em Lisboa para recolher informações sobre as vítimas.
18.15 horas - Ascensores de Lisboa suspensos até que termine inspeção
Todos os ascensores de Lisboa continuarão suspensos até que termine a inspeção técnica, feita por uma entidade externa, ao acidente registado no elevador da Glória, que deverá ser feita "nos próximos dias".
A empresa espera que o inquérito esteja concluído "muito em breve", até para a empresa poder tomar medidas em relação à frota.
"Mas há prazos que não conseguimos controlar totalmente", notou o presidente da Carris, Pedro de Brito Bogas, em conferência de imprensa.
18 horas - Peritos vão analisar registos e qualidade das revisões ao Elevador da Glória
A investigação em curso ao acidente do Elevador da Glória irá também debruçar-se sobre os registos do veículo e também sobre os vários relatórios de manutenção e inspeção.
Foto: Miguel A. Lopes / Lusa
17.44 horas - Partidos cancelam ações no fim de semana mas PCP mantém Avante!
A maioria dos partidos com representação parlamentar cancelou ou adiou as iniciativas previstas para os próximos dias na sequência do acidente com o elevador da Glória, tendo apenas o PCP mantido as suas ações na Festa do Avante!.
O PCP vai manter a Festa do Avante!, a rentrée política do partido, que decorre entre sexta-feira e domingo no Seixal, com a presença do secretário-geral comunista.
Fonte oficial dos comunistas disse à Lusa que durante o evento Paulo Raimundo vai manifestar "solidariedade para com as vítimas e a exigência do apoio devido, o reconhecimento dos profissionais que intervieram no socorro, bem como do célere apuramento das causas a ele associado e das ilações que daí decorram".
17.40 horas - Elevador da Nazaré vai trocar cabo de segurança até ao final do ano
O elevador da Nazaré, que liga a cidade ao sítio da Nazaré há quase 140 anos, é operado pela Câmara Municipal. Os serviços municipalizados garantem a manutenção corrente do equipamento, é ainda sujeito a certificação e inspeções externas anuais.
"O elevador da Nazaré é inspecionado diariamente, antes do arranque do serviço, às 7 horas da manhã, sendo vistoriado o cabo e a estrutura", disse o vereador com o pelouro dos Serviços Municipalizados, Orlando Jorge Rodrigues. Os veículos "são monitorizados regularmente e é feita uma manutenção mais profunda todos os anos, perto do final do ano", acrescentou.
17.38 horas - As identidades das vítimas que já se conhecem
Cinco portugueses morreram na quarta-feira, na sequência do descarrilamento do Elevador na Glória, em Lisboa. A identidade de quatro dessas vítimas mortais já é conhecida.
17.26 horas - Oito vítimas mortais identificadas
Entre as oito vítimas mortais ientificadas, cinco têm nacionalidade portuguesa, duas nacionalidade coreana e uma nacionalidade suíça. Estão em curso os procedimentos para identificação das restantes oito, explicou o Ministério Público numa nota enviada às redações.
17.17 horas - FPF anuncia um minuto de silêncio nos jogos de futebol
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou hoje um minuto de silêncio em todos os jogos das competições por si organizadas, a partir de hoje e até 9 de setembro, em memória das vítimas do descarrilamento do elevador da Glória.
Numa nota divulgada na sua página oficial, o organismo "manifesta o seu profundo pesar pela tragédia ocorrida no elevador da Glória, em Lisboa" , e refere que "se associa, desta forma, ao sentimento de luto nacional, prestando a homenagem às vítimas desta tragédia".
17.04 horas - Elevador do Bom Jesus funciona há 143 anos sem acidentes e registou aumento de afluência hoje
O Elevador do Bom Jesus, o mais antigo do mundo a funcionar com um sistema de contrapeso a água, teve acompanhamento do mesmo engenheiro que projetou o Elevador da Glória. Um dia depois do acidente em Lisboa, que fez pelo menos 16 mortos, a afluência em Braga aumentou.
Foto: Confraria do Bom Jesus
16.56 horas - Reis de Espanha manifestam solidariedade
Os reis de Espanha manifestaram hoje solidariedade "com o povo amigo de Portugal" por causa do descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, no qual morreram 16 pessoas.
Fontes da Casa Real de Espanha, citadas pelas agências de notícias EFE e Europa Press, indicaram que Felipe VI e Letizia enviaram um telegrama ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em que expressaram "solidariedade e a do povo espanhol com o povo amigo de Portugal".
Os reis de Espanha pediram a Marcelo Rebelo de Sousa para fazer chegar "o seu afeto e apoio às famílias das vítimas".
Além do telegrama, Felipe VI, chefe de Estado de Espanha, falou com Marcelo Rebelo de Sousa, para lhe transmitir pessoalmente pesar, disseram as mesmas fontes.
16.55 horas - Livre adia congresso autárquico deste fim de semana
O Livre adiou hoje o seu congresso autárquico que estava agendado para este fim de semana, no Porto, e que iria assinalar a rentrée política do partido, após o descarrilamento mortal do elevador da Glória, em Lisboa.
Fonte oficial do partido confirmou à Lusa que o XVI Congresso do Livre foi adiado, com nova data ainda a definir.
Esta reunião magna estava marcada para o Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e teria intervenções dos candidatos para as eleições autárquicas e dos porta-vozes Rui Tavares e Isabel Mendes Lopes.
A coligação "Almada em Comum", que inclui Livre e BE, também já tinha adiado o lançamento da candidatura esta tarde devido ao acidente.
16.50 - Ex-árbitro de voleibol entre as vítimas mortais
O ex-árbitro da Associação de Voleibol de Lisboa Pedro Trindade é uma das vítimas da tragédia do Elevador da Glória, em Lisboa. Numa nota de pesar, a Federação Portuguesa de Voleibol explica que Pedro Manuel Alves Trindade foi ex-árbitro da Associação de Voleibol de Lisboa e dirigente na mesma entidade. Seguia na cabina que descarrilou, esta quarta-feira, causando a morte a 15 pessoas.
16.43 - Veículo acidentado está ao cuidado da PJ
Dando conta da perplexidade vivida na Carris com o acidente, o presidente da empresa explica que o veículo acidentado foi entregue à Polícia Judiciária. "Há prazos que não conseguimos controlar, mas queremos que seja o mais rapidamente posdsível [apurar responsabilidades], para sabermos que medidas a adotar na restante frota", afirmou Pedro de Brito Bogas.
16.42 horas - Custos em crescendo
Na conferência de Imprensa, onde Pedro de Brito Bogas está a detalhar os contratos de manutenção dos ascensores e do elevador celebrados pela Carris e por uma empresa externa, o presidente da empresa aludiu ao aumento progressivo dos custos ao longo dos anos, que afirma, "o mercado não acompanhou". Referiu ainda que as causas do acidente ainda não são conhecidas.
16.40 horas - Ajuste direto para garantir manutenção
"Desde 2019 que é a Main - Veículos Eléctricos sobre Carris quem assegura a manutenção dos ascensores e do elevador. Em 2022, houve novo concurso e essa empresa ganhou o concurso. Este ano, 2025, apresentamos novo concurso, mas não foram apresentadas propostas abaixo do preço base, foi isso que levou à celebraão de um contrato por ajuste direto", informou o presidente da Carris sobre a manutenção feita ao Elevador da Glória, assegurada por uma empresa externa desde 2007.
16.31 horas - Inspeções periódicas decorreram "sem qualquer falha"
Pedro de Brito Bogas , presidente da Carris, garante que todas as inspeções periódicas decorreram "sem qualquer falha". "Seremos intransigentes" na investigação a este caso, garantiu numa conferência de Imprensa que decorre esta tarde de quinta-feira e onde explicou que a empresa tem investido na renovação dos equipamentos. "A sinistralidade com os elétricos baixou significativamente nos últimos anos", afirmou.
16.14 horas - Saíram do trabalho e morreram no trágico acidente do Elevador da Glória
Entre as vítimas mortais do descarrilamento do Elevador da Glória estão funcionários dos Serviços Centrais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Alda Matias, jurista que trabalhava nos Serviços Centrais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa., e Pedro Trindade, também colaborador, professor de profissão, tinham saído do trabalho e dirigiam-se, tal como outros colegas, para casa. Como sempre, seguiam no elétrico da Glória, onde há ligação com o metro nos Restauradores, mas acabaram por falecer vítimas do trágico acidente.
14.56 horas - MP investiga crime de violação de regras de conservação no acidente
O inquérito aberto pelo Ministério Público, na sequência da tragédia do Elevador da Glória, em Lisboa, visa apurar a prática de um eventual crime de violação das regras de construção ou conservação.
Em causa está uma moldura penal que pode chegar até aos oito anos de cadeia para eventuais responsáveis, se se vier a provar que houve falhas mecânicas provocadas por uma manutenção deficiente. No caso de negligência, a moldura penal máxima baixa para os cinco anos.
14.53 horas - Primeiro-ministro britânico apresenta condolências a Portugal
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, apresentou hoje condolências a Portugal pelo acidente de quarta-feira com o Elevador da Glória, em Lisboa, durante uma reunião com líderes internacionais, incluindo o homólogo português, Luís Montenegro.
A declaração foi feita durante a intervenção hoje de manhã por videoconferência durante a abertura da reunião dos países que integram a coligação que se disponibilizou para contribuir para a segurança da Ucrânia no pós-guerra, liderada pelo Reino Unido e por França.
"O primeiro-ministro começou por apresentar as condolências do Reino Unido a Portugal, na sequência do trágico acidente ocorrido ontem [quarta-feira] à noite em Lisboa", referiu um comunicado do executivo britânico.
Foto: Adrian Dennis / AFP
14.41 horas- Os momentos da tragédia que matou 16 pessoas em Lisboa
14.39 horas - "Esta tragédia não combina com Lisboa": Ator Luke Evans junta-se ao luto nacional
Ator britânico Luke Evans manifesta dor e solidariedade após o acidente com o Elevador da Glória. Figuras públicas portuguesas também expressam pesar e apoio às famílias das vítimas, chocadas com a tragédia.
O ator britânico Luke Evans, conhecido por papéis em filmes como "Drácula: A História Nunca Contada" e "A Bela e o Monstro", manifestou-se com emoção sobre o acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa, que provocou 16 mortos e deixou 21 feridos.
14.38 horas - Santa Casa confirma que há trabalhadores feridos e desaparecidos
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa confirmou, numa nota interna a que a Lusa teve acesso, que vários trabalhadores da instituição estão entre os feridos e desaparecidos na sequência do descarrilamento do elevador da Glória.
"Este acidente resultou em várias vítimas, algumas das quais mortais, e, infelizmente, entre os passageiros encontravam-se colegas nossos, apanhados de forma absolutamente inesperada por esta tragédia", lê-se na nota enviada hoje de manhã pelo provedor da Santa Casa, Paulo Sousa.
A instituição confirmou que há trabalhadores que foram hospitalizados, não tendo sido possível "confirmar formalmente o envolvimento global dos colaboradores da Santa Casa neste acidente, nomeadamente daqueles que se encontram desaparecidos".
Paulo Sousa dá conta de que o elevador da Glória é frequentemente utilizado por vários trabalhadores da Santa Casa e que a instituição aguarda mais informações que serão dadas pelas autoridades.
"Como é do conhecimento de todos, este acidente resultou em várias vítimas, algumas das quais mortais, e, infelizmente, entre os passageiros encontravam-se colegas nossos, apanhados de forma absolutamente inesperada por esta tragédia", lê-se na nota.
A Santa Casa disponibilizou aos trabalhadores e famílias um gabinete de suporte emocional e clínico, através da Unidade de Apoio ao Trabalhador, que pode ser contactado através dos contactos 919 9920 85 (ana.alexandre@scml.pt) e 910 008 226 (diana.santos@scml.pt).
14.36 horas - PSD, Chega e CDS-PP cancelam eventos no fim de semana
O PSD cancelou hoje a convenção autárquica agendada para domingo, o Chega uma manifestação e o CDS-PP a sua rentrée política, ambas previstas para sábado, após o acidente mortal com o elevador da Glória, em Lisboa.
"Face à tragédia que vitimou mais de uma dezena de pessoas na queda do Elevador da Glória em Lisboa, o PSD decidiu cancelar a realização da Convenção Nacional Autárquica, que estava agendada para o próximo domingo, no Porto", indicou em comunicado o partido que lidera o Governo.
Na sequência do acidente, o CDS-PP, que também integra o executivo, anunciou o cancelamento da sua rentrée política, prevista para sábado em Vale de Cambra. O líder do partido, Nuno Melo, desmarcou igualmente toda a sua agenda partidária até segunda-feira.
O CDS-PP ia fazer a sua rentrée política no sábado, com um "lanche-convívio" em Vale de Cambra, no distrito de Aveiro. A iniciativa ia contar com intervenções do líder do partido, do candidato centrista à Câmara Municipal de Vale de Cambra, Martins Silva, e da líder da Juventude Popular, Catarina Marinho.
Também para sábado estava prevista uma manifestação convocada pelo Chega "contra o travão à lei de estrangeiros", que iria arrancar do Centro de Congressos de Lisboa, e terminaria em frente ao Palácio de Belém.
"Devido à tragédia ocorrida no elevador da Glória e ao luto oficial entretanto decretado, o Chega decidiu adiar a manifestação que estava agendada para o próximo sábado, em Lisboa, relativamente à lei de estrangeiros", indicou o partido numa nota divulgada hoje. Esta manifestação esteve inicialmente prevista para 24 de agosto e já tinha sido adiada uma vez devido aos incêndios.
Para este fim de semana mantêm-se para já agendadas a convenção autárquica do PS, em Coimbra, a Festa do Avante!, do PCP, no Seixal, e o 16.º Congresso do Livre, no Porto.
14.08 horas - Presidente da Alemanha consternado com tragédia
O Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, expressou hoje condolências ao homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo acidente com o Elevador da Glória.
Steinmeier disse ter recebido "com grande consternação" a notícia do trágico acidente. "Partilhamos o luto e a dor nestas horas tão difíceis", escreveu na mensagem endereçada a Marcelo Rebelo de Sousa, citada pela agência de notícias espanhola EFE.
"A minha solidariedade especial está com as famílias e os entes queridos das vítimas. Aos feridos, desejo uma rápida e completa recuperação", acrescentou.
Entre os afetados no acidente, que causou também mais de duas dezenas de feridos, encontram-se pelo menos dois cidadãos alemães.
13.46 horas - Papa expressa "sentidas condolências" às vítimas
O Papa expressou hoje as suas "sentidas condolências" às famílias das vítimas do acidente de quarta-feira no Elevador da Glória. O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, enviou um telegrama em nome de Leão XIV ao Patriarca de Lisboa, Rui Valério, pedindo-lhe que transmita "às famílias enlutadas sentidas condolências, bem como a sua proximidade espiritual", segundo o Vaticano.
"Ao mesmo tempo implora do Céu o completo restabelecimento dos feridos e a força da esperança cristã para quantos foram atingidos" devido ao desastre.
De acordo com o Vaticano, o Papa "lembra com especial gratidão aqueles que trabalharam nas operações de socorro e a todos, especialmente aos familiares dos falecidos, concede uma reconfortante bênção apostólica".
O Patriarca de Lisboa preside hoje ao final da tarde a uma missa pelas vítimas do acidente, na Igreja de São Domingos, no Rossio, na baixa de Lisboa, indicou a Conferência Episcopal Portuguesa.
13.45 horas - Proteção Civil de Lisboa corrige número de vítimas mortais para 16
A Proteção Civil de Lisboa corrigiu hoje o número de vítimas mortais do descarrilamento do Elevador da Glória, que é afinal de 16 e não de 17, como divulgado esta manhã.
"Com base nas fontes disponíveis, foi informado o falecimento de duas vítimas, durante esta noite, nos hospitais. Esta informação não está correta, tendo-se apurado uma duplicação de um registo, pelo que se corrige e esclarece que faleceu uma pessoa esta noite no Hospital de São José, havendo assim a lamentar 16 vítimas mortais, e não 17 como informado esta manhã", refere uma nota da responsável pela Proteção Civil de Lisboa enviada à agência Lusa.
Margarida Castro Martins lamenta ainda o lapso.
13.43 horas - GPIAAF concluiu perícias no local e remete informações para sexta-feira
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), em conjunto com outras entidades, concluiu as perícias no local do descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, remetendo informações para sexta-feira.
"O GPIAAF, em conjunto com a Polícia Judiciária (PJ) e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) terminou a recolha de indícios no local. Durante a tarde de amanhã [sexta-feira] vai publicar uma Nota Informativa a dar conta das constatações iniciais e da orientação que a investigação irá prosseguir", avançou hoje à agência Lusa fonte deste organismo público.
Na quarta-feira, o GPIAAF adiantou à Lusa que iria abrir uma investigação ao acidente, acrescentando que, devido à limitação de recursos humanos existentes na área ferroviária, apenas na manhã de hoje iniciaria "a recolha de evidências no local".
Fontes do setor ferroviário explicaram à Lusa que, desde agosto de 2023, que o GPIAAF apenas dispõe de um investigador para este setor, e que, desde março deste ano, que o organismo aguarda que o processo de admissão de um segundo investigador tenha autorização por parte do ministério das Finanças.
13.41 horas - "Dor que não tem nacionalidade"
Em declarações aos jornalistas, esta quinta-feira, o primeiro-ministro afirmou que sente "profunda tristeza e consternação" após o acidente do Elevador da glória, "uma das maiores tragédias humanas" em Portugal.
"Portugal foi abalado por um terrível acidente", começou por dizer Luís Montenegro, corrigindo o número de vítimas mortais para 16, um número confirmado pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.
Desejando uma "rápida e total recuperação" aos feridos no descarrilamento, o primeiro-ministro admite que "nenhuma palavra será suficiente para apaziguar" a perda das famílias.
Montenegro realça que esta é uma "dor que não tem nacionalidade" e que o Governo está em contacto com as famílias das vítimas nacionais e estrangeiras. Será ainda disponibilizada uma equipa em Lisboa para auxiliar a emissão de certificados de óbito.
Foto: Tiago Petinga / Lusa
13.27 horas - Montenegro corrige número de vítimas mortais
O primeiro-ministro afirmou hoje que estão confirmados 16 mortos e cinco feridos em estado crítico no acidente de quarta-feira com o Elevador da Glória, em Lisboa. Tal informação corrige a prestada pelo proteção civil municipal esta manhã.
13.20 horas - Empresa vai apoiar famílias e abrir investigação independente
Carlos Moedas garantiu, nesta quinta-feira, que a Carris vai dar "todo o apoio às famílias das vítimas", tendo pedido uma investigação interna ao acidente, mas também uma "investigação externa", que apure "todas as responsabilidades", para além da investigação criminal que já foi aberta pelo Ministério Público. Os restantes funiculares da cidade, que foram encerrados, só serão reabertos depois de serem inspecionados.
Numa mensagem emotiva ao lado do primeiro-ministro, Carlos Moedas salientou que se tratou de um acidente sem precedentes e que, neste momento, a preocupação é acompanhar as famílias das vítimas. Agradeceu ainda o rápido socorro aos afetados.
Foto: Tiago Petinga / Lusa
13.17 horas - Flores em homenagem às vítimas do acidente
Ramos de flores e velas começaram a ser depositados hoje junto ao Elevador da Glória. Um dos ramos trazia uma mensagem, escrita à mão: "Descansem em paz". A mulher que as depositou no passeio junto ao quiosque frente ao Palácio Foz esteve breves momentos no local, visivelmente emocionada, não prestando declarações.
Um jovem, minutos antes, também tinha deixado um ramo de flores brancas e ao ver jornalistas a aproximar acenou que não com a cabeça deixando antever que estava a prestar uma homenagem e não queria falar.
A polícia demarcou um perímetro de segurança junto ao local onde ainda estão os dois ascensores: o que descarrilou que se encontra desfeito com peças amontoadas de encontro ao edifício cor-de-rosa em que embateu, e o que iria subir para o Bairro Alto, parte fora do carril.
Fotos: Patrícia Melo Moreira / AFP
13.07 horas - Polícia que resgatou criança de três anos dos escombros investiga acidente
O agente da PSP de Lisboa foi um dos primeiros a chegar ao acidente do Elevador da Glória e retirou dos escombros uma menina de três anos, cujo pai viria a morrer e a mãe sofreria de ferimentos graves.
O agente pertence à Esquadra de Investigação Criminal e, esta quinta-feira, encontra-se na equipa de investigação ao acidente que provocou 17 mortes e 23 feridos no coração de Lisboa.
12.38 horas - Conferência Episcopal anuncia missa pelas vítimas
"Cumprindo-se hoje um dia de luto nacional, a Conferência Episcopal convida as comunidades cristãs à oração particular e comunitária pelas vítimas mortais deste trágico acidente e pelo sofrimento das suas famílias e amigos, para que encontrem esperança e ânimo na reconstrução do futuro", indica uma nota do secretaria-geral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
"Quem puder está convidado a participar na Missa pelas vítimas do acidente presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, na Igreja de São Domingos, ao Rossio em Lisboa, (...) pelas 19 horas", adianta.
12.36 horas - Ordem dos Médicos disponibiliza apoio
"Perante a tragédia do grave acidente no Elevador da Glória, em Lisboa, não posso deixar de expressar a minha consternação e mais profunda solidariedade às famílias das vítimas mortais, aos feridos graves e ligeiros e a todos os que enfrentam este momento de dor e incerteza", referiu o bastonário da Ordem dos Médicos numa mensagem publicada na rede social Facebook.
Carlos Cortes realçou que "é um dia de luto e comoção para todos" e deixou "um agradecimento muito sentido" às equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), bombeiros, forças de segurança e equipas hospitalares, que "se mobilizaram de imediato para prestar auxílio" às vítimas.
"Excecionais como sempre! Já transmiti toda a disponibilidade da Ordem dos Médicos aos vários responsáveis das entidades de saúde. Que a solidariedade e a proximidade de toda a comunidade possam trazer algum conforto no meio desta dor", sublinhou.
12.23 horas - Quatro funcionários da Santa Casa entre as vítimas mortais
Entre as 17 vítimas mortais há quatro funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, avança a CNN.
Esta manhã, a instituição deu conta que haveria funcionários entre as vítimas, aguardando a lista oficial para divulgar mais informação.
12.05 horas - "Disse à minha mulher: vamos morrer todos"
Um passageiro que seguia no outro elevador relatou, esta manhã, os momentos de pânico vividos pelos passageiros da composição que seguia no sentido descendente. "Só entrei em pânico quando vi o outro elétrico a descer", confessou o homem, ainda emocionado.
"Este elétrico só subiu uns quatro ou cinco metros. Ouviu-se um estrondo, um fumo muito preto. As pessoas que iam em pé caíram todas em cima das que vinham sentadas", relatou ainda. "Eu disse, calma, calma... o guarda-freio, coitado, agarrado ao telefone, não conseguia falar", acrescentou ainda, para concluir: "Quando vi o outro elétrico lá em cima disse à minha mulher: vamos morrer todos. Pensei que o outro elétrico vinha para cima deste. O que valeu foi a curva".
11.52 horas - Comissão Europeia apresenta "profundas condolências"
A Comissão Europeia apresentou as "mais profundas condolências" às famílias e amigos das vítimas do acidente de quarta-feira no Elevador da Glória.
"Em nome de toda a Comissão [Europeia] e da nossa principal porta-voz, Paula [Pinho, que é portuguesa], endereçamos as mais profundas condolências às famílias e amigos das vítimas do acidente trágico que ocorreu ontem [quarta-feira] em Lisboa e desejamos uma recuperação rápida a todos os feridos", disse a porta-voz Arianna Podestà, em conferência de imprensa em Bruxelas.
"Os nossos pensamentos estão todos com eles e com a população de Portugal", acrescentou.
11.26 horas - À procura de respostas: Imagens do trabalho dos peritos
Esta quinta-feira de manhã, há um perímetro de segurança no local onde descarrilou o Elevador da Glória. Desde as 8 horas decorrem os trabalhos de perícia e investigação.
Foto: Tiago Petinga/EPA
11.22 horas - Funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre as vítimas
Numa nota interna divulgada pela Santa Casa da Misericórdia, a instituição deu conta que haverá funcionários entre as vítimas. Não se sabe ainda se estarão entre os feridos ou os mortos.
A Santa Casa aguarda agora pela lista oficial das vítimas para divulgar mais informação.
11.16 horas - PJ cria linha de informação oficial
A Polícia Judiciária (PJ) criou uma "linha direta de informação oficial direcionada a entidades oficiais e a familiares das vítimas" do acidente no Elevador da Glória.
As autoridades pedem que apenas "familiares, amigos próximos e entidades oficiais" utilizem a linha de informação e garantem que vão fazer "tudo" para o "cabal apuramento dos factos" do incidente.
Telefone: 211 968 000
E-mail: chefepiquetelx@pj.pt
10.59 horas - Associação de Municípios solidária com vítimas do acidente
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) manifestou hoje a sua mais profunda consternação pelo trágico acidente no elevador da Glória, em Lisboa, que provocou 17 vítimas mortais e 21 feridos.
"Em nome de todos os municípios portugueses, a ANMP expressa a sua solidariedade às famílias das vítimas, partilhando a dor e a tristeza deste momento difícil. Aos feridos, a associação manifesta os votos de rápida e plena recuperação".
Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a ANMP sublinhou que se associa "ao pesar da cidade de Lisboa e de todo o país perante esta tragédia", reconhecendo também o empenho dos meios de socorro e de emergência que "prontamente responderam à ocorrência".
"Neste momento de luto nacional, os municípios portugueses estão unidos na dor com o município de Lisboa e na solidariedade com as vítimas e suas famílias".
10.43 horas - Carris distingue "lealdade e dedicação" de guarda-freio que morreu
A Carris publicou, nas redes sociais, um texto onde distingue a "lealdade e dedicação" de André Marques, o guarda-freio que controlava a cabina do Elevador da Glória que descarrilou em Lisboa.
"Há 15 anos na carris, desempenhou as suas funções com excelência, tendo sido um representante exímio da Carris na História da Cidade, contribuindo de forma essencial para a excelência do serviço", lê-se na publicação.
A empresa destaca ainda "o seu valor e profissionalismo, reconhecidos por todos". André Marques era um "profissional dedicado, amável, sorridente e sempre disposto a contribuir para um bem maior".
A Carris expressa ainda a "dor e pesar à família e amigos de André Marques".
Leia também "Nunca esquecerei o André". Ator Miguel Costa recorda guarda-freio que morreu no Elevador da Glória
9.57 horas - Feridos espanhóis já tiveram alta
Dois espanhóis ficaram feridos no descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, mas já tiveram alta, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, que transmitiu ao homólogo português solidariedade e disponibilidade para o que for necessário.
O ministro Jose Manuel Albares acrescentou que não há informação de espanhóis entre as vítimas mortais no acidente de quarta-feira, em que morreram 17 pessoas, segundo o balanço mais recente.
Albares, que falava em Madrid, num encontro com meios de comunicação social estrangeiros acreditados em Espanha, incluindo a Lusa, revelou que falou na quarta-feira com o homólogo português, Paulo Rangel, a quem manifestou "toda a solidariedade e as condolências" do Governo espanhol, assim como disponibilidade para colaborar no que for eventualmente necessário.
"Sentimos este acidente como algo que nos toca de muito perto", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Espanha, que realçou que Portugal "é um país irmão" e os laços que unem os dois Estados.
9.29 horas - Parlamento Europeu iça bandeiras a meia haste
O Parlamento Europeu (PE) tem as bandeiras a meia haste em Bruxelas, Estrasburgo (França) e Lisboa, acompanhando o luto português após o acidente com o Elevador da Glória, quarta-feira, que fez 17 mortos.
"O acidente trágico no Elevador da Glória abalou profundamente a Europa. O Parlamento Europeu acompanha Portugal no seu luto nacional, com as suas bandeiras a meia haste", divulgou a presidente da instituição, Roberta Metsola, através das redes sociais.
The tragic accident on the Elevador da Glória has shaken Europe deeply.@Europarl_EN joins Portugal on this national day of mourning, flying our flags at half mast.
- Roberta Metsola (@EP_President) September 4, 2025
O acidente trágico no Elevador da Glória abalou profundamente a Europa.@Europarl_PT acompanha Portugal no... pic.twitter.com/g0hN9gvu6Q
09.11 - Duas pessoas morreram durante a noite
A Proteção Civil de Lisboa revelou que dois feridos morreram no hospital durante a noite, elevando o total de vítimas mortais para 17. No total, registaram-se 38 vítimas no acidente do Elevador da Glória, 21 feridos e 17 mortos. Ainda não há informação sobre nacionalidade das vítimas mortais, mas são todos adultos, revelou Margarida Castro Martins, diretora do Serviço de Proteção Civil de Lisboa.
Entre os feridos, há quatro portugueses, dois alemães, dois espanhóis, um coreano, um cabo-verdiano, um canadiano, um francês, um suíço, um marroquino e um italiano. Falta apurar nacionalidade de quatro feridos.
Quatro feridos deslocaram-se por meios próprios ao hospital de São José e os restantes 19 foram transportados para cinco hospitais: oito para Santa Maria, cinco para São José, três para São Francisco Xavier, um para o hospital de Cascais e dois para o Amadora-Sintra.
Os trabalhos no local do acidente terminaram perto das 3 horas e o trânsito foi reaberto por essa hora, mantendo-se cortada a lateral da Avenida da Liberdade, desde a Travessa da Glória.
O local do acidente, onde decorrem desde as 8 horas os trabalhos de perícia e investigação, mantém-se isolado.
9.05 horas- Turismo de Portugal enaltece trabalho de entidades envolvidas
O Turismo de Portugal lamentou, esta quinta-feira, o acidente ocorrido com o Elevador da Glória e enalteceu o trabalho das entidades envolvidas no socorro e apoio às vítimas.
"Foi com profunda comoção e consternação que o Conselho Diretivo do Turismo de Portugal e os seus trabalhadores tomaram conhecimento do trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa, e do qual resultou um elevado número de vítimas mortais e feridos graves, nos quais se incluem cidadãos estrangeiros", sublinhou a entidade em comunicado.
"O Instituto manifesta, ainda, o seu reconhecimento e apreço para com todas as entidades envolvidas no socorro e apoio às vítimas e acompanha na dor a cidade de Lisboa neste difícil momento de luto", é ainda referido na nota.
8.56 horas - Sobe para 16 o número de mortos
Um dos feridos do acidente no Elevador da Glória, em Lisboa, morreu durante a noite, elevando para 16 o número de óbitos, revelou o Hospital de São José.
O descarrilamento fez ainda 23 feridos, que foram transportados para os hospitais de São José, Santa Maria, São Francisco Xavier, Cascais e Amadora-Sintra.
Segundo o Hospital de São José, a Urgência Geral Polivalente desta Unidade Local de Saúde (ULS) recebeu na quarta-feira nove feridos: cinco em estado grave e quatro ligeiros. Um dos feridos graves morreu durante a noite.
A fonte explicou ainda que, entre os feridos ligeiros, deu entrada na urgência uma criança de três anos, que estava estável e, por precaução, foi transferida para o Hospital D. Estefânia e seguiu acompanhada pelo pai.
A mãe, grávida, admitida no Serviço de Urgência com ferimentos ligeiros, foi transferida para a Maternidade Alfredo da Costa.
8.41 horas - José Luís Carneiro exige apuramento de responsabilidades
À chegada a Lisboa, após uma visita a Angola, José Luís Carneiro disse aos jornalistas que devem ser apuradas todas as responsabilidades "a todos os níveis hierárquicos".
Por outro lado, o secretário-geral do PS endereçou as condolências às famílias às vítimas e sugeriu ao Governo que articule os contactos internacionais no sentido de apoiar os familiares. "São vários cidadãos estrangeiros e é muito importante que o Ministério dos Negócios Estrangeiros possa trabalhar com as representações internacionais acreditadas em Lisboa", disse.
7.57 horas - Ordem dos Engenheiros disponibiliza apoio técnico
A Ordem dos Engenheiros disponibilizou apoio técnico para o apuramento das causas do acidente ocorrido na quarta-feira com o Elevador da Glória.
Em comunicado, a Ordem dos Engenheiros lamentou o acidente, sublinhando ter disponibilizado de imediato todo o apoio técnico e institucional à Câmara Municipal de Lisboa no diagnóstico das causas do acidente.
7.56 horas - Instituto do Sangue reforçou reservas nos hospitais
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) acionou um plano de contingência e reforçou as reservas de sangue dos hospitais que deram resposta às vítimas do acidente de quarta-feira no elevador das Glória, em Lisboa.
Até ao momento, o IPST refere que as existências em sangue e componentes sanguíneos satisfazem as necessidades.
7.07 horas - Autópsias durante a noite
O Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) ativou a equipa de desastres de massa em Lisboa, com reforço de equipas das delegações do Porto e de Coimbra, com vista a ter realizadas as autópsias das 15 vítimas mortais até esta quinta-feira de manhã.
7 horas - Tragédia é notícia nos principais jornais internacionais
As principais agências de notícias internacionais e alguns dos principais jornais mundiais noticiam esta quinta-feira o acidente de quarta-feira com o Elevador da Glória [leia mais aqui], em Lisboa, que causou, pelo menos, 15 mortos e 23 feridos.
Citando a agência Associated Press (AP), a notícia do descarrilamento era destaque na página online do jornal norte-americano "The Washington Post".
"As autoridades chamaram-lhe um acidente, o pior da história recente da cidade, e lançou uma sombra sobre o encanto de Lisboa para os milhões de turistas estrangeiros que chegam todos os anos", referiu a AP.
Já a agência France-Presse sublinhou que o Governo decretou um dia de luto nacional e que o Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito às causas do desastre.
A agência espanhola EFE destacou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, cancelou quase toda a agenda para hoje, enquanto a também espanhola Europa Press revelou que, pelo menos, dois cidadãos espanhóis estão entre os feridos.
Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido disse ao jornal "The Guardian" estar em contacto com as autoridades portuguesas e disponível "para prestar assistência consular caso haja cidadãos britânicos afetados". O jornal lembrou ainda que "Portugal, e Lisboa em particular, tem vivido um boom turístico na última década, com os visitantes a encherem o popular centro da cidade nos meses de verão".
O jornal inglês "The Times" destaca "Quinze mortos e 18 feridos após descarrilamento de funicular em Lisboa" e a BBC "Lisboa em choque após queda de elevador que faz 15 mortos".
O diário francês "Le Monde" referiu que "imagens publicadas nas redes sociais minutos depois da tragédia mostram o funicular completamente deslocado, encostado a um muro, na curva ao fundo da rua por onde passava". Também o "Le Fígaro" destaca no seu site "Portugal: O icónico elevador de Lisboa descarrila, matando 15 pessoas, um dia de luto nacional", referindo que a justiça portuguesa anunciou a abertura de um inquérito após o acidente, cujas causas são ainda desconhecidas.
Em Itália, o "Corriere dela Sera" destaca "Lisboa, desastre do funicular: 15 mortos. "Os trabalhadores tinham reportado os riscos", adiantando que há uma italiana entre os feridos, e o "La Stampa" "Desastre no teleférico de Lisboa", referindo que há 15 mortos.
O jornal espanhol "El Pais" recordou que "este não é o primeiro acidente reportado no elevador (...). Outro incidente ocorreu no dia 7 de maio de 2018, devido a uma falha nos serviços de manutenção do funicular, embora o incidente tenha sido resolvido sem vítimas".
O brasileiro "O Globo" destaca ""Bondinho" de Lisboa. Elevador da Glória descarrila, tomba e deixa 15 mortos; acidente foi provocado por rompimento de cabo" enquanto a "Folha de São Paulo" escreve ""Bondinho" descarrilha em Lisboa e mata pelo menos 15 pessoas", salientando que não há vítimas brasileiras.
7 horas - Dia de luto nacional
O Governo decretou um dia de luto nacional, a assinalar nesta quinta-feira, na sequência do acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa.
Carlos Moedas, presidente da câmara de Lisboa, decretou três dias de luto municipal.
Recorde aqui os principais desenvolvimentos após a tragédia, na tarde de ontem.